Minha irmã de 14 anos têm TDAH, TDO, diabetes tipo 1, cistos na pineal e rotação no hipocampo. Dislexia

8 respostas
Minha irmã de 14 anos têm TDAH, TDO, diabetes tipo 1, cistos na pineal e rotação no hipocampo. Dislexia e discalculia tbm estão no pacote. Gostaria de saber se a rotação no hipocampo pode estar relacionada com a memória dela que está ficando ruim e com isso o rendimento escolar está péssimo.
Estou de acordo com o Dr. Ricardo B. Marques, e, acrescento ainda, que ela deverá procurar um fonoaudiólogo, esse profissional irá ajuda la na compreenção dos seus deveres na escola e no aprendizado em geral, possibilitando que ela tenha uma convivência de mais igualdade com seus colegas de classe.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O hipocampo e o Giro parahipocampal situados na região temporal tem relações com a memória. Qualquer disfunção nestas estruturas macroencefálicas ocasionam problemas na memória de curto prazo, por isso sua irmã está tendo problemas em reter novas informações prejudicando seu rendimento escolar. Além do problema no hipocampo existem outras sindromes que estão afetando sua performance escolar: o TDAH do tipo dessatento muito comum em meninas, além do Transtorno Desafiador Opositivo, da discalculia (déficit de aprendizagem matemática) e da Dislexia estão cronificando a dificuldade de aprendizagem de sua irmã. Apesar da maioria dos cistos serem benígnos se estes cistos na glândula pineal forem grandes eles podem provocar sintomas como dores de cabeça, distúrbios visuais, convulsões, entre outros. P/ o caso dos cistos procure um neurologista e para as outras sindromes (TDAH, TDO, Dislexia, Discalculia) procure profissionais da saúde mental (psicólogo, psiquiatra, neuropsicólogo).
Concordo com os colegas que citaram acima, o hipocampo tem muitas relações e interferem muito com relação a memória. Se ainda existem comorbidades é imprescindível que se faça uma avaliação multidisciplinar com as devidas orientações da junta médica na qual ela está sendo atendida para que se tenha um parâmetro para trabalhar as disfunções prejudicadas que no momento estão interferindo na aprendizagem e em outras áreas. Ressalto a importância de todos os profissionais estarem em conexão para que assim haja uma reabilitação eficaz. Profissionais como psicopedagoga, fonoaudióloga, psicóloga e neuropsicologa podem auxiliar no tratamento e os resultados serem bastante satisfatórios. Estou a disposição se necessitar de informações na área de Psicopedagogia.
Com todos estes problemas, sua irmã deve estar fazendo tratamento. Somente os profissionais que acompanham o caso dela poderá responder a sua pergunta.
Inicialmente, o diagnóstico não deve estar correto. É impossível ter todos esses transtornos. Procure um psicoterapeuta, neuropsicologo , neuropediatra, para esclarecer e reabilitar os sintomas fundamentais.
Sim, a rotação do hipocampo pode estar afetando a memória de sua irmã, prejudicando seu rendimento escolar. Porém, diante do quadro por você descrito, é praticamente certo que não é somente esse o fator de prejuízo para a memória e a queda de rendimento dela.

Sua irmã, com todas essas características, precisa ser acompanhada bem de perto por uma equipe multidisciplinar, envolvendo, pelo menos, 5 a 6 profissionais: clínico geral, endocrinologista, neurologista, neuropsicólogo, psicopedagogo e psicoterapeuta. Se isso não estiver acontecendo, precisa acontecer o quanto antes, pois as devidas intervenções, em cada área, precisam ser feitas para que sua irmã possa se desenvolver adequadamente e ter saúde física, mental e emocional...
Concordo com todos os colegas acima, realmente a região hipocampal é a responsável por todas os tipos de memórias. Se a paciente está demonstrando prejuizos é preciso desta equipe multidiciplinar trabalhar juntas, para dar suporte emocional para sua qualidade de vida e acrescento uma reabilitação para a memória e funções executivas.
Át.
Monica Araújo
Neuropsicologa
Diante desses transtornos , comorbidades , realmente a memória pode estar afetada , porém é muito importante observar onde há maior prejuízo e proceder ao tratamento que promova maior qualidade de vida e exercícios de foco , atenção e memória são imprescindíveis.

Especialistas

Andressa Lehmann

Andressa Lehmann

Psicólogo

Rio de Janeiro

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 441 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.