Minha Madrasta foi diagnosticada com síndrome chari tipo 1 ela tem 50anos e os sintomas dela são bem

3 respostas
Minha Madrasta foi diagnosticada com síndrome chari tipo 1 ela tem 50anos e os sintomas dela são bem leve ela sente uma compreensão na cabeça e dormência nas mãos essa doença tem cura ou só com cirurgia?
Olá! Converse com o neurologista e o neurocirurgião. Via de regra, esta doença tem o seu tratamento cirúrgico baseado nos aparecimentos dos sintomas. Mas há terapias como fisioterapia, terapia ocupacional e até fonoaudiologia a fim de orientar e melhorar. Converse com os profissionais.

A malformação de chiari é uma alteração geralmente diagnosticada na idade adulta, e se caracteriza pela herniação de uma parte do cerebelo chamada tonsila pelo forame magno. Esse forame faz a comunicação do crânio com o pescoço e por ele passa a medula espinhal.
Em 15 a 30% dos pacientes a malformação é assintomática, e no restante o principal sintoma é a dor de cabeça na região da nuca, podendo a dor irradiar para região cervical, braços e até causar fraqueza dos membros.
Nos pacientes assintomáticos é possível tratar de forma conservadora, mas naqueles que apresentam sintomas importantes o tratamento
geralmente é cirúrgico, com bons resultados.
Olá!

Existem classificações que falam em 6 tipos de Chiari. O Chiari Tipo I é uma malformação que a pessoa nasce com ele e pode desenvolver os sintomas por volta dos 30-40 anos. Para ter o diagnóstico de Chiari Tipo I precisam ser excluídas outras causas de herniação das tonsilas . No Chiari Tipo I há um subdesenvolvimento dos ossos da fossa posterior( região da nuca) que não conseguem comportar todo o conteúdo das estruturas neurais( cerebelo com tonsilas, tronco cerebral e nervos cranianos). Com o espaço reduzido na fossa posterior o as tonsilas cerebelares são empurradas para baixo comprimindo o tronco cerebral e nervos cranianos. Os sintomas vem desta compressão e estão associados com a pulsação cerebral. Pode haver também siringomielia. Nos casos com sintomas ou com siringomieleia indicamos o tratamento cirúrgico. Este se baseia na descompressão da fossa posterior e reconstrução da cisterna magna para que seja restabelecido o fluxo de liquor na fossa posterior.