Minha irmã foi doar sangue e descobriu que tem chagas ,ela tem apenas 18 anos ,esta doença pode matar

3 respostas
Minha irmã foi doar sangue e descobriu que tem chagas ,ela tem apenas 18 anos ,esta doença pode matar o que devemos fazer pois até hoje ela nunca apresentou sintomas ,que especialista devemos procurar estamos muito assustados.?
A doença de Chagas é uma parasitose causada por protozoário. A presença dele no organismo pode causar várias complicações que devem ser acompanhadas quando e se acontecerem. Recomendo que ela seja avaliada por um cardiologista, pois as alterações cardíacas podem ser silenciosas e deve procurar outros médicos quando e se apresentar outras complicações.

Bom dia. A doença de chagas, doença crônica provocada por um parasita chamado trypanossoma cruzi, pode se se manifestar como forma indeterminada ( 70% dos infectados, havendo apenas sorologia positiva sem acometimento de nenhum órgão) ou acometer trato intestinal e/ou coração ( forma digestiva ou cardíaca). Em relação á forma cardíaca da doença, pode ocorrer desde alterações ao eletrocardiograma e ausência de sintomas até uma dilatação progressiva do coração com insuficiência cardíaca ( forma cardíaca dilatada) ou arritmias e bloqueios graves com necessidade de implante de marca-passo ( formas cardíaca arritmogênica). O tratamento da infecção é ainda assunto debatido e sem consenso, sendo feito apenas em alguns centros de pesquisa ( estudo BENEFIT). É fundamental o acompanhamento periódico com cardiologista e gastroenterologista para monitorização e acompanhamento da doença, uma vez que não há como se prever como a infecção irá se manifestar em cada pessoa.
A Doença de Chagas afeta principalmente coração, esôfago e intestino. Seria útil procurar um cardiologista e um gastroenterologista. A evolução é variável, às vezes não manifesta sintomas ou pode manifestar sintomas leves a graves em algum desses órgãos.