Minha irmã foi diagnosticada com demencia fronto temporal, e gostaria de saber se realmente existe recuperação

7 respostas
Minha irmã foi diagnosticada com demencia fronto temporal, e gostaria de saber se realmente existe recuperação para esse tipo de doença?
Como citado acima, é progressiva, não há cura. A reabilitação cognitiva e comportamental utiliza de e técnicas e tarefas que ajudam que este declínio seja mais lento e consequentemente sua dependência, tanto junto ao paciente e como orientando a família

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
No início, pode haver uma ajuda para estabilização com técnicas comportamentais e ambientais, junto a medicamentos. Porém, não se pode descartar que é uma doença progressiva, degenerativa e grave. E na maioria das vezes incapacitante.
Vale muito o conhecimento da família, bem como de seus cuidadores, para melhor atender as necessidades da paciente.
Sempre com muito carinho e paciência.
Esse tipo de demência é progressiva e incapacitante, no seu estágio inicial pode haver uma certa estabilidade com o uso de medicação, porém não há uma cura ou um uma estabilização que se mantém por um longo período.
O curso da demência é progressivo, mas vai depender da resposta de cada Paciente. Existem vários medicamentos e reabilitaçôes neuropsicológicas para a boa qualidade de vida do paciente. Sempre a equipe multiciplinar trabalham juntas neste momento. Terapia familiar é importante pois contagia os familiares.
At.,
Monica
Neuropsicóloga!
Como dito a doença é progressiva e a despeito da medicação e acompanhamento multidisciplinar sempre exigirá muito dos cuidadores. Portanto, é importante que estes também busquem ajuda através de atendimento psicológico, a fim de conseguir lidar com a situação e com as mudanças que o quadro irá trazer.

Atenciosamente,
Olá, a doença é progressiva, mas pode ser feita uma reabilitação neuropsicológica para diminuir os sintomas causados por ela. Procure um neuropsicólogo que faça reabilitação.
Boa sorte!
A DFT é uma doença progressiva com diferentes apresentaçoes. Não existem ainda medicamentos totalmente efetivos para o quadro e uma avaliaçao e posterior reabilitação neuropsicologica poderia ajudar no tratamento. Pode ser necessário tratamento com fonoaudióloga para possiveis comprometimentos da linguagem. Abraço

Especialistas

Camilla Ribeiro de Oliveira

Camilla Ribeiro de Oliveira

Neurologista

Alfenas

Poliana Chueri Lima

Poliana Chueri Lima

Geriatra, Especialista em clínica médica, Especialista em dor

São Paulo

Isadora Góis

Isadora Góis

Geriatra

Natal

João Victor Alencar Ranieri

João Victor Alencar Ranieri

Médico clínico geral

Londrina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.