minha mae esta c sonda nasogastrica tem 84 anos ,fala q quer comer podemos alimenta la via oral ?

5 respostas
minha mae esta c sonda nasogastrica tem 84 anos ,fala q quer comer podemos alimenta la via oral ?
Consulte o médico responsável pela colocação da sonda, pois existem algumas indicações diferenciadas para o uso e dependendo da recomendação, pode ser que não seja ideal, porém em alguns casos é permitido sim. Portanto, a única pessoa que saberá te responder com segurança é o profissional responsável pelo acompanhamento.

Olá! Espero que sua mãe esteja bem. Quanto ao seu questionamento, de um modo geral, há alguns impedimentos quanto a alimentação via oral em casos de uso de sonda nasogástrica, como dificuldade de engolir alimentos; falta de estímulo da tosse, podendo o alimento ir para o pulmão e levar a uma pneumonia; necessidade de não usar a cavidade oral por conta de algum problema na boca ou esôfago.
Esses são alguns exemplos de motivos de impedimento para consumir alimentos por via oral.
- O interessante, assim como a colega comentou, é você buscar a orientação do médico responsável para que a sua mãe possa fazer - com segurança - a ingestão de alimentos por via oral! Espero ter te ajudado. Bjs da nutri
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá! Para avaliação da liberação da alimentação via oral, além da avaliação médica, é imprescindível a avaliação do profissional fonoaudiólogo. Com a sua avaliação, deve-se adaptar a consistência das preparações conforme necessário, balanceando o aporte energético. Abç.
Oi, tudo bem? Sou especialista em dietas enterais (via sonda), há mais de 15 anos atendo pacientes que fazem uso de Terapia Nutricional Enteral. A recomendação do desmame da sonda deve ser feita por uma equipe especializada. Jamais alimente via oral um paciente com sonda, o risco de bronco aspiração é muito grande. Posso ajudar no desmame junto a uma avaliação nutricional criteriosa, na orientação nutricional de novos alimentos e no uso da dieta. Estou 100% à disposição para consultas on-line. Obrigada
Olá, alimentar uma pessoa que está usando sonda nasogástrica requer cuidados especiais, principalmente se ela manifestar o desejo de comer por via oral. A decisão de oferecer alimentos por boca depende de vários fatores, como a razão pela qual a sonda foi colocada e o estado de saúde da sua mãe.
Normalmente, a sonda é utilizada quando há dificuldade em engolir ou quando a alimentação oral não é segura ou suficiente. Por isso, é essencial que você consulte o médico ou a equipe de saúde responsável pelo acompanhamento dela antes de oferecer qualquer alimento via oral. Somente eles podem avaliar se é seguro e, caso seja permitido, orientar sobre quais tipos de alimentos podem ser oferecidos e em quais condições.
Em alguns casos, pequenas porções de alimentos específicos podem ser liberadas, mas isso precisa ser cuidadosamente supervisionado para evitar complicações, como a entrada de alimentos nos pulmões (aspiração) ou outros riscos.