Minha mãe,75 anos,hoje apresentou sintomas de demência. Foi repentino. Ela acordou sofrendo uma desorientação

7 respostas
Minha mãe,75 anos,hoje apresentou sintomas de demência. Foi repentino. Ela acordou sofrendo uma desorientação (confundiu dia com noite),fadiga,uma "brisa" na cabeça (som de vento) e uma coceira à noite (essa há dias).Pode ser Alzheimer ou alguma outra demência, uma isquemia, algo assim?
Os sintomas apresentados podem ser devido a várias doenças. Procure um neurologista o mais rápido posssível.
Fico à disposição

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, bom dia. Pode ser tanto os diagnósticos citados quanto uma desidratação. É importante procurar um médico neurologista para uma avaliação mais precisa.
O primeiro passo é contatar um geriatra, que poderá ter uma visão mais geral do quadro de sua mãe, principalmente se já for seu médico há algum tempo. No próprio geriatra, você pode perguntar sobre a necessidade de ir a um neurologista. O acompanhamento psicológico é importante em situações de mudanças das condições de vida e de saúde, podendo ajudar bastante a instrumentalizar o paciente para que mantenha a qualidade de vida.
Desorientação temporo-espacial, confusão mental, além dos sintomas que a senhora relatou podem estar associados a diversas enfermidades e não necessariamente apenas a síndromes demenciais, como Alzheimer. O idoso apresenta alteração de comportamento, desorientação, sonolência, perda de apetite e apatia, por exemplo, apenas com Infecções, como infecções urinárias, pneumonias etc.
O melhor a fazer é procurar um Geriatra para avaliá-la.
Fico a disposição.
Bom dia
O correto será levar sua mãe ao.medico para descartar alguma infecção que pode ocasionar alguma confusão.mental em idoso.
Qualquer desses sintomas apresentados deverão ser investigados por profissionais especializados e possivelmente uma Avaliação Neuropsicologica caso necessite. Terá que avaliar essas desorientações cognitivas para descartar qualquer hipótese.
Grande abraço
Olá! Para que você tenha um diagnóstico preciso deve levar a sua mãe ao médico, recomendo um neurologista e/ou geriatra e caso sejam confirmados casos de problemas neurológicos, indico uma avaliação neuropsicológica. Estimo que tudo se resolva rapidamente.

Especialistas

Irlane de Deus

Irlane de Deus

Neurologista

São Luís

Victor Cintra

Victor Cintra

Neurologista

Belo Horizonte

Carolina Moreira Feijó

Carolina Moreira Feijó

Geriatra

Fortaleza

Leticia Bortoni

Leticia Bortoni

Médico clínico geral

São Paulo

Anaisa Carneiro Ruas

Anaisa Carneiro Ruas

Geriatra, Médico clínico geral

Uberlândia

Camila Araújo Prudente

Camila Araújo Prudente

Neurologista

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.