Minha mãe está com suspeita de ter demência fronto temporal. Que especialista devo procurar

11 respostas
Minha mãe está com suspeita de ter demência fronto temporal. Que especialista devo procurar
Dr. Maxime Godard
Geriatra, Pneumologista
São Paulo
Bom dia,
geralmente, paciente com suspeita de demência fronto-temporal pode ser atendido por geriatra, neurologista ou psiquiatra. Como não é uma doença muito frequente, é bom procurar alguém que tenha uma boa experiência em demências.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Daniel Kumpinski
Psiquiatra
Porto Alegre
Bom dia.
Antes de tudo, precisas consultar com um neurologista para confirmar esse diagnóstico, pois é necessário uma série de investigações clínicas para esclarecer a causa dos danos cerebrais. Existem diversos problemas médicos que podem causar demência, e quem está mais acostumado a investigá-los é o neurologista. Depois disso, caso necessário, o neurologista pode indicar outros profissionais para ajudar no tratamento, como psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, grupos de ajuda para familiares, entre outros.
Dra. Lysianne Moura da Frota
Psicanalista, Psicólogo
Itamonte
A doença em questão tem início incidioso (traiçoeiro) e progressão lenta. Acomete homens e mulheres acima dos 50 anos, mais mulheres que homens. Caracteriza-se por significativas mudanças comportamentais e de personalidade. Já no que se refere à cognição (parte intelectual), avaliada por testes neuropsicologicos, pode encontrar-se relativamente preservada. Já o comportamento do paciente pode apresentar-se apático, desinibido ou estereotipado. O médico de referência no caso é o neurologista. Sucesso!
Dra. Tatiana Corinaldesi
Psicólogo
Peruíbe
olá, procure um geriatra ou um neurologista, confirme o diagnóstico primeiro, um passo de cada vez, após confirmação do diagnóstico, o próprio médico que procurar te orientará no próximo passo.
 Erica Montefusco
Psicólogo
Fortaleza
Olá! Inicialmente, recomendo procurar um médico neurologista, geriatra ou psiquiatra. Ele poderá sugerir,, de acordo com a necessidade, uma investigação mais cuidadosa do caso de sua mãe. Muitas vezes, uma avaliação neuropsicológica pode ser útil para auxiliar a confirmar o diagnostico. Além disso, outros profissionais podem auxiliar no tratamento, como psicólogos, terapeuta ocupacionais, enfermeiros, dentre outros.
Prof. Aline De Coster
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Por meio da Avaliação Neuropsicológica é possível mensurar o grau e a intensidade das funções cognitivas (memória, atenção, inteligência, praxia, função executiva, etc) comprometidas. O mapeamento de tais rebaixamentos é essencial na elaboracao de programa terapêutico de reabilitação e de minimização de impactos na rotina do paciente. Atenciosamente, Aline M.S. De Coster.
A Avaliação Neuropsicológica irá fazer um rastreamento em todas as áreas cognitivas cerebrais e irá confirmar o diagnóstico. Abraços!
Neurologista e Neuropsicólogo.
 Laís Beringhs Baroni
Psicólogo
São Paulo
Diversos profissionais podem avaliar o caso. Geriatra, Psiquiatra, Psicogeriatra, neurologista e neuropsicólogo.
Dra. Kawoana Vianna
Geriatra, Internista
São Leopoldo
Olá! Você pode levar a sua mãe para consultar com Neurologista ou Geriatra. Ambas as especialidades lidam com quadros de demência frontotemporal.
Dra. Larissa Santana Neves de Carvalho
Geriatra, Especialista em clínica médica
Goiânia
Sugiro acompanhamento com geriatra ou neurologista.

Especialistas

Paula Baleeiro Rodrigues Silva

Paula Baleeiro Rodrigues Silva

Neurologista

Salvador

Herkson Fonseca

Herkson Fonseca

Psicólogo

São Paulo

Mateus Bignotto Bortolozzo

Mateus Bignotto Bortolozzo

Psiquiatra

Campinas

Juliana Lopes Toscano

Juliana Lopes Toscano

Terapeuta ocupacional

São Paulo

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.