Minha mãe foi diagnosticada com Transtorno Bipolar Afetivo, com episódios psicóticos. Eu sempre fui

27 respostas
Minha mãe foi diagnosticada com Transtorno Bipolar Afetivo, com episódios psicóticos. Eu sempre fui bastante melancólica e passo por sintomas depressivos faz anos. É possível eu ter herdado geneticamente dela esse transtorno, mesmo com sintomas diferentes dos manifestados por ela?
O TAB é caracterizado por alternâncias de quadros de depressão e mania. Aguns estudos referem que o TAB é complexo e apresenta alta herdabilidade mas também depede da ação de outros fatores como a interação e influência ambiental. Mas independente de sua mãe ter sido diagnosticada com TAB, se você está em sofrimento psíquico, com sintomas depressivos, procure por ajuda profissional. Cuide-se bem!

Oi. Espero que esteja bem. O fator genético é um dos fatores que podem ser importantes nos transtornos, mas ainda temos a questão social, psicológica e religiosa. Tudo isso pode e deve ser diagnosticado por um psicólogo especialista. Pense em marcar umas sessões e tirar essa dúvida em definitivo. Espero que tenha ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá! Infelizmente esse transtorno bipolar afetivo, é uma doença com importante fator genético, cuja herança se caracteriza por mecanismos complexos de transmissão envolvendo múltiplos genes que estão sob influência de inúmeros fatores ambientais. Quando feito em combinação com medicação, psicoterapia pode ser um tratamento muito eficaz para o tratamento do transtorno bipolar. Busque um profissional para tirar essa dúvida e fazer se necessário, o tratamento adequado, cuide-se, te desejo saúde e paz, forte abraço!
Olá! Sim, existem fatores hereditários e também temos que considerar influências ambientais adquiridas às quais estamos sujeitos. Sobretudo, o importante é COMO lidar com tais fatores, de que maneira podemos cuidar disso para suavizá-los.
Olá. Sim, existem fatores hereditários. Você precisa buscar ajuda de um profissional da área de Psicologia que vai te ajudar a entender e lidar com o que está acontecendo. A terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. O paciente vai se conhecer, num processo semanal. Estou à disposição.
Existem fatores hereditários no Transtorno Afetivo Bipolar. Respondendo a sua dúvida: sim, é possível. Até porque diferentes pessoas apresentam diferentes sintomas, mas para além do psicodiagnóstico, é importante você criar mecanismos para lidar com os seus sintomas e angústias. Acredito que você se beneficiaria bastante da psicoterapia!
Olá, existe um componente genético sim, contudo não se desespere, uma vez que pode não ser o mesmo transtorno.
Sugiro que passe a fazer um monitoramento dos seus sintomas e esclareça com o médico de confiança mostrando para ele o que você observou. Boa sorte no seu processo de autoconhecimento.
Olá! Respondendo a sua pergunta, me parece pouco provável, pois o TAB é caracterizado pela alternância entre estados de mania e depressão. Cabe pensar, no entanto, se esse estado depressivo não tem relação, não necessariamente genética, mas como um efeito afetivo, psíquico que as experiências com o adoecimento de sua mãe, associadas ou não a outros eventos da vida, possam ter provocado em você, gerando uma depressão. Uma psicoterapia/análise pode ajudá-la a compreender melhor esse processo.
É muito provável que ambas carreguem parte desse potencial genético. Agora, como eles vão se manifestar em cada uma pode sim vir a ser diferente. O importante é ambas estarem em tratamento psicoterápico individual para tratar tais questões e não se tornarem reféns dos sintomas.
Olá!! O fator genético é um dos fatores que podem ser importantes nos transtornos, mas ainda temos a questão social, psicológica e religiosa, provável que ambas carreguem parte desse potencial genético. Agora, como eles vão se manifestar em cada uma pode sim vir a ser diferente. É MUITO IMPORTANTE QUE AMBAS ESTEJAM EM TRATAMENTO PSICOLÓGICO INDIVIDUAL, PARA NÃO FICAREM REFÊN DOS SINTOMAS. Fique bem!
