Minha mãe fez uma cirurgia para retirar microcalcificação na mama direita e duas semanas após, nos
3
respostas
Minha mãe fez uma cirurgia para retirar microcalcificação na mama direita e duas semanas após, nos informaram que teria que ser feita uma nova cirurgia para retirar o que ficou. Isso é comum? Em menos de um mês detectaram que ainda deixaram a microcalcificação?
Ola, na verdade ás vezes não é a retirada do que ficou, o que pode ter acontecido é que a cirurgia realizada era uma cirurgia diagnóstica, ou seja, fazemos essa cirurgia para descobrir o que é a lesão encontrada (como se fizéssemos uma biópsia cirúrgica) e dependendo do resultado precisamos ampliar a área do que foi retirada, de acordo com a característica da lesão diagnosticada.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Em caso de cirurgia diagnóstica realizada para microcalcificações mamarias (normalmente detectadas em exame de mamografia) seria fundamental saber o laudo histopatológico ou resultado do exame do tecido mamário retirado na cirurgia. Caso o diagnóstico seja de calcificações com alterações benignas da mama sem atipias, com algumas poucas calcificações residuais no leito cirúrgico, uma nova cirurgia não seria necessária. Já no caso de diagnóstico de atipias, carcinoma ductal in situ ou mesmo carcinoma invasivo de mama, a obtenção de margens de ressecção para as microcalcificações livres de lesão é necessária e uma nova cirurgia está indicada.
Muitas vezes algumas alterações nos limites da área retirada da cirurgia são identificadas apenas após a análise microscópica do tecido retirado, e uma nova cirurgia é recomendada. Isso é bem comum e esperado. Ter que fazer cirurgia novamente não significa que a primeira cirurgia tenha sido ruim.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O que sugerindo no caso de um nódulo achado suspeito , birads 4 , forma irregular,medindo em torno de 2cm, palpável e indolor, biópsia feita conclusiva fibroadenoma complexo adenose, fazer a retirada é a melhor conduta nesse caso?
- Boa tarde, fiz uma cirurgia na mama de retirada de um nódulo. ja tem 11 dias. comecei a sentir uma dor na axila, e quando estava tomando banho, passei a mao e senti um carocinho, parecido com uma ingua, mas bem dolorosa. o que pode ser?
- Quando o mastologista opta por ressecção da lesão na mama e não por biópsia por punção?
- Olá fiz uma retirada de nódulos nas duas mamas à 9 dias, sinto muitas fisgadas e um pouco de dor, está cicatrizado por fora, é normal sentir dor ainda ?
- Boa noite para fazer o agulhamento da mama é necessario jejum para a anestesia local
- Eu fiz a ultrassom e a médica me disse que era benigno mas mesmo assim precisava retirar, então eu fiz a cirurgia mas mesmo assim tive que mandar ele pro laboratório pra fazer biopsia tem chances de ser maligno ou na ultrassom já dá pra saber isso?
- Boa tarde, vou fazer uma cirurgia para retirar nodulo na mama direita birrads 4 o tamanho tá 1,8 , quero saber se depois dessa cirurgia preciso me afastar do trabalho por alguns dias ou nao há necessidade.
- Biopsia de mama por mamotomia, q indicou um carcinoma CDI. Cirurgia feita c clipe e fio e na histopatologia da parte retirada da mama não deu nada. Por ser CDI encaminhada a radioterapia. ???
- Boa tarde, fiz ultrassom deu câncer estágio 5, fiz biopsia deu estágio 1, qual procedimento agora devo refazer pra ter certeza? de mama
- Fiz a Core Biópsia de nódulo da mama direita 9hs,e o resultado foi Papiloma intraductal com áreas de esclerose e metaplasia apócrina.Tecido Mamário adjacente com fibrose e infiltração adiposa intersticial,sem sinal de malignidade.No ultrassom 0,8x0,4x0,7 cm as 8hs,a 2,3cm da papila.Birads 3.Preciso de…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 46 perguntas sobre Resseccao De Lesao De Mama
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.