Minha lipase de 64 E amilase 140. Pela referência do laboratório ambas estão um pouco aumentadas

2 respostas
Minha lipase de 64
E amilase 140.

Pela referência do laboratório ambas estão um pouco aumentadas. O que significa?
A amilase e lipase, na grande, maioria das vezes se elevam por conta de pancreatite aguda. Mas essa elevação deve ser maior que duas vezes o valor de referência acompanhada de dor abdominal intensa, náusea e vômitos, associado a um exame de imagem compatível.
Acredito que no seu caso, a melhor conduta seria repetir tais exames e avaliar outras causas.

Continuo em estudos, bastante exigentes, em uma conhecida Universidade nos Estados Unidos.
Nao tenho tempo ou energia de responder aqui.
Mas, pela relevância do que pergunta e pelos 4,2 milhoes de pessoas que me honram aqui, falarei DE MODO GENÉRICO sobre Semiologia (arte e ciência de fazer diagnósticos)

Venho de uma geração de médicos que tinha professores brilhantes. Eles falavam o seguinte:
A CLINICA É SOBERANA
Em outras palavras, nada pode ser visto fora do contexto clínico.

E o que é o contexto clínico?

quem é o paciente?
que idade tem? genero? profissao?
qual seu Histórico Clínico?
qual seu exame físico?
quais sao outros fatores fundamentais: alergias, hábitos (fumo e álcool), doenças anteriores, antecedentes familiares (em Gastroenterologia tanto o câncer de estomago quanto o de intestino podem ser prevenidos, e essas informaçoes sao importantes), tratamentos, internaçoes e cirurgias e uso de medicaçoes.

TODOS esses fatores sao pessoais e mudam completamente em cada caso. E todos contribuem para levar ao Diagnostico correto. Um bom médico ainda verifica a situaçao nutricional e emocional de seu paciente, mesmo que rapidamente

Aí, depois de bastante trabalho, chegamos a um diagnóstico.
Depois desse diagnóstico (que é uma hipótese) vamos confirma-la via exames. Entenda assim: os exames só CONFIRMAM uma hipótese clínica que o médico altamente treinado fez.
Os exames sozinhos pouco nos oferecem para elucidar o que está acntecendo.

Entao, nada se pode dizer sobre dados isolados.
Como meus antigos Professores falavam: NAO SE TRATA O EXAME. TRATA-SE O PACIENTE.

Percepçao pessoal
Assim como o senhor, muitos colocam apenas resultados de exames aqui.
Imagino várias causas para isso:
1) nao confiam em seus médicos(as). Comentário: isso é triste, pois a confiança é uma das bases da relaçao médico-paciente
2) seus médicos nao deram tempo para eles durante a consulta- Comentário: isso é ainda mais triste. Entendo que temos que esclarecer nosso paciente sobre nosso Raciocínio Clínico, e dar tempo para dúvidas (claro que nenhum médico admite dúvidas vindas pela desconfiança em seu trabalho). Mas o bom Médico responde ás dúvidas e esclarece pacientes e familiares.
3) os médico(as) nao seguiram a lista acima, e nao chegaram a um Raciocínio Clínico adequado.
Comentário: quantas vezes eu mesmo me consultei, e o médico(a) nem me perguntou sobre que remédios tomo. Fiquei chocado. Isso é básico. E aí, talvez tenhamos que melhorar nossas Escolas de Medicina, que sao muitas mas nem sempre boas.

Em outras palavras: quem dá o diagnóstico para o médico é o próprio paciente. O médico tem obrigaçao de conhecer O QUE verificar em uma consulta, para fazer o seu Raciocínio Clínico. E o médico tem OBRIGAÇAO de dar seu melhor ao paciente.

Aos que me procuram, umas palavrinhas

Nas proximas semanas a Clínica não funcionará. Não haverá nem mesmo atendimento telefônico
Mas, tão logo eu volte ao Brasil, queremos reformular a Agenda.

Por favor, não tente contato por fone. Não queremos que fique frustrado. Temos grande respeito a nossos pacientes.
Se quiser, escreva para abea.filantropia (arroba) gmail.com. Nao tente mercar nada pelo Doctoralia

Mas, me atrevo a falar algo pessoal:

Sei que as consultas comigo nem sempre tem grande celeridade. A procura é grande, e tenho muitas atividades.
Eu não quero deixar de fazer meus estudos fora (por que são uma chance única) . Quantos médicos tem a bençao de estudar fora mais uma vez, mesmo sendo da geraçao mais velhinha como eu? Sou muito grato de ter essa oportunidade em um local de renome mundial, já que quando mais jovem já estive em algumas Universidades do Exterior (quem tiver paciência pode ver no Perfil).

Mesmo assim, me atrevo a fazer um pedido
Peço a meus (futuros) pacientes que:
se acharem que alguma demora irá prejudicar sua saúde, procurem outro médico. NAO me esperem caso achem que a celeridade é importante.

Sua saúde é IMENSAMENTE mais importante do que eu ter a Clínica lotada.