Olá! Mais do que herança genética, imagino como seria a convivência a partir do diagnóstico de sua mãe. Mesmo em doenças de mesmo nome, cada pessoa tem sintomas diferentes (e não exatamente iguais, mas variações possíveis). Uma mãe deprimida, muitas vezes tem dificuldade de acolher os filhos, que terão suas necessidades negligenciadas. Assim, aparecer uma depressão nessa geração também, é bem comum. A boa notícia é que vocês duas podem buscar tratamento. Fico à disposição!
Olá.
Sim, é possível sim.
O TAB é muito variado. Procure um profissional (psicólogo ou psiquiatra) para fechar seu diagnóstico e começar um tratamento. Esse transtorno tem bons manejos e é possível viver com qualidade. A TCC tem boas evidências para o tratamento do transtorno bipolar tipo I e tipo II.
Olá! É uma doença com importante fator genético, cuja herança se caracteriza por mecanismos complexos de transmissão envolvendo múltiplos genes que estão sob influência de inúmeros fatores ambientais. Procure ajuda de um Psicólogo, a terapia é uma grande aliada para te ajudar nesse processo. Será um prazer te ajudar. Fico à disposição! Abraço!
Olá! Pode ser que você não tenha Transtorno Bipolar, mas o fato de a sua mãe ter o transtorno, faz com que você tenha uma vulnerabilidade biológica para desenvolver algum transtorno psicológico. Quando você se refere a ser melancólica, a melancolia é um traço do temperamento. O temperamento é a parte biológica da nossa personalidade, ou seja, aquelas características psicológicas que nascemos, não foram aprendidas ou desenvolvidas pelo meio. Podem existir traços temperamentais que são protetores e outros que vulnerabilizam.
A melancolia é um fator de temperamento que deixa o indivíduo mais vulnerável a desenvolver algum transtorno de humor, como a depressão.
Para ter o diagnóstico e o tratamento adequado sugiro que você procure um psiquiatra e um psicólogo.
Sim, é possível que uma pessoa herde o transtorno bipolar com sintomas psicóticos de um parente próximo, como a mãe. A herança genética desempenha um papel importante na predisposição para o transtorno bipolar, e os estudos mostram que os filhos de pais com transtorno bipolar têm um risco aumentado de desenvolver o transtorno. Como referência, posso citar um importante estudo científico, intitulado "Genetics of bipolar disorder with psychotic features: a systematic review" (em português, "Genética do transtorno bipolar com sintomas psicóticos: uma revisão sistemática") de K.F. Manchia et al., publicado na revista Journal of Affective Disorders em 2010. Essa revisão sistemática examinou vários estudos sobre a transmissão genética do transtorno bipolar com sintomas psicóticos e concluiu que há um componente genético significante para o transtorno, com vários genes e regiões cromossômicas específicas sendo identificados como fatores de risco potenciais. Apesar dessas evidências científicas, vale ressaltar a importância de não tirar qualquer conclusão precipitada e de buscar auxilio médico e psicológico para avaliação, diagnóstico e tratamento.
Sim, é possível. Mas mesmo que não tenhas herdado, podes ter sido prejudicada emocionalmente devido à instabilidade de humor materno. Isso pode ter gerado problemas em diferentes áreas da tua vida. Além do mais, o Transtorno Bipolar se manifesta de modo diferente em cada indivíduo, não havendo um padrão único.
O diagnóstico de transtorno bipolar não é tão simples de ser feito. É preciso de mais dados para essa analise. Sugiro buscar uma consulta com médico especializado para poder encontrar um tratamento adequado.
Sim, é possível que você tenha herdado geneticamente o transtorno bipolar afetivo de sua mãe, mesmo que os sintomas sejam diferentes. O transtorno bipolar afetivo é um distúrbio de humor que pode ser herdado geneticamente, e os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. É importante que você procure ajuda profissional para avaliar seus sintomas e descobrir se você tem o transtorno bipolar afetivo.
Olá,

