Minha mãe foi diagnosticada como transtorno bipolar tipo 2 e toma ácido valproico. Eu vi que estabilizadores

4 respostas
Minha mãe foi diagnosticada como transtorno bipolar tipo 2 e toma ácido valproico. Eu vi que estabilizadores de humor atuam no neurotransmissor gaba, existe alguma exame específico para medir o gaba no cérebro assim como serotonina e dopamina? Obrigado
Boa tarde, na prática clínica, não usamos esses exames de neurotransmissores. Não há indicação. Existem exames de rotina que devem ser solicitados antes de iniciar o uso desse tipo de medicamento, e após ( para controle), e um exame que se chama dosagem sérica de ácido valpróico para que possamos fazer o controle da quantidade exata da medicação no corpo. Atenciosamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Uma boa noite! O transtorno bipolar não se deve a falta de nenhuma substância ou neurotransmissor no sistema nervoso mas sim desregulação na conectividade entre os vários sistemas cerebrais. O uso dos medicamentos equilibrar a maneira como estes sistemas conversam entre si. Não existem, mesmo em pesquisa, estudos que dosam estes neurotransmissores para fins absolutos de dosagem porque o problema principal é como o cérebro está ativado ( pouco x muito). Espero ter ajudado nesta pergunta complexa sobre a doença! Um abraço!
Olá, do ponto de vista médico a colega psiquiatra já respondeu e será, sem dúvida, essencial o suporte psiquiátrico para que sua mãe tenha a melhor qualidade vida possível. No entanto, o que observamos na prática clínica é que existe a dificuldade do paciente e da família em reconhecer e lidar com as questões inerentes ao transtorno (comportamentos disfuncionais, padrões de pensamento etc). Além disso, a adesão ao tratamento é bem mais que tomar a medicação corretamente e, por isso mesmo, será muito importante que sua mãe tenha em paralelo acompanhamento psicológico. Estou na torcida pelo melhor!
A melhor avaliação que existe é a manutenção do equilíbrio na vida familiar, social e profissional.
A melhor resposta aos medicamentos é verificada em suas relações interpessoais.
Recomendo aliar ao medicamento o tratamento Psicoterapico para autoconhecimento e comprometimento do paciente com a sua saúde.
Abraços

Especialistas

José Umbelino Gonçalves Neto

José Umbelino Gonçalves Neto

Psicólogo

Fortaleza

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Francisca Ferreira de Souza Vieira

Francisca Ferreira de Souza Vieira

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.