Minha irmã tomava depakote 500, só que o médico receitou depakote ER, só que ela teve convulsão

3 respostas
Minha irmã tomava depakote 500, só que o médico receitou depakote ER, só que ela teve convulsão e não come há dias. É possível que essa mudança de remédio esteja tirando o apetite dela?
Olá. O Depakote ER, forma de liberação prolongada do Divalproato de Sódio, pode causar como efeitos adversos náuseas, vômitos e diminuição do apetite (hiporexia), principalmente no início do tratamento ou após aumento da dose.

Então tal sintoma pode ser causado sim pelo medicamento.

Entretanto ela deve consultar com o seu Neurologista para avaliar melhor o que está ocorrendo.

Abraços!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A mudança de apetite pode ser causada por muitos fatores, só conhecendo o paciente a fundo para opinar neste caso. Acho pouco provável ser da troca de medicação, mas já vi isto acontecer e não excluiria isso a priori.
O nível no sangue do divalproato na apresentação ER é 10 a 20% menor do que na apresentação de liberação entérica (não ER), Assim, se o paciente usa 1250mg de Depakote, na mudança para o Depakote ER, vai necessitar de uma dose maior 10 a 20% maior, cerca de 1500mg/dia. Assim, se usa 875mg de Depakote, vai necessitar de 1000mg do Depakote ER. É possível que o agravo do quadro epiléptico de sua irmã se deu pela redução do nível da medicação anticonvulsivante. Se for feito o ajuste da dose, o Depakote ER e o "não ER" terão efeito equivalente. A falta de apetite pode ter relação com o agravo do quadro epiléptico, ou ser efeito colateral da medicação, ou ter outra causa. É importante realizar exames da função do fígado e do pâncreas, além de hemograma e dosagem do valproato no sangue, 12 horas após a última tomada, para avaliar se o nível da medicação está no intervalo adequado para o tratamento.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 803 perguntas sobre Depakote
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.