Minha mãe está tomando o carbolitium a 1 mês e não veio melhora ainda ,ela só chora é normal isso??
2
respostas
Minha mãe está tomando o carbolitium a 1 mês e não veio melhora ainda ,ela só chora é normal isso? Será que tem pacientes que levam mais de 1 mês para começar ver os resultados?
Sim, é possível algum tempo até que os primeiros efeitos terapêuticos surjam. O carbonato de lítio tem uma margem terapêutica bem restrita, ou seja, a dose que produz efeitos terapêuticos é muito próxima tanto da dose que não produz qualquer efeito, quanto da dose tóxica. Daí a necessidade de se dosar a concentração de lítio no sangue (litemia), especialmente no começo do tratamento. Portanto, sugiro que converse com o médico assistente da sua mãe para que ele possa avaliar o que está acontecendo. Importante marcar que, como dito anteriormente, o lítio pode apresentar uma toxicidade severa em algumas situações, então não aumente a dosagem da medicação sem a indicação do médico assistente.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O Carbolitium* (carbonato de lítio) é usado como estabilizador de humor no transtorno bipolar e, eventualmente, para acentuar o efeito de antidepressivos, na depressão e sintomas depressivos em outros transtornos. Ele deve atingir determinadas concentrações, no sangue, para ser eficaz. Resultados claros podem demorar até semanas para serem atingidos, mesmo que as doses sejam suficientes e a medicação seja a correta para o caso. Pois pode haver necessidade de ajuste de doses e, por vezes, pode haver necessidade de acréscimo de outras medicações, simultaneamente. Finalmente, "resultados" podem ser parciais e não totais, com melhoras que não sejam completas. Com estas poucas informações que você dá, não é possível saber se o caso de sua mãe está evoluindo adequadamente. Fale com o médico de sua mãe, que conhece os detalhes do caso dela e do tratamento, até porque um retorno mensal com o psiquiatra é o mínimo necessário, numa fase do tratamento em que a paciente ainda não está totalmente bem.
Perguntas relacionadas
- Por conta de um episódio de ideação suicida, iniciei tratamento com Divalcon ER (250mg/dia), Carbonato de Lítio (900mg/dia), Clonazepam (8 gotas) e Aripiprazol (5mg/dia - já tomo há quase um ano). Semanas após esse esquema de medicamentos, percebi uma diplopia binocular vertical. Fui no oftalmo e ele…
- Boa tarde,por que o litio altera os glóbulos brancos? Como posso tratar ?
- Por que o lítio afeta os glóbulos brancos? Como posso evitar ?
- Hoje meu psiquiatra me receitou o lítio para ser tomado à noite. Porém me esqueci de perguntar sobre um horário específico e se tem problema tomar junto com a nortriptilina, que também tomo a noite. Tem algum problema de tomar o lítio uma hora após tomar a nortriptilina?
- A utilização do Carbolitio, pode causar impotência sexual
- O carbonato de lítio pode ser usado no tratamento de TDAH, visto falha no metilfenidato ?
- Estou tomando o carbolitium faz quase um mês e tá me causando insônia e tremores muito fortes nas mãos, isso é normal???
- Estou tomando lítio 300 mg a noite! Fui consultar porque estava me sentindo triste cansado e com pensamentos negativos! 300mg não é muito pouco? Tenho 19 anos e 63 kg.
- A psiquiatra me receitou o Carbonato de litio, mas estou com medo de tomar devido ao risco de intoxicação e os varios efeitos colaterais. O risco de intoxicação é a partir de quantos dias? Se eu tomar um comprimido hoje ja vou correr risco de intoxicação?
- Com quanto tempo começam os efeitos colaterais do litium se apresentam?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 49 perguntas sobre Carbolitium Cr
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.