Minha mãe 92 anos com Alzheimer tem gastrostomia há 2 anos, mas a sonda sai, e com frequência ret

3 respostas
Minha mãe 92 anos com Alzheimer tem gastrostomia há 2 anos, mas a sonda sai, e
com frequência retorna ao hospital para recolocação, não se adapta à sonda nasal. É ainda viável uma fonoterapia para voltar à alimentação via oral?
Nos casos de Demência, Alzheimer entre outras, há risco iminente de Aspiração Silente de qualquer alimento. Casos assim, são diagnosticados apenas por meio de exames instrumentais da deglutição, a saber, a Videofluoroscopia da deglutição / Videodeglutograma ou a Videoendoscopia da Deglutição. No entanto, este é um exame complementar a avaliação funcional de deglutição, realizada por fonoaudiólogo com competência em Disfagia Orofaringea, que somará os achados da avaliação clínica aos do exame de imagem e ao histórico do paciente. É importante ratificar que o retorno a alimentação via oral deve ser acompanhado pelo fonoaudiólogo especialista e ser de conhecimento do médico que assiste o paciente. Também é importante a avaliação com um Fisioterapeuta Respiratório para melhor conhecimento da competência da condição de defesa da tosse e do pulmão.


Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sou Tânia Fonoaudióloga.Terá exames para realizar .Prefiro que me ligue.Abs
Iniciar uma fonoterapia com a expectativa que ela deixe de usar a sonda volte para a via oral pode ser complicado. Cada caso precisa ser avaliado e trabalhado com cuidado. Se ela está 100% pela sonda o primeiro benefício prático da fonoterapia seria o controle da deglutição de saliva, que também é muito importante. Pensando em um caso hipotético, já que não a conheço, ao longo da evolução o segundo benefício seria estabelecer estimulação gustativa oral, para que ela retome esse pequeno prazer. Somente em quadros já bastante evoluídos conseguimos retomar alguns alimentos por via oral, mas para que ela consiga se alimentar com segurança e em quantidade suficiente por via oral essa evolução precisa ser completa. O quadro demencial dificulta esse processo, mas somente com a avaliação específica da paciente vai ser possível te esclarecer sua dúvida. Se tem condições, marque uma avaliação para a sua mãe, preferencialmente com um fonoaudiologo especialista em Motricidade Orofacial da sua regiao.

Meu carinho e desejo de bons momentos para você e sua mãe.

Especialistas

Thiago da Silva Mendonça

Thiago da Silva Mendonça

Cirurgião geral, Cirurgião oncológico

Morrinhos

Agendar uma visita
Jefferson André S. Alves

Jefferson André S. Alves

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar uma visita
Mailson Alves lopes

Mailson Alves lopes

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Brasília

Agendar uma visita
Caio Eduardo Benevides

Caio Eduardo Benevides

Cirurgião pediátrico

Ceilândia

Agendar uma visita
Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 253 perguntas sobre Gastrostomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.