Minha mãe é muito controladora, e acha que todos devem fazer o que ela quer. Sempre está com pressa

10 respostas
Minha mãe é muito controladora, e acha que todos devem fazer o que ela quer. Sempre está com pressa mas não consegue organizar suas tarefas, visto que não trabalha fora, e frequentemente não toma banho, passa até dois dias. E ela não percebe que precisa de ajuda. O que faço?
Olá!!
Certamente um acompanhamento psicológico seria mesmo muito válido para ela, porém o acompanhamento psicológico depende do consentimento do paciente, sem ele não será possível fazer nenhum trabalho. Mas há outras intervenções que talvez sejam possíveis, como leva-lá a consulta com um médico e esse profissional pode conseguir trabalhar com ela opções de tratamento, caso avalie necessário.
Você também pode buscar ajuda psicológica pra você, pra que você possa lidar com esta situação de uma maneira menos angustiante.
Estou à disposição!!

Olá!

Realmente uma psicoterapia poderia ser de grande ajuda para ela, já que é um processo de investigação de sintoma(s). Mas o que pode ser um impedimento ai seria o quanto ela de fato percebe haver necessidade disso. Para você pode parecer claro, mas uma vez que a pessoa não tenha despertado o interesse em iniciar um atendimento, o tratamento em si dificilmente evolui. Muitos pacientes que são forçados a inciar uma psicoterapia acabam desistindo por não terem motivação desde o começo. Fazer um convite para ela pode ser muito bem vindo e uma demonstração de preocupação. Mas ainda assim não é uma garantia de resultados, caso não seja esse o desejo dela (o desejo de mudar).
Agora, existe o outro lado da moeda. Como está sendo para você lidar com isso durante seu convívio? Tentar ser controlado ou controlada com muita frequência pode gerar frustrações. Pensar se você possa estar precisando de uma psicoterapia em meio a isso pode ser interessante também.

Grande abraço!
Concordo com as colegas quando dizem que ambas precisam de apoio psicológico e como você tem estado incomodada, seria interessante, como disseram, que você buscasse uma ajuda para si. Quem sabe, você lidando de forma diferente com sua mãe, ela também possa ser beneficiada de alguma forma, pois quando mudamos com o outro, geralmente ele também muda conosco. O processo terapêutico, por diversas vezes, impacta todas as relações.
Olá, nesse caso acho que um acompanhamento psicológico pode auxiliar sua mãe a trabalhar suas questões pessoais. Entretanto, se essa situação estiver afetando você e te trazendo algum sofrimento, recomendo que você também busque sua própria terapia para tentar se compreender melhor e tentar encontrar formas de lidar com isso sem se machucar tanto. Boa sorte!
Olá!
parte do principio de que se a pessoas rejeita ser ajudada fica complico. Tenta explicar pra ela de que o objetivo do tratamento é melhorar a qualidade de vida. Caso ela resista, tem outra alternativa, há psicólogos que fazem atendimento domiciliar. Após a avaliação do mesmo, ele ira decidir como será direcionado o tratamento.
Abs.
Será necessário uma conversa muito afetiva e acolhedora com a sua mãe. Ela apresenta dificuldades para se organizar. Mesmo sendo sua mãe, ela pensa, sente e se comporta como uma criança. Por isso precisa de um adulto que cuide dela de modo muito respeitavel e afetivo. Você pode dar para ela uma agenda de presente e ajuda-la a organizar as tarefas do dia.
Um abraço,
Léa
Olá! Você já pediu a uma pessoa que sua mãe admira para conversar com ela? Talvez uma pessoa "de fora" possa convencê-la, mostrar as dificuldades dela. Abs
Segundo o seu relato , sua comunidade familiar é dirigida por uma mãe controladora. Tal situação só se instalou e se mantêm a custa da conivência dos demais membros desta comunidade. No caso não há nenhuma conveniência dela em mudar, pois a finalidade de sua atitude que é a dominação , está funcionando. Para ajudá-la cabe aos demais membros da comunidade tomar consciência que já houve um contágio psíquico e que todos estão submissos ao seu estilo . O indivíduo é neurótico quando nào canaliza para frente e para cima toda a sua capacidade e quando não dá início à passagem da fase de egoísmo para o autruísmo social, quando não abdica de se manter no "centro do universo". Tal atitude impede seu desenvolvimento, que por sua vez influencia no desenvolvimento dos demais. Tomar consciência de que já houve um contágio psíquico e de que todos deverão fazer projetos individuais de emancipação material e emocional irá contribuir para que ela reavalie este estilo impróprio.
Muitas vezes desejamos que o outro mude pois acreditamos que aquilo possa ser o melhor para ele, porém nem sempre o outro pensa e age da mesma forma. O relato sobre tua mãe me remete a um sofrimento teu em função do controle e pela preocupação com ela. Como sugestão de digo o seguinte: faço você, psicoterapia. Só te conhecendo melhor poderás ajudá-la. Muitas vezes ajudamos mais nos transformando do que querendo transformar os outros.
Abraço!!
Pelo que descreveu, é provável um quadro de ansiedade em relação a não conseguir organizar suas tarefas.. a questão do banho pode estar ligada a uma propensão à depressão, possivelmente pela tomada de consciência de que não é possível controlar tudo o tempo todo. Certamente um acompanhamento Psicológico traria à luz questões que ela ainda não se deu conta. Como os colegas disseram, já que ela não entende que precisa de ajuda, o ideal e que comece por você. Procure um Psicólogo na sua região pra aprender a lidar melhor com a situação e aos poucos ela também estará convencida.