Minha mãe começou a falar sozinha pelos cantos da casa, diz que algo vai acontecer, que podem estar
2
respostas
Minha mãe começou a falar sozinha pelos cantos da casa, diz que algo vai acontecer, que podem estar falando dela, vive com um sentimento de culpa constante mesmo após dizer e confirmar que ela não fez nada, e não cumpre mais com a rotina dela. O que pode ser isso e qual especialista eu devo procurar?
Claro, partindo do princípio que sua mãe não possui problemas na tireóide (que podem simular sintomas depressivos), não está com anemia, insuficiência renal/hepática, não faça uso de drogas (parou de tomar bruscamente um benzodiazepínico - Clonazepam/Diazepam/Alprazolam), desidratação ou outro problema clínico, podemos retirar a hipótese levantada pelo caro colega = DELIRIUM (alteração no estado de consciência devido a um problema clínico). O delirium afeta principalmente a atenção, e a demência afeta principalmente a memória. O delirium nunca é normal e muitas vezes indica um grave problema, geralmente recém-desenvolvido, especialmente em pessoas idosas. As pessoas que têm delirium precisam de cuidados médicos imediatos. Se a causa do delirium for identificada e corrigida rapidamente, geralmente é possível curar o delirium. Porém o sentimento de culpa sobressai sobre todos os outros pois é incomum em pacientes com delírium, mais comum em depressivos. O que é mais comum no delirium é a confusão mental, sintomas de perseguição (delírios persecutórios) ou alucinações (sintomas psicóticos).
Procure um psiquiatra. Pode se tratar de uma depressão com sintomas psicóticos ou transtorno delirante persistente. Devemos entrar com medicações com urgência.
Procure um psiquiatra. Pode se tratar de uma depressão com sintomas psicóticos ou transtorno delirante persistente. Devemos entrar com medicações com urgência.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite. Antes de tudo pode se tratar de um fenômeno clínico ( infecção, diabetes e etc) ou psiquiátrico propriamente dito. Pessoas mais idosas (não sei qual a idade da sua mãe) podem manifestar sintomas psiquiátricos em disturbios clínicos( agitação, delírio e etc). Tudo depende de uma boa anamnese e avaliação de um profissional médico/psiquiatra.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.