Minha mãe fez ressonância magnética e foi diagnosticado uma protrusão discal lombar. Ela está tomando

3 respostas
Minha mãe fez ressonância magnética e foi diagnosticado uma protrusão discal lombar. Ela está tomando PACO e PREGABALINA. Duvida: eu notei q ela está um pouco lenta será os remédios? Ela tem 70 anos. Também está mancando e não tem dores, é normal? O q deve ser feito?
A protrusão discal lombar não é um diagnóstico, é um achado da ressonância, compatível com doença degenerativa da coluna vertebral, que pode ou não ser causa de dor nas pessoas. O PACO é um medicamento para dor e contém codeína, que é um derivado opióde utilizado para o tratamento da dor, ele pode ser a causa sim da lentidão/desorientação de sua mãe, mas pode haver outras causa, como infecção, anemia, desnutrição, desidratação, privação de sono, descompensação do diabetes ou da pressão, entre outras. É recomendado procurar um médico o mais breve possível para avaliá-la e realizar as medidas cabíveis.

Olá bom dia. O seu questionamento é muito pertinente. Sugiro que sua mãe seja avaliada por um profissional com área de atuação de coluna e tratamento minimamente invasivo para dor, existem muitas opções de tratamento para esses casos que não são cirúrgicos e com bons resultados. Ela não necessariamente necessita de tantas medicações. Sugiro que procure um neurocirurgião para avaliação.
Estou a disposição.
Ambas as medicações podem levar a esta queixa de "lentidão" ou mal estar mas é importante descartar causas clínicas também.
O fato de ela estar mancando sem ter dor leva à necessidade de investigar outras causas, como quadril ou diferença de comprimento dos membros, por exemplo, além de diminuição de força muscular neste membro.
Procure um clínico geral, um vascular, um ortopedista geral e/ou um ortopedista ou neurocirurgião especialista em coluna para avaliar todas estas possibilidades.