Minhã irmã de 3 anos teve o seguinte resultado no exame de urina dela: PSEUDOMONAS AERUGINOSA 200.00

2 respostas
Minhã irmã de 3 anos teve o seguinte resultado no exame de urina dela: PSEUDOMONAS AERUGINOSA 200.000 UFC/mL.

A pediatra pediu para repetir o exame em outro laboratorio, pois acredita que pode ter ocorrido uma contaminação no exame dela, já que ela esta bem e sem apresentar nenhum outro sintoma como febre, vomito, etc. Ela disse que caso dê positivo será necessária a internação dela. Queria saber quais são os riscos e o q pode acontecer com essa bactéria.
Boa noite.
A pseudomonas aeruginosa é uma bactéria que causa infecções na maioria das vezes hospitalares e cursam com sintomas como você descreveu: febre, queda do estado geral, vômitos.
Portanto, a hipótese mais provável é que a pediatra esteja certa.
A razão para internar nestes casos é que esta bactéria só responde a antibióticos que são dados por administração venosa (pela veia), portanto, em hospital.
O principal risco de uma infecção urinária seria a sepse, ou seja, infecção generalizada. Mas fique tranquila, a pediatra deve estar certa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria que pode causar infecções urinárias, principalmente em pessoas com imunidade mais baixa ou que estejam debilitadas. Em crianças saudáveis, sem sintomas como febre, vômito ou dor, pode ser que o resultado seja devido a uma contaminação do exame, por isso a pediatra pediu para repeti-lo em outro laboratório.

Se o próximo exame também der positivo, é importante tratar a infecção com o acompanhamento médico, pois a Pseudomonas pode causar infecções mais sérias se não for controlada. Em alguns casos, como sua pediatra mencionou, pode ser necessária internação para tratar a infecção com antibióticos adequados.

Os riscos de uma infecção por essa bactéria, se não tratada, incluem infecção urinária grave, com possibilidade de complicações renais ou até mesmo uma infecção generalizada (sepse). O mais importante é seguir as orientações da pediatra, fazer o novo exame, e, caso seja necessário, iniciar o tratamento o quanto antes.

Especialistas

Christina Pinho

Christina Pinho

Pneumologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Marcio Rodrigues de Castro

Marcio Rodrigues de Castro

Infectologista, Médico clínico geral

Ipatinga

Agendar uma visita
Eduardo  Franco

Eduardo Franco

Infectologista, Nutrólogo

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Infecções Por Pseudomonas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.