Minha filha vai fazer 1ano e desde que ela nasceu eu me sinto pressionada a ser perfeita e sei que não

28 respostas
Minha filha vai fazer 1ano e desde que ela nasceu eu me sinto pressionada a ser perfeita e sei que não sou! Me sinto triste, com raiva de mim mesma e do mundo, sentimento de inutilidade, insegura! Todos falam que ando estressada/brava! Tenho ódio de mim!Sinto pena da minhafilha por ter uma mãeComoEu
A chegada de um filho é, em geral, um momento envolto em muitas expectativas e projetos, acompanhado de uma felicidade e muita dedicação. Esta mudança de ciclo traz alterações profundas na forma em que a mãe, especialmente, se identifica, com transformações na dinâmica familiar e conjugal (quando trata-se de casal). As atenções se voltam ao bebê e as necessidades de atenção e afeto da mãe ficam relegadas a um plano muitas vezes distantes. Os modelos amplamente e comercialmente divulgados sobre o que é ser mãe não dão conta da complexidade dos sentimentos e desafios, que se mostram muitas vezes antagônicos, que compõe a maternidade.
O sentimento de incompreensão, extremo cansaço, culpa e arrependimento (entre muitos outros) podem se misturar ao amor pleno, sem que isto macule a maternidade.
Por toda esta complexidade que é muito recomendável o acompanhamento psicoterápico.
Se puder ajudar mais, disponha.
Abraços .

Boa tarde! Vc tem consciencia do que ocorre com voce, questiona sobre sua posicao atual. Isso e um passo muito bom.
Sera que vem questionando outras coisas? E nao esta encontrando uma saida p ser voce de verdade? Sao varias perguntas que devemos fazer. Se precisar de ajuda procure um psicologo , sim!
Sim, a ajuda de uma psicoterapia é fundamental neste momento, pedir e aceitar ajuda das pessoas à sua volta também é importante. Tirar um tempo para você mesma também. Mas, você pode estar com um quadro de depressão pós-parto, que só está piorando com o tempo e que, dificilmente, vai melhorar sem ajuda especializada. Procure um médico, de preferência, um psiquiatra. Se não tiver acesso a um, fale sobre seu estado de humor com sua ginecologista, que poderá inclusive solicitar exames, para ver se seus hormônios já voltaram ao normal depois da gravidez e, se for o caso, te receitar alguma medicação antidepressiva ou te encaminhar para o profissional mais adequado.
Não se cobre tanto. Sua filha terá a mãe que você conseguir ser. E isso acontece com todos, tente não se comparar com outras mães elas não são você e você não poderá ser elas.

Entenda que não existe um manual de boa mãe com resultados garantidos. Apenas acolha o que você está sentindo, fazendo uma compreensão e permitindo sentir, para usar como recurso de aprimoramento.

O desespero não é bom conselheiro. Busque formas de se acalmar. Você não tem de dar conta de tudo sozinha, peça ajudar; se permita ter um momento longe da sua filha para fazer o seu autocuidado. Cuide de você, ou não conseguirá dar um cuidado de qualidade a ela. Tenha o seu momento de respirar.

Espero que tenha ajudado um pouquinho. Um forte abraço!
Minha querida, embora seja desafiador lhe aconselhar a partir de uma pergunta, lhe encorajo a procurar uma avaliação com um profissional da área da psicologia ou quem sabe um profissional da área médica, pois muitas vezes a mãe desenvolve uma depressão pós parto, e a mãe por não saber desta possibilidade acredita ser uma "mãe má", o que não é seu caso, apenas vc precisa ser ouvida, avaliada e devidamente orientada. Toda mudança, mesmo as positivas causam certo estresse, assim já que vc está se vendo desta forma procure ajuda, pois tenho absoluta certeza de que vc encontrará uma forma de lidar com este momento que é desafiador, porém de grande realização tb. Grande abraço. Judah Linharse
Que bom que você está buscando uma ajuda. É muito importante você visitar um médico, pode ser o ginecologista, e explicar esses sentimentos que está tendo. Se puder buscar uma terapia, seria uma ótima ideia também. As mamães também precisam de todo cuidado, para estarem saudáveis após a gravidez e cuidarem dos seus bebês.
A chegada de uma filha ou filho traz muitas mudanças, muitas expectativas (sua e da sociedade) e com isso, muita pressão para que a mãe dê conta de tudo.

