Minha mãe começou usar restiva e começou a se sentir ansiosa, depressiva, só quer chorar. Pode ser r

3 respostas
Minha mãe começou usar restiva e começou a se sentir ansiosa, depressiva, só quer chorar. Pode ser reação do remédio? Ela já toma remédio para depressão.
Algumas pessoas podem ter alguns sintomas, principalmente físicos-autonômicos, que lembram os da ansiedade, no início do tratamento. Não se espera que aumente a vontade de chorar, mesmo no início do tratamento. Converse com o psiquiatra dela, que a conhece pessoalmente e os detalhes de seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É possível que os sintomas que sua mãe está sentindo possam ser uma reação ao medicamento Restiva, especialmente considerando que ela já está em tratamento para depressão. É importante que sua mãe entre em contato com o médico que prescreveu o Restiva para relatar esses sintomas, pois ele poderá avaliar se os sintomas são de fato uma reação ao medicamento ou se podem estar relacionados a outras causas. Dependendo da gravidade dos sintomas, o médico pode recomendar ajustes na dose, mudança para outro medicamento ou outras intervenções para ajudar a gerenciar os efeitos colaterais. Não deixe de oferecer apoio emocional à sua mãe durante esse período desafiador. Encoraje-a a compartilhar seus sentimentos e preocupações, e esteja presente para ouvi-la. Se os sintomas dela se agravarem ou se ela estiver em perigo, procure assistência médica imediata.
Olá, a introdução de novas medicações pode causar sintomas de adaptação no organismo e até mesmo oscilações do quadro de humor, alguns sintomas de ansiedade são muito comuns. Nesse caso do Restiva® (Bruprenorfina) é um medicamento usado para manejo da dor e pode justificar esses sintomas de ansiedade e depressão que você descreve.
Essas oscilações tendem a melhorar dentro de 7 a 10 dias. Caso não tenha melhora poderá ser feito ajuste ou até mesmo troca da medicação. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.