Minha mãe, 82 anos, tem cardiomiopatia hipertrófica, farei um ecocardiograma pra verificar a doença.

3 respostas
Minha mãe, 82 anos, tem cardiomiopatia hipertrófica, farei um ecocardiograma pra verificar a doença. Minha filha aos 15 anos foi diagnosticada com taquicardia supraventricular paroxística fez varias ablações, hoje aos 27 anos esta curada, é uma coincidência ou pode ser relacionada a mesma doença?
Cardiomiopatia hipertrofiava é uma síndrome autossômica dominante. A pesquisa dessa síndrome nos familiares e recomendada. Arritmia pode estar presente tanto supra como ventriculares.
Sua filha fez ablação. Geralmente antes de fazer ablação nos pesquisamos cardiomiopatia que podem alterar no prognóstico ou até mesmo ajudar na forma de abordagem ao paciente. No caso talvez não tenha relação contudo sugiro pesquisar cardiopatia caso não tenha pesquisado anteriormente a ablação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Apresentar cardiomiopatia hipertrófica aos 82 anos é algo raro, pois a doença geralmente apresenta problemas ainda na juventude, ou na idade adulta. Talvez a sua genitora tenha doença ligada a hipertensão arterial, com hipertrofia do ventrículo esquerdo importante.
Sua filha, tinha episódios de Taquicardia que foram curados por ablação. A melhor maneira de identificar a cardiopatia hipertrófica é através o Ecocardiograma, muito sensível para essa patologia. Algumas formas dessa doença, podem aparecer apenas com a idade. Sugiro que vocês façam esse exame num local confiável, para terem respostas as dúvidas que possuem.
Olá tudo bem? A taquicardia supraventricular paroxística geralmente são arritmias idiopáticas. A ablação é uma opção terapêutica em casos refratários ao tratamento medicamentoso ou por opção do paciente.
A miocardiopatia hipertrófica pode causar dilatação do átrio esquerdo e propiciar o surgimento de arritmias supraventriculares ( geralmente fibrilação atrial , flutter ou taquicardia atrial). O ecocardiograma é exame padrão para exclusão de miocardiopatia hipertrófica em parentes de primeiro grau, porém algumas formas são de aparecimento mais tardio.
Caso ecocardiograma seja completamente normal, possivelmente não há relação entre as duas patologias ( arritmia supraventricular e miocardiopatia hipertrófica).

Especialistas

Jairo Alves Pinheiro Junior

Jairo Alves Pinheiro Junior

Cardiologista

São Paulo

Paulo César Ramos Pereira

Paulo César Ramos Pereira

Cardiologista

Barretos

Paulo Cícero A. Maiello

Paulo Cícero A. Maiello

Cardiologista

Sorocaba

Ananda Caixeta Carneiro

Ananda Caixeta Carneiro

Cardiologista

Florianópolis

Cleber Henrique Silva

Cleber Henrique Silva

Cardiologista

Porto Nacional

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Cardiomiopatia Hipertrófica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.