Nossa personalidade se dá através da relação entre genética e experiências de vida. Em ambas variáveis, nossos familiares nos influenciam, até mesmo sem querer. O que não significa que você estaria condenada a viver da mesma maneira que ela. É possível se cuidar e se desenvolver. Lembre-se que "influência" não é "determinismo".

Abraços
Olá, agradeço por compartilhar sua preocupação conosco. É compreensível que você esteja buscando entender melhor sua condição. O Transtorno Bipolar Afetivo, assim como muitos outros transtornos, pode ter um componente genético. No entanto, ter sintomas depressivos não necessariamente indica que você herdou o transtorno exatamente como sua mãe manifesta. Cada pessoa é única, e os sintomas podem variar. A melancolia e os sintomas depressivos que você tem vivenciado podem ter outras causas, como o estresse, experiências de vida ou outros transtornos. É importante que você consulte um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação adequada. Eles podem ajudá-lo a compreender melhor sua situação e fornecer o suporte necessário. Lembre-se de que o tratamento e o apoio adequados podem fazer a diferença. Não hesite em buscar ajuda profissional para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 310
Olá!
Considerando que sua mãe tem esse diagnóstico, é verdade que você tem uma chance maior de desenvolver o Transtorno Bipolar do que alguém que não tenha esse histórico familiar. Mas não se desespere! Você pode ter essas chances e o transtorno nunca se manifestar. Claro que é importantíssimo você investigar seus sintomas com um profissional pra tirar todas as dúvidas. O transtorno bipolar tem uma parte genética que influencia na sua manifestação, mas também é muito importante considerar o ambiente em que se vive, os hábitos e estilo de vida. De qualquer forma, é um transtorno que, com o tratamento adequado e fazendo as mudanças necessárias, pode ser controlado e a qualidade de vida melhorada consideravelmente.
O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é uma condição que pode ter um forte componente genético. Se um dos seus pais tem TAB, suas chances de desenvolver a condição são maiores do que as da população em geral. No entanto, isso não significa que você definitivamente desenvolverá o transtorno; apenas que você está em um risco maior.

É importante ressaltar que, mesmo que a genética desempenhe um papel, existem muitos outros fatores que contribuem para o desenvolvimento do TAB. Estes incluem fatores ambientais, como estresse ou trauma, e fatores de saúde física, como desequilíbrios químicos no cérebro.

Além disso, o fato de que seus sintomas são diferentes dos da sua mãe não exclui a possibilidade de você ter TAB. Existem diferentes tipos de transtorno bipolar, cada um com seus próprios padrões de sintomas. Por exemplo, o Transtorno Bipolar Tipo II é caracterizado por episódios de depressão maior e episódios hipomaníacos, que são menos severos que os episódios maníacos do Transtorno Bipolar Tipo I.

Dito isso, a existência de sintomas depressivos persistentes é uma razão suficiente para procurar ajuda profissional, independentemente de você achar que pode ter herdado o TAB. A depressão é uma condição séria e debilitante que pode ser efetivamente tratada com a combinação correta de terapia e medicação. Se você está experimentando sintomas de depressão, é importante procurar a orientação de um profissional de saúde mental o mais rápido possível. Eles podem ajudá-la a entender melhor seus sintomas e oferecer opções de tratamento adequadas.
Olá, é possível sim. Um mesmo transtorno pode apresentar sintomas diferentes mesmo que a herança genética esteja envolvida.
Procure um profissional especialista para que possa avaliar seu quadro de forma assertiva.
Olá, como vai?

Sim, é possível você ter herdado. O Transtorno Bipolar tem uma carga genética significativa, atualmente é considerado um dos transtornos mais biológicos que temos, mas além do fator genético é importante considerarmos outros fatores como ambiente, vulnerabilidade psicológica e biológica, história de vida e outros fatores. Não hesite em buscar ajuda de um Psicólogo ou Psiquiatra para receber as orientações adequadas, fico à disposição!

Um grande abraço!
Acho difícil que essa pergunta seja respondida desta forma, sem haver equívocos ou más interpretações. Recomendo, fortemente, que busque um apoio psicológico, tanto para lidar melhor com a relação com a sua mãe, quanto para compreender e lidar melhor com os próprios sentimentos e situações de vida. Tenha cuidado com os diagnósticos rápidos e sem análise profunda. Cada caso é um caso!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento de transtorno afetivo bipolar - R$ 150
Olá, o transtorno bipolar assim como os demais transtornos, tem causa multifatorial, assim sendo a personalidade, história de vida do paciente, assim como ambiente e genética são critérios para avaliar, porém, há um componente genético bem importante sim que pode implicar na prevalência de desenvolver transtorno bipolar a partir do diagnóstico de um familiar. Investigar se há casos na família é um dos fatores, assim como se há histórico também de depressões recorrentes e de depressão pós parto. a avaliação com psicóloga especialista pode ajudar. Fico a disposição.
O Transtorno Bipolar pode ter uma base genética, e há uma maior probabilidade de desenvolvê-lo quando um parente de primeiro grau, como sua mãe, foi diagnosticado com a condição. No entanto, isso não significa que, necessariamente, você desenvolverá o mesmo transtorno ou que os sintomas aparecerão da mesma forma. Além da genética, fatores ambientais e pessoais também influenciam o desenvolvimento de transtornos de humor. Quando falamos de bipolaridade estamos falando de uma pessoa que varia o humor da depressão para a mania ou hipomania, apenas sintomas depressivos não definem a bipolaridade, por isso que é importante buscar ajuda psicológica para que isso possa ser avaliado com mais informações.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento de transtorno bipolar - R$ 150