Minha mãe fez tireoidectomia total a quase 2 anos devido a carcinoma (fez 1 aplicação de Iodo) e agora

7 respostas
Minha mãe fez tireoidectomia total a quase 2 anos devido a carcinoma (fez 1 aplicação de Iodo) e agora na USG apareceu nódulo heterogêneo de aspecto hipoecoico? Qual o risco de ser maligno?
Não sei te responder em porcentagem exatamente: pessoa que teve nódulo tireoidiano e após o tratamento com tireoidectomia e tora e iodoterapia qual a chance em porcento de estarmos diante de um novo tumor? Mas posso te dizer que a chance de ser um tumor de tireoide é pequeno, no entanto, existe uma chance de metástase
Para linfonodos, entre outras outras causas que aumentam linfonodo, e que muitas vezes, não são cancerígenos! Nesse caso, que existem varias possibilidades, o ideal é seguir com o médico e o cirurgião que acompanha sua mãe. Espero ter ajudado. Beijos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem muitos aspectos a serem analisados e a melhor pessoa pra responder é o médico que acompanha sua mãe e conhece o tipo de lesão e a anatomia do pescoço dela. Mas sim se
Nódulo é for na topografia da tireoide existe a possibilidade do mesmo ser maligno e podera ser submetido a paaf com dosagem de tireoglobulina
Sim, suspeito. Procure um especialista.
O paciente com câncer de tireoide deve prosseguir o acompanhamento com o médico endocrinologista após o tratamento inicial (tireoidectomia), justamente para que seja verificado o controle da doença. As lesões verificadas ao ultrassom de acompanhamennto podem possuir características específicas que aumentam o risco de se tratarem de metástases e cabe, ao médico assistente, decidir se prosseguirá com a investigação ou não. Caso a lesão tenha características de alta suspeição para malignidade ou a critério da avaliação do médico assistente, o passo seguinte seria realizar PAAF da lesão com realização de citologia e determinação da concentração de tireoglobulina no lavado.
É possível que este nódulo heterogêneo e hipoecóico possa ser um linfonodo metastático, porém, mais informações são necessárias para elucidação do caso - tipo de carcinoma que ela teve, qual a dose de iodoterapia utilizada, localização atual desde nódulo e qual o nível atual de tireoglobulina sérica.
Conforme esses dados é que deverá ser dado seguimento na investigação, com dosagem de tireoglobulina de aspirado por agulha fina se necessário, entre outros exames. Neste momento, o mais importante é esclarecer todas essas dúvidas em conjunto com o especialista que a acompanha, com certeza será a melhor pessoa para responder a todas estas questões.
O mais importante é estar realizando o acompanhamento com o especialista na área. Essa imagem pode não ser nada, se no seguimento do tumor de tireóide os outros exames estiverem normais. Portanto, retornar ao especialista para melhor avaliação.
Olá , após uma cirurgia de ressecção total da tiróide e dose de iodo terapêutica, a intenção é eliminar todas as células tiroideanas. O aparecimento de um nódulo heterogêneo precisa ser avaliado em conjunto com os laboratoriais, Tsh e tireoglobulina e em qual região que ele foi encontrado. Talvez o melhor exame para afastar a possibilidade de uma recidiva fosse a punçaõ nesse nódulo.

Especialistas

Livia Firmino Gonçalves

Livia Firmino Gonçalves

Endocrinologista, Médico clínico geral

São Paulo

Ully Alla

Ully Alla

Médico clínico geral

São Paulo

Alessandra Barreto Miranda Seabra

Alessandra Barreto Miranda Seabra

Médico clínico geral, Endocrinologista

Natal

Carlos Eduardo Molinari Nardi

Carlos Eduardo Molinari Nardi

Cirurgião de cabeça e pescoço

Santos

Alana Rocha Puppim

Alana Rocha Puppim

Endocrinologista, Médico de emergência, Médico clínico geral

Vila Velha

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 836 perguntas sobre Doenças da glândula tireoide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.