Minha mãe e diabética tem 69,e há algum tempo vem sentindo dificuldade au falar e ao lembrar. Que

11 respostas
Minha mãe e diabética tem 69,e há algum tempo vem sentindo dificuldade au falar e ao lembrar. Que especialista eu procuro?
Olá! Será importante passar por um
geriatra pra avaliar as funções cognitivas. Abraço

Considerando a idade de sua mãe e os sintomas que está relatando o especialista que deve procurar é o neurologista. Ele vai fazer uma avaliação/exames para identificar a causa e indicar o tratamento. Dificuldade para lembrar e falar pode ter causas diversas, desde causas orgânicas quanto emocionais. Quanto antes procurar um neurologista melhor.
Considerando a situação descrita acredito que tanto um neurologista, como um geriatra ou um psiquiatra com área de atuação em psicogeriatria podem avaliar sua mãe. As doenças que cursam com declínio cognitivo são muito bem avaliada por qualquer dessas três especialidades.
Se ela já passou com o Clínico Geral, realizou exames e mesmo no encaminhamento do especialista não se identificou quaisquer problemas orgânicos. Nesse caso procure um Neuropsicólogo que irá realizar uma avaliação neuropsicológica para identificar se é emocional ou uma alteração cognitiva. Para casos como estes, alguns profissionais desta área atuam com a reabilitação neuropsicológica.
Primeiramente procurar um médico neurologista, para uma melhor investigação do quadro dos sintomas, provavelmente será indicado além de outros exames, a avaliação neuropsicológica, para mensurar as dificuldades e as potencialidades das funções cognitivas, entre elas, memória, atenção e linguagem. Com os exames e laudo, o Médico poderá indicar o melhor tratamento e reabilitação neuropsicológica.
Queixas de memória podem estar relacionadas a déficit cognitivo ou mesmo depressão. Antes de procurar um Neurologista considero importante realizar uma avaliação neuropsicológica, com esse exame do funcionamento cognitivo atual em mãos, o neurologista poderá fazer as intervenções e condutas necessárias. Caso precise de maiores informações me coloco à disposição. Boa sorte!
Olá, pela faixa etária da sua mãe e pela comorbidade que a mesma tem, seria indicado buscar um geriatra, já que poderia o esquecimento estar relacionado tanto a desordens causadas pelo próprio Diabetes, como disglicemias, consequência de lesões microvasculares ou desenvolvimento de déficit cognitivo.
Sua mãe pode procurar um neurologista e um neuropsicólogo para trabalhar a questão da memória e como lidar com as consequências emocionais dessa limitação.
A neurologia clínica é uma boa pedida, assim como a área de atuação chamada neurologia cognitiva e do comportamento. Será possível avaliar se se trata de declínio cognitivo, se os sintomas têm relação com o diabetes e/ou com outros fatores, e muitas vezes existe tratamento que pode ajudar. Boa sorte!
Olá, boa tarde!
Sugiro que procure um neurologista para avaliar o quadro da sua mãe. Estes sintomas podem surgir por causas diversas. Apos a avaliação do neuro, ou concomitantemente, sugiro que procure um psicólogo, pois os motivos que despertam sintomas como esses podem ser físicos ou de ordem emocional. E mesmo se as causas forem físicas, como relacionadas ao diabetes, por exemplo, saber como lidar com as dificuldades pode ser um bom início no tratamento psicológico. Boa sorte e melhoras para ela.
Possivelmente sua mãe tem um endocrinologista que a acompanha com respeito a diabetes. Seria interessante falar com ele para que possa fazer uma indicação primeiramente a um neurologista, para saber se o problema está relacionado a alguma causa orgânica e os dois juntos indicar o melhor tratamento.
Caso não seja de origem orgânica, você poderia sugerir procurar um psicólogo para um acompanhamento sobre possíveis causas de origem psíquica, como forma de elaborar melhor esses sintomas.