Minha mãe e diabética tem 69,e há algum tempo vem sentindo dificuldade au falar e ao lembrar. Que
12
respostas
Minha mãe e diabética tem 69,e há algum tempo vem sentindo dificuldade au falar e ao lembrar. Que especialista eu procuro?
Olá! Será importante passar por um
geriatra pra avaliar as funções cognitivas. Abraço
geriatra pra avaliar as funções cognitivas. Abraço
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Considerando a idade de sua mãe e os sintomas que está relatando o especialista que deve procurar é o neurologista. Ele vai fazer uma avaliação/exames para identificar a causa e indicar o tratamento. Dificuldade para lembrar e falar pode ter causas diversas, desde causas orgânicas quanto emocionais. Quanto antes procurar um neurologista melhor.
Considerando a situação descrita acredito que tanto um neurologista, como um geriatra ou um psiquiatra com área de atuação em psicogeriatria podem avaliar sua mãe. As doenças que cursam com declínio cognitivo são muito bem avaliada por qualquer dessas três especialidades.
Se ela já passou com o Clínico Geral, realizou exames e mesmo no encaminhamento do especialista não se identificou quaisquer problemas orgânicos. Nesse caso procure um Neuropsicólogo que irá realizar uma avaliação neuropsicológica para identificar se é emocional ou uma alteração cognitiva. Para casos como estes, alguns profissionais desta área atuam com a reabilitação neuropsicológica.
Primeiramente procurar um médico neurologista, para uma melhor investigação do quadro dos sintomas, provavelmente será indicado além de outros exames, a avaliação neuropsicológica, para mensurar as dificuldades e as potencialidades das funções cognitivas, entre elas, memória, atenção e linguagem. Com os exames e laudo, o Médico poderá indicar o melhor tratamento e reabilitação neuropsicológica.
Queixas de memória podem estar relacionadas a déficit cognitivo ou mesmo depressão. Antes de procurar um Neurologista considero importante realizar uma avaliação neuropsicológica, com esse exame do funcionamento cognitivo atual em mãos, o neurologista poderá fazer as intervenções e condutas necessárias. Caso precise de maiores informações me coloco à disposição. Boa sorte!
Olá, pela faixa etária da sua mãe e pela comorbidade que a mesma tem, seria indicado buscar um geriatra, já que poderia o esquecimento estar relacionado tanto a desordens causadas pelo próprio Diabetes, como disglicemias, consequência de lesões microvasculares ou desenvolvimento de déficit cognitivo.
Sua mãe pode procurar um neurologista e um neuropsicólogo para trabalhar a questão da memória e como lidar com as consequências emocionais dessa limitação.
A neurologia clínica é uma boa pedida, assim como a área de atuação chamada neurologia cognitiva e do comportamento. Será possível avaliar se se trata de declínio cognitivo, se os sintomas têm relação com o diabetes e/ou com outros fatores, e muitas vezes existe tratamento que pode ajudar. Boa sorte!
Olá, boa tarde!
Sugiro que procure um neurologista para avaliar o quadro da sua mãe. Estes sintomas podem surgir por causas diversas. Apos a avaliação do neuro, ou concomitantemente, sugiro que procure um psicólogo, pois os motivos que despertam sintomas como esses podem ser físicos ou de ordem emocional. E mesmo se as causas forem físicas, como relacionadas ao diabetes, por exemplo, saber como lidar com as dificuldades pode ser um bom início no tratamento psicológico. Boa sorte e melhoras para ela.
Sugiro que procure um neurologista para avaliar o quadro da sua mãe. Estes sintomas podem surgir por causas diversas. Apos a avaliação do neuro, ou concomitantemente, sugiro que procure um psicólogo, pois os motivos que despertam sintomas como esses podem ser físicos ou de ordem emocional. E mesmo se as causas forem físicas, como relacionadas ao diabetes, por exemplo, saber como lidar com as dificuldades pode ser um bom início no tratamento psicológico. Boa sorte e melhoras para ela.
Possivelmente sua mãe tem um endocrinologista que a acompanha com respeito a diabetes. Seria interessante falar com ele para que possa fazer uma indicação primeiramente a um neurologista, para saber se o problema está relacionado a alguma causa orgânica e os dois juntos indicar o melhor tratamento.
Caso não seja de origem orgânica, você poderia sugerir procurar um psicólogo para um acompanhamento sobre possíveis causas de origem psíquica, como forma de elaborar melhor esses sintomas.
Caso não seja de origem orgânica, você poderia sugerir procurar um psicólogo para um acompanhamento sobre possíveis causas de origem psíquica, como forma de elaborar melhor esses sintomas.
Olá! Seria interessante uma consulta com geriatra para uma avaliação detalhada dos sintomas e um diagnostico correto.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho 19 anos e a minha memória está muito ruim, tenho muita dificuldade em prestar atenção e/ou lembrar do que as pessoas estavam falando, isso está atrapalhando tanto a minha vida pessoal quanto a profissional. É como se o meu cérebro não conseguisse absorver a informação de jeito nenhum. Hoje no trabalho…
- Estou enfrentando perda de memória, e é algo que tem me incomodado bastante. As memórias que estou perdendo são de coisas que já vivi. Minhas memórias de quando eu era novo ou até mesmo de um ano atrás. Tenho 26 anos. E eu não sei o motivo disso acontecer. Eu sei que me sinto muito cansado e com sono…
- Eu conseguir um emprego, mas tenho receio de aceitar o cargo porque descobri, por meio de um exame de videolaringoscopia, que tenho refluxo. Sinto uma pressão na caixa torácica, e por causa disso não sei se devo aceitar o emprego já que na atividade de professor se utiliza a voz como ferramenta de trabalho…
- Tenho 30 anos e mes esqueco das coisas com muita frequencia, isso está interferindo no meu relacionamento, esqueco de afazer diários como lavar louça, tirar lixo do banheiro, ir em algum compromisso e etc
- Tenho mais de 40 anos, e tenho muitas , mas muitas dificuldade em aprender e gravar as coisas. Não consigo processar as informações de maneira rápida como a maioria das pessoas, e num mundo em que o mercado de trabalho exige maior rapidez e ser produtivo, eu estou em muita desvantagem.Não consigo ficar…
- Frequentemente numa conversa com alguém, eu não consigo concluir o raciocínio do ponto que a conversa parou, porque esqueço do que estava falando. Fico muito constrangida diante das pessoas. Posso sofer de demência? Tenho 49anos.
- É normal quando a pessoa vai ler um livro esquecer oque leu enquanto estar lendo? O ler uma página e esquecer do começo ou até mesmo esquecer uma aula que foi dada ?
- Meu marido tem apagões de segundo,ele é muito ansioso, O q devo fazer?
- Boa tarde tenho um filho ele não consegui aprender a ler oq fasso ele tem 13 anos
- como se livrar da insonia, e como se livrar da caspa, e da comichão no cabelo
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 102 perguntas sobre Transtornos Da Memória
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.