Minha irma tem atraso mental, tem 27 anos e age como se tivesse 10. Meus pais não sabem como lidar,

10 respostas
Minha irma tem atraso mental, tem 27 anos e age como se tivesse 10. Meus pais não sabem como lidar, ela passa em psiquiatra e toma fluoxetina, mas eles têm medo de deixá-la sozinha, protegem muito. Ela nunca trabalhou, nem faz faculdade. Um neuropsicólogo seria interessante pra ela?
Faltam algumas informações importantes aqui: ela tem quais acompanhamentos para esta deficiência? Toma este medicamento, que não tem relação direta com esta deficiência, por qual razão:
Mediante as informações, é de fundamental importância este acompanhamento neurológico, até para que se tenha um diagnóstico acertado e os medicamentos mais adequados.
Agora aqui cabe questionar: de acordo com a informação de que age como se tivesse 10 anos, achei interessante você falar no fato de que ela nunca trabalhou e nem fez faculdade... com "10 anos", quem trabalha e faz faculdade:
Acredito que um olhar familiar seria muito interessante e até imprescindível aqui...
Pense nisso..
Atenciosamente,
Kelly

Uma avaliação neuropsicológica pode ajudar na definição de forças e fraquezas cognitivas, além de confirmar o diagnóstico de atraso mental/ deficiência intelectual. No entanto é importante compreender que o atraso mental implica na necessidade de apoio nas atividades de vida diária, tais como autonomia e segurança. Uma pessoa com atraso mental pode ter dificuldade em concluir os estudos e exercer uma atividade laboral . Att : Mariana Antony
Certamente um neuropsicólogo poderá ajudar para avaliar seu potencial intelectual atual (QI) e mensurar cada capacidade cognitiva além, do emocional. Porém,terá que ser um percusso multidisciplinar para que sua irmã e pais tenham informações assertivas e que se possa abrir as portas para inserção social e tratamento adequado à sua irmã e concomitantemente aos seus pais que nesta relação de super proteção podem estar adoecidos também e co-dependentes afetivos. Estou a disposição para quaisquer esclarecimento !
Nesse caso sua irmã deveria estar passando por uma equipe multidisciplinar sim. Mas antes seria imprescindível, realizar a avaliação neuropsicologica para oferecer um norte aos outros profissionais. E assim ser possível orientar os seus pais, sobre ate que ponto ela deve ser super protegida e o quanto seria importante desenvolver sua autonomia.Abraços
Ter um parente doente sempre é muito difícil para todos. Imagino que também tenha sido para você de forma que te mobiliza a procurar ajuda profissional para ela.
Valeria a pena também olhar um pouquinho pra você, você fala da dificuldade de seus pais para lidar com esta questão, mas ter seu próprio espaço para como irmã para entender e poder elaborar melhor esta história toda pode ser bem importante. Pense nisso e se precisar conte comigo.
Seria muito importante que sua irmã tivesse um diagnóstico amplo, Passando por Neuropsicológos, Psquiatra, Psicologo comportamental, Ginecologista avaliando os hormonios e etc... Com 27 anos apresentando esses sinais de atraso mental, é possivél que ela ja tenha sido diagnósticada em algum momento talvez porém não de forma ampla. Essa seria minha primeira orientação. Um diagnóstico mais amplo e bem fundamentado. Após isso, então poderá ter mais opções de tratamento e ajuda coreta e eficaz.
Existem muitas coisas, Tratamentos alternativos que podem ajudalá a melhorar suas condições.
Abracos espero ter ajudado.
Att
Dra. Sayonara Machado.
Conforme dito anteriormente, é necessário um diagnóstico. Em relação a questões de comportamento, um Psicólogo poderá ajudar sua irmã e sua família a buscar estratégias em questões pontuais, como autonomia. Procure um profissional especializado e que possua experiência com pessoas com deficiência. É importante que toda a família esteja envolvida nos processos e sintam-se a vontade com este profissional.
Um diagnóstico mais exato seria a primeira providência a tomar , assim fica mais fácil de traçar um tratamento adequado e mais eficaz. Com ctz ela é os pais precisam de orientação para conduzir melhor a situação, um Neuropsicólogo seria de grande ajuda sim, bem como outros profissionais tb por ser necessários para complementar o acompanhamento.
Olá,

Algumas orientações fundamentais são:
Ela recebeu o diagnóstico médico dessa condição? Se sim, ela precisa de acompanhamentos relacionados a deficiência em questão com neurologista.

Se ela já faz acompanhamento com essa especialidade médica também é importante que ela passe por uma avaliação neuropsicológica. Assim, seus pais obterão as informações sobre suas habilidades/ potencialidades e as dificuldades que ela tem. Após essa avaliação, o neuropsicólogo poderá oferecer a partir dos resultados uma Reabilitação Neuropsicologica para melhorar as potencialidades e as dificuldades!

Espero ter ajudado vc!

Abs
Ola! É interessante um acompanhamento além de neurológico psicoterapeutico. As potencialidades de sua Irmã estão sendo "negadas" pelo quadro clínico. A família pelo que vc descreve está presa no diagnóstico e estão funcionando de uma maneira disfuncional tanto pra ela como entre eles. A família deveria realizar uma psicoterapia é entender como poderiam funcionar nesse processo! As mudanças virão passo a passo, em um conjunto. A união faz a força e fortalecer os vínculos da dinâmica familiar será facilitador desse movimento. Abraço e