Minha mãe(70) está internada, nunca teve pressao alta ou diabetes. 31-01 após fazer CPRE retiraram

6 respostas
Minha mãe(70) está internada, nunca teve pressao alta ou diabetes. 31-01 após fazer CPRE retiraram pedra de seis mm, agora deu pancreatite. e ontem teve diarreia. É iminente cirurgia p retirar a vesicula? tem q tratar a pancreatite antes da cirurgia? como tratar dela em casa se tiver alta?
sempre que possivel operar na mesma internação, após a resolução da pancreatite. Caso seja um quadro de pancreatite grave aconselho aguardar entre 4 - 6 semanas.

Procure a orientação do colega especialista que está cuidando dela.

Abs
boa sorte

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Que ruim que aconteceu pancreatite com sua mãe, sinto muito. Essa doença pode variar de leve a grave e é por causa dela que alguns casos fica indicado fazer a cirurgia de retirada da vesícula (colecistectomia). É por isso que o ideal é fazer essa cirurgia quando tudo está ok, em situação não de urgência porque na urgência fica tudo muito complicado. Quando a pancreatite é biliar (a pedra na vesícula foi o problema que levou a doença) daí é necessário esperar baixar a inflamação pelo menos 10 dias para depois operar. A preferência da cirurgia é por vídeolaparoscopia. Assim, ela não terá problemas maiores como esse. O problema é que se ela não tirar a vesícula essa situação pode recorrer e acontecer tudo de novo. Consulte um cirurgião experiente, isso faz a diferença.
Olá. A pancreatite pos CPRE acontece em até 6 % dos casos do procedimento, podendo está ser branda ou leve. Caso o quadro seja brando, aguarda se a melhora clínica e realiza a cirurgia na mesma internação. Em casos mais graves é preferível esperar algumas semanas, tendo em vista o processo inflamatório abdominal intenso. Espero ter contribuido. Melhoras a sua mãe!!
É possível que a pancreatite dela seja decorrente do procedimento ou por migração de uma nova pedra. As duas são possíveis de acontecer de forma relativamente comum e a cirurgia de retirada da vesícula deve ser realizada na mesma internação após a melhora da pancreatite. Exceção a isso, normalmente é quando o paciente apresenta um risco cirurgico muito elevado e deve ser melhor preparado para a cirurgia, o que não parece ser o caso. Espero ter respondido sua dúvida!
Olá. No contexto de cálculo no ducto biliar e pancreatite é necessário que a pancreatite esteja resolvida para depois operar a vesícula.
A cirurgia da vesícula deve ser feita o quanto antes, para evitar que outro cálculo migre para o ducto biliar, mas apenas depois de curada da pancreatite. Geralmente se opera na mesma internação.
Se sua mãe teve uma pancreatite "leve", o ideal é esperar 24-48 horas, e fazer a cirurgia da vesícula. Em caso de pancreatite "grave", sua mãe deve continuar internada até a melhora da pancreatite. No primeiro caso, se não houver possibilidade de cirurgia da mesma internação, em casa ela deve manter uma dieta pobre em gorduras e ser operada da vesícula o quanto antes.

Especialistas

Edmar Silva de Araújo Júnior

Edmar Silva de Araújo Júnior

Gastroenterologista

Uberlândia

Giuliano Campolim Gagliotti

Giuliano Campolim Gagliotti

Cirurgião do aparelho digestivo

Barueri

Agendar uma visita
Thais Tomé de Souza

Thais Tomé de Souza

Gastroenterologista

Rio de Janeiro

Thaís Carminati Scarton Ramos

Thaís Carminati Scarton Ramos

Gastroenterologista, Médico clínico geral

Linhares

Jean Clever Bido Cesário

Jean Clever Bido Cesário

Cirurgião do aparelho digestivo

Porto Ferreira

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 166 perguntas sobre Pancreatite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.