Minha mae fez colonoscopia e foi detectada uma lesão ulcero vegetativa, a qual foi biopsiada e com conclusão

3 respostas
Minha mae fez colonoscopia e foi detectada uma lesão ulcero vegetativa, a qual foi biopsiada e com conclusão de um adenocarcinoma diferenciado com 4cm de diametro. Quanto ao tamanho do tumor, pode-se concluir que o mesmo encontra-se no início ou não?
O tamanho da lesão não nos permite dizer se o tumor da sua mãe é inicial ou não. Na prática, ela precisa realizar um estadiamento pré-operatório adequado com tomografias para avaliar a presença de doença à distância (metástases). Na ausência de doença a distância ela deverá ser submetida cirurgia e a depender do resultado do anátomo-patológico (biópsia da cirurgia), discutir a necessidade de quimioterapia adjuvante. Caso seja evidenciada doença à distância (metástases), deverá ser avaliada em conjunto por um cirurgião com experiência em casos oncológicos complexos e por um oncologista clínico para decisão do melhor tratamento, pois a depender da extensão da doença e condições clínicas da sua mãe poderá necessitar de quimioterapia e cirurgia, algumas vezes com intenção curativa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá Basicamente poderemos dizer se o tumor da sua mãe encontra-se no inicio ou Não baseado no seu estadiamento. Basicamente classificamos a maioria dos tumores como TNM, onde o T seria a classificação da doença local no caso da neoplasia do cólon é levado em conta não o tamanho mas a infiltração da parede do intestino. O N seria o comprometimento dos linfonodos regionais e por última se existe o M que é presença ou não de metástase. Os achados do T e do N, na maioria das vezes, são avaliados após( no ato) da cirurgia quando é retirado o seguimento do intestino correspondente. Já o M é avaliado no pré operatório através de exames de imagem. Com isso poderá classificar sua mãe em qual estádio de doença ela se encontra ( de I a IV) e por fim indicar tratamento adjuvate(quimioterapia) ou não. Espero ter ajudado.
Tem de fazer outros exames para responder essa pergunta. Isso porque o câncer avançado espalha uns pedacinhos para linfonodos, fígado e mesmo outros órgãos. Essa sua pergunta é importante porque tem de avaliar bem se tem indicação de cirurgia curativa ou se é só controle do tumor. Se está no início daí pode-se falar em cura e fazer cirurgia. Se for avançado não é o fim do mundo porque hoje o importante é controlar o tumor. Tem pacientes que vivem vários anos com quimioterapia. Isso porque hoje temos exames de biópsia que mostram a presença ou não de mutações do tumor N-RAS e K-RAS entre outros que dirão se há componente selvagem ou não e daí direcionar a quimioterapia ideal para o caso. Daí a importância de se consultar um bom cirurgião do aparelho digestivo e um bom oncologista para decidir a conduta. Não há indicação de câncer avançado se operar só por fazer colostomia, isso não está certo exceto em casos de urgência. Consulte médico experiente, isso faz a diferença.

Especialistas

Larissa Martins Peluso

Larissa Martins Peluso

Coloproctologista

Brasília

Carina Danielle Fava

Carina Danielle Fava

Endoscopista, Cirurgião geral

Rolândia

Ricardo Capello Papi

Ricardo Capello Papi

Endoscopista

Rolândia

Mario Gabriel de Oliveira Campos

Mario Gabriel de Oliveira Campos

Gastroenterologista, Coloproctologista

Campinas

Gabriela Rezende

Gabriela Rezende

Gastroenterologista

Ponte Nova

Aryella Silvestre Borges de Menezes Lourencin

Aryella Silvestre Borges de Menezes Lourencin

Cirurgião oncológico

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 532 perguntas sobre Pólipos do intestino grosso (cólon e reto)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.