Minha mãe, 46 anos, esquece o nome de pessoas conhecidas dela, têm dificuldades para formar frases,
3
respostas
Minha mãe, 46 anos, esquece o nome de pessoas conhecidas dela, têm dificuldades para formar frases, sendo que, às vezes, usa palavras inadequadas ou inexistentes. Dias atrás, perguntou-me , ao preencher um cheque, se escrevia CRUZEIROS ou REAIS depois dos números. Será que minha mãe tem Alzheimer?
É necessário avaliar os antecedentes culturais, doenças associadas, carências vitaminicas, alterações hormonais, antecedentes infecciosos sistêmicos e do sistema nervoso, vasculares cerebrais, traumatismo craniano , uso e abuso de substâncias lícitas e não lícitas entre tantas outros parâmetros a considerar. Ou seja, procure um acompanhamento médico.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Aos 46 anos, o diagnóstico de D. de Alzheimer é muito improvável, pois é uma idade precoce mesmo para as variantes genéticas / familiares. Por outro lado, a queixa é muito relevante para não ser investigada. Pela idade dela, eu sugeriria a avaliação de um neurologista com experiência em cognição, que começará pela história médica, ou seja, entendendo o padrão de surgimento desta alteração, além da pesquisa por alterações de ordem psiquiátrica (a depressão sendo apenas um exemplo). Antes mesmo dos testes neuropsicológicos, o exame físico pelo neurologista poderá fornecer indícios de uma ou outra doença que possa causar o comprometimento percebido. Testes neuro´sicológicos (desde aqueles feitos pelo próprio neurologista ou, havendo necessidade de refinamento, por um neuropsicólogo), caracterizarão a dimensão e as características desta dificuldade cognitiva. Exames complementares ajudarão no diagnóstico, eliminando alternativas e fortalecendo outras.
Além de avaliar todos os antecedentes e fazer extensa investigação clínica com exames complementares (de laboratório e de imagem), é necessária avaliação neuropsicológica com testes que chamamos cognitivos e avaliação funcional da paciente, que poderão avaliar o grau de comprometimento do quadro. Um neurologista deve ser procurado com urgência para avaliação, que encaminhará para os outros profissionais (terapia ocupacional, neuropsicólogo e outros) se necessário.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu pai tem 80 anos a três demência frontal e tem muitos espasmos e fica com dificuldade de se comunicar de madrugada que sempre dá isso e depois de uns 40 e 50 minutos o que fazer
- Estafa mental ansiedade, estresse crônico ou depressão podem causar problemas de linguagem, como nomear um objeto errado, falar sofá invés de guarda roupa, já escrevi a palavra "indecivo" invés de indeciso, entre outros erros, devo me preocupar em isso ser alguma demência, alzheimer?
- Minha mãe tem Alzhaimer e não toma remédio para essa doença .Eperigoso tem 87 anos
- Boa tarde tenho minha mãe com Alzheimer como posso ajuda la ela so ta se alimentando com suco leite mingau ta perdendo peso e com franqueza... obrigado!
- Ola. Meu pai, 92 anos teve um AVC hemorragico ( cerebelo) afetou inicialmente o equilíbrio, onde caiu algumas vezes até o diagnóstico. Cerca de 1mes e meio depois apareceu com idas mais frequentes ao banheiro com demora de 40 minutos. Já fez vários exames ( sangue e urina) que estão normais, porém…
- microangiopatia moderada é indicativo de alzheimer?
- Vou precisar ficar 9 dias sem meu medicamento de cloridrato de memantina 10mg por está sem a receita,e meu especialista só teve agenda pra essa data, posso?
- Bom dia tem uma vo que eu cuido e edta dando miitoespasmos ela tem Alzheimer amuito anos o rem que consultar neuro?
- Posso levar o paciente ao hospital pra tomar alguma vitamina no soro. Ela fala que está se sentindo fraca. Além disso está gripada.
- É possível quadros psicóticos (como delírios) em estágios iniciais de demência como o Alzheimer?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 195 perguntas sobre Doença de Alzheimer
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.