Minha irmã fez uma iliostomia e não consegue engordar mesmo fazendo suplementação na veia com vitami

4 respostas
Minha irmã fez uma iliostomia e não consegue engordar mesmo fazendo suplementação na veia com vitaminas. Oque ela pode fazer além disso ? Ela come muito bem só que já sai na bolsa.peso dela era 48kg agora está com 29kg ela sendo adulta está muito magra
Boa tarde, não sei qual a altura dela, isso é muito baixo peso para adulto a alimentação dela deve ser hipercalorica e com todos os nutrientes necessários aconselho marcar uma hora com o nutricionista.

Olá! Possíveis Causas da Perda de Peso
A perda de peso após uma ileostomia pode ter várias causas, incluindo:
1. Mal absorção: O intestino grosso é responsável pela absorção de água, eletrólitos e nutrientes. Com a remoção de parte do intestino, a absorção pode ser prejudicada.
2. Diarreia: A ileostomia pode levar a diarreia frequente, o que pode causar desidratação e perda de nutrientes.
3. Mudanças na Dieta: Após a cirurgia, pode ser necessário adaptar a dieta para evitar sintomas como gases e diarreia. Isso pode levar a uma ingestão reduzida de calorias.
É crucial que sua irmã continue recebendo acompanhamento médico regular com um gastroenterologista ou nutricionista especializado em ostomias. Além da suplementação venosa, algumas medidas que podem ajudar:
1. Dieta Adequada: Um nutricionista pode elaborar um plano alimentar personalizado para garantir que sua irmã esteja recebendo todos os nutrientes necessários, mesmo com a perda de parte do intestino.
2. Hidratação: A diarreia pode levar à desidratação, por isso é essencial beber bastante água e líquidos isotônicos.
3. Medicação: Em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos para controlar a diarreia ou outros sintomas relacionados à ileostomia.
4. Suporte Emocional: A perda de peso e as mudanças na rotina podem ser desafiadoras emocionalmente. É importante oferecer apoio e incentivar sua irmã a buscar ajuda psicológica se necessário.
No Brasil, existem diversas instituições e grupos de apoio para pessoas com ostomias. Essas organizações podem oferecer informações, recursos e acompanhamento para auxiliar sua irmã a lidar com sua condição e melhorar sua qualidade de vida.
Recomendo a busca por um especialista em ostomias e o apoio de grupos de suporte para que sua irmã receba o cuidado adequado e possa se recuperar da melhor maneira possível.
Olá, como vai?
Sou especialista em Nutrição Enteral, trabalho desde 2008 com pacientes ostomizados e com sondas. Posso te ajudar, marque uma consulta comigo. Veja as minhas últimas avaliações de pacientes que atendi nesse perfil...

Muito importante adaptar a dieta, verificar os exames e medicamentos. Temos hj no mercado muitas dietas diferentes e boas. Faz total diferença ter uma dieta adequada ao perfil da sua irmã.

Óla td bem? Realmente é necessário uma avaliação detalhada, para entender todo o quadro da paciente, como as causas que levaram ao procedimento, se vai ser reversível. Com certeza é necessário uma intervenção nutricional para reverter o quadro, como um ajuste no planejamento alimentar e até suplementações específicas. Nesse momento faça uma alimentação leve e consulte um profissional para um planejamento alimentar de acordo com as necessidades nutricionais da paciente.