Minha mãe (80 anos) usa Atenolol 50mg 2 vezes ao dia. Se queixa de enjôo na cabeça e fraqueza e a

3 respostas
Minha mãe (80 anos) usa Atenolol 50mg 2 vezes ao dia. Se queixa de enjôo na cabeça e fraqueza e a pressão sempre está alta, mais de 14x8. O cardiologista dela não mudou o remédio, disse que a pressão alta era por conta da idade e porque ela tem refluxo aórtico, logo essa pressão alta eh normal. Concordam?
Boa noite. As pessoas idosas tendem a ter a PA máxima elevada e a PA mínima normal. Nos casos de o insuficiência aortica a minima fica bem baixa. Quase sempre não devemos baixar a PA maxima menos que140, pois se não poderemos ter pouca irrigação para órgãos vitais como cérebro, coração e rins.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, Segundo as mais recentes diretrizes americanas de tratamento da hipertensão, o alvo de pressão arterial para paciente acima de 65 anos é menor que 130x80 mmHg. Entretanto, a diretriz deixa como opção, para aqueles idosos mais frágeis e com outras doenças associadas, um controle pressórico menos rigoroso, permitindo níveis mais elevados de pressão arterial, devendo o médico, juntamente com o paciente e familiares discutir a respeito dos riscos e benefícios da conduta.

Quanto ao refluxo aórtico, esta, caso de grau importante, pode levar à uma pressão arterial divergente, com valores elevados de Pressão sistólica (a máxima) e baixos da diastólica (a mínima). Este pacientes, casos sintomáticos, podem se beneficiar de alguns anti-hipertensivos de classes diferentes do Atenolol. Porém o tratamento definitivo é sempre a cirurgia de troca valvar. Discuta com o Cardiologista da sua mãe e tente tirar todas as dúvidas. Caso não se sinta seguro, busque uma segunda opinião.
Bom dia!
Sua pergunta não é de difícil resposta, mas é um tanto complicada, pois põe à mesa, a questão de conduta médica que pode divergir sem que isso implique em prejuízo ao paciente.
Exemplo:
De posse de um exame chamado MAPA - Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, de sua mãe, sem uso de nenhuma medicação, eu até poderia optar por tratamento não medicamentoso ou um outro que me proporcionasse uma maior estabilidade da Pressão, do que o dessa Classe que ela está usando, em se tratando de idosos.
Sugeriria a realização de uma MAPA, onde valorizassem o fator da frequência cardíaca devido as queixas da paciente.
Boa sorte e Muita Paz!

Especialistas

Poliana Carvalho

Poliana Carvalho

Nutricionista

Uberlândia

Elisie Torrecilha

Elisie Torrecilha

Nutricionista

Jundiaí

Maria Claudia Ribeiro

Maria Claudia Ribeiro

Nutricionista

Brasília

Patricia Cunha

Patricia Cunha

Nutricionista

Recife

Luiz Gustavo dos Santos

Luiz Gustavo dos Santos

Nutricionista

Belo Horizonte

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1344 perguntas sobre Hipertensão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.