Minha mãe foi diagnosticada por demência, mas o estranho que fizemos uma tomografia e uma ressonância

7 respostas
Minha mãe foi diagnosticada por demência, mas o estranho que fizemos uma tomografia e uma ressonância e não apresentou nada.
Ela parou de falar e até de andar, não reconhece mais as pessoas, ja viu algum caso desse tipo?
Com relação a questão da demência, precisa verificar qual o especialista que fez os exames,
Se foi o neurologista e não constatou nenhuma anormalidade, o próximo passo é passar com sua mãe com o clinico geral/ que tenha a especialidade de geriatra, médico indicado para verificar todas as doenças, assim ele terá um quadro geral e um parecer mais completo da sua mãe para depois ver quais são os passos seguintes, como já citados pelas Dras. Monica e Maria de Fátima.

Uma Avaliação Neuropsicológica irá ajudá-la a facilitar neste processo cognitivo junto ao Neurologista e a uma equipe multidisciplinar.
Att.
Mônica - Neuropsicóga
O que a tua mãe está apresentando, através deste
comportamento, podemos dizer que é um caso
muito delicado, e que, deve sim ser visto através de exames os quais irão diagnosticar qual é a verdadeira situação em que ela se encontra em relação a doença a qual está se manifestando nela.
Concordo com Doutora Monica e Maria de Fátima. Existem vários tipos de demencia e nestes casos é necessario realizar uma bateria neuropsicológica como exame complementar para diagnosticar. Além de verificar o estado de humor que também influencia na cognição.
Exames neuropatológicos, avaliação clínica cuidadosa, anamnése detalhada. No caso pode a doença estar no princípio por isso a dificuldade da constatação nos exames de imagens. De qualquer maneira um acompanhamento com medico e psicólogo especilizado é importantíssimo. Não se deve esquecer que a doença se caracteriza por um defit nas função cognitivas, memória principalmente, raciocínio, funções sociais, etc...
Pode acontecer, sim. Já vi casos. Seria interessante realizar uma avaliação neuropsicológica (alguns médicos às vezes ja pedem junto com os exames de imagem) para auxiliar no diagnóstico. Att., Erica Montefusco
Olá, nem sempre é possível se observar em exames de imagem a ocorrencia da demencia. Uma boa anamnese clínica e uma avaliação neuropsicológica serão de maior ajuda neste caso. Não se preocupe é comum que não aparece nada no exame de imagem. Abraço