Minha Madrasta foi diagnosticada com síndrome chari tipo 1 ela tem 50anos e os sintomas dela são bem

3 respostas
Minha Madrasta foi diagnosticada com síndrome chari tipo 1 ela tem 50anos e os sintomas dela são bem leve ela sente uma compreensão na cabeça e dormência nas mãos essa doença tem cura ou só com cirurgia?
Olá! Converse com o neurologista e o neurocirurgião. Via de regra, esta doença tem o seu tratamento cirúrgico baseado nos aparecimentos dos sintomas. Mas há terapias como fisioterapia, terapia ocupacional e até fonoaudiologia a fim de orientar e melhorar. Converse com os profissionais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A malformação de chiari é uma alteração geralmente diagnosticada na idade adulta, e se caracteriza pela herniação de uma parte do cerebelo chamada tonsila pelo forame magno. Esse forame faz a comunicação do crânio com o pescoço e por ele passa a medula espinhal.
Em 15 a 30% dos pacientes a malformação é assintomática, e no restante o principal sintoma é a dor de cabeça na região da nuca, podendo a dor irradiar para região cervical, braços e até causar fraqueza dos membros.
Nos pacientes assintomáticos é possível tratar de forma conservadora, mas naqueles que apresentam sintomas importantes o tratamento
geralmente é cirúrgico, com bons resultados.
Olá!

Existem classificações que falam em 6 tipos de Chiari. O Chiari Tipo I é uma malformação que a pessoa nasce com ele e pode desenvolver os sintomas por volta dos 30-40 anos. Para ter o diagnóstico de Chiari Tipo I precisam ser excluídas outras causas de herniação das tonsilas . No Chiari Tipo I há um subdesenvolvimento dos ossos da fossa posterior( região da nuca) que não conseguem comportar todo o conteúdo das estruturas neurais( cerebelo com tonsilas, tronco cerebral e nervos cranianos). Com o espaço reduzido na fossa posterior o as tonsilas cerebelares são empurradas para baixo comprimindo o tronco cerebral e nervos cranianos. Os sintomas vem desta compressão e estão associados com a pulsação cerebral. Pode haver também siringomielia. Nos casos com sintomas ou com siringomieleia indicamos o tratamento cirúrgico. Este se baseia na descompressão da fossa posterior e reconstrução da cisterna magna para que seja restabelecido o fluxo de liquor na fossa posterior.

Especialistas

Nilden Carlos Alves Cardoso

Nilden Carlos Alves Cardoso

Dentista

Campinas

Douglas Domingues

Douglas Domingues

Neurocirurgião

Cacoal

Fabio Lisboa Pedro

Fabio Lisboa Pedro

Dentista, Cirurgião buco-maxilo-facial

Presidente Prudente

Thiago Oliveira Lemos de Lima

Thiago Oliveira Lemos de Lima

Neurocirurgião

Patrocínio

Ruy Rodrigues

Ruy Rodrigues

Neurocirurgião

Vitória

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Doenças Do Nervo Trigêmeo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.