Não se culpe por ter esses sentimentos, você não é uma mãe ruim por isso, você é uma mãe, humana, que está se adaptando a essa nova fase da vida.

Porém, não deixe de procurar terapia para você ter um suporte emocional e um momento para cuidar de sua saúde mental. Nesse momento a terapia é essencial e pode te ajudar a lidar com todos esses sentimentos, evitando que eles "aumentem" e te tragam um maior prejuízo.

Se precisar de algo fico a disposição! Boa sorte!
Não precisa ser desse jeito, acredite! Essa fase pode ser muito difícil para muitas mulheres, mas existem profissionais que podem ajudar. O processo terapêutico é um processo de autoconhecimento, e tenho certeza que você descobrirá muita coisa interessante sobre você mesma, e assim consequentemente será melhor para os que te cercam. Um grande abraço.
Embora você esteja querendo passar para tua filha a mensagem de que é uma mãe perfeita, você acabe passando para ela a mensagem de que só uma pessoa perfeita merece ser amada, o que a fará seguir pelo mesmo caminho.
A idealização que você fez de si mesma, pelo que demonstra, e não consegue alcançar, ocasiona esse sentimento de fracasso e de inferioridade. A maneira como você se vê, na verdade, precisa ser elaborada e compreendida. O processo terapêutico é indicado para que você possa ter esse espaço de, junto a um profissional, lidar com essa dor que imagino não ser pouca. Busque uma terapia, e se precisar, conte comigo!
olá, a maternidade pode ser um momento em que questões internas aparecem. Procure um psicólogo/psicanalista para falar desse momento. Ter um espaço onde a fala possa te trazer compreensão desse sentimento que você está tendo.
É muito importante que as mães e pais cuidem da sua saúde emocional. A fase do nascimento do filho é repleta de expectativas, muitas delas idealizadas a partir de experiências ou ideias de outras pessoas. Costumo dizer aos meus clientes: "somos seres possíveis". Dentro de suas possibilidades, procure perceber o que de melhor você tem a oferecer a sua filha. Cuide de seu emocional, tenha um momento para você!
A maternidade não é só flores como muitos pregam de forma ilusória. Ser mãe coloca a mulher em uma posição de vulnerabilidade, seja pelas alterações hormonais, seja pela revivência de suas próprias questões, ainda mais quando essa criança é também do sexo feminino. No seu caso, parece que a maternidade exaltou as dificuldades que já carregava antes no seu ser, como: ser perfeita, agradar o outro, cobrança excessiva e baixa autoestima. Procure desmistificar essas crenças desadaptativas, pois só te fazem sofrer. Você não precisa ser perfeita, não precisa sempre agradar o outro e nem se cobrar tanto! Seu valor não está aí! Quanto mais se conhecer, se observar, se cuidar e se amar melhor será para você mesma, e, consequentemente, melhor mãe e melhor exemplo para sua filha. Está tudo aí dentro de você! E, muitas vezes, será necessário desagradar o outro para ouvir a si mesma. Pode ter certeza que com ajuda profissional e engajamento terapêutico você conseguirá ser melhor para si e para sua filha!
Boa noite, o nascimento de um filho além de modificar os abitos internos da casa modificam de forma significativa a forma de pensar a vida e a rotina do casal. Para a mae recem parida e de primeiro parto ainda mais essa transformação é radical, seja na rotina da casa devido a atenção que o bebé precisa, seja pela mudança da função hormonal em função da lactação. Muitas mulheres entram em depressão pós parto a causa disso precisa ter muita atenção. Frequentar uma psicoterepia pode ser uma oportunidade mais adequada para se autoregular com a ajuda de um/a profissional. Nao sudestime seus sintomas procure ajuda!
Boa noite! O recorte da questão que você traz,pode ser um reflexo de como já se sentia antes do nascimento de seu filho,porém com essa mudança tanto no seu corpo como em sua família podem ter aberto canal para que os conflitos internos ficassem mais latentes/evidentes.Busque ajuda psicológica para que identifique os gatilhos causadores de seu mal estar e para que possa desempenhar seu papel de mãe de uma maneira saudável e satisfatória para todos.
Olá, recomendo a leitura do livro: a coragem de ser imperfeito.
Quando você fala que tem pena, pode ser o sentimento de culpa por não ser uma mãe boa, resultado dