Minha Glicemia em Jejum está em 89 e minha Glicada em 6.1. Meu endocrinologista passou um remédio e

2 respostas
Minha Glicemia em Jejum está em 89 e minha Glicada em 6.1. Meu endocrinologista passou um remédio e mandou eu cortar açúcar, carboidratos finos e etc… me orientou a perder peso e fazer exercícios… só isso já é o suficiente para ter uma diminuição na Glicada?
Sua pergunta é extremamente pertinente e reflete uma abordagem proativa em relação ao controle da glicose no sangue, uma peça chave para o manejo de pré-diabetes e para a prevenção do desenvolvimento do diabetes tipo 2. O valor da hemoglobina glicada (HbA1c) de 6.1% realmente sugere que você está no limiar da pré-diabetes. Essa medida indica a média dos seus níveis de glicose nos últimos três meses e ser capaz de manter essa média dentro de um intervalo saudável é crucial.

Modificações na dieta, como você mencionou, são fundamentais. Reduzir a ingestão de açúcares simples e carboidratos refinados é uma estratégia eficaz porque esses alimentos causam elevações rápidas na glicose sanguínea. Inserir no seu dia a dia alimentos que contenham carboidratos complexos, como grãos integrais, e aumentar o consumo de fibras através de frutas, legumes e verduras ajudam a moderar os níveis de glicose no sangue, contribuindo para uma liberação mais controlada de insulina.

A atividade física, como bem apontado, é outra coluna vertebral para a gestão dos níveis de glicose. Exercícios regulares não só ajudam a diminuir diretamente os níveis de glicose sanguínea, como também aumentam a sensibilidade à insulina, o que é benéfico para o controle da glicose a longo prazo.

Além disso, a perda de peso tem um efeito direto e potencialmente transformador na melhoria da sensibilidade à insulina e na redução do risco de progressão para diabetes tipo 2. Estudos mostram que mesmo uma perda modesta de peso, por exemplo, 5% a 10% do peso corporal, pode ter impactos significativos na saúde metabólica.

É importante ressaltar que cada indivíduo responde de forma diferente a mudanças na dieta e no regime de exercícios. Portanto, é essencial trabalhar com um profissional de saúde que entenda suas necessidades individuais e possa orientar as alterações de estilo de vida de forma personalizada e integrada. A medicina integrativa, com seu enfoque holístico, pode ser especialmente útil ao considerar todos os aspectos de sua saúde no desenvolvimento de um plano de tratamento.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

'Só' isso? Está otimo, remedio dieta e treino, vai dar certo sim, confia!

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
lnsta: @andremahmoud.endocrino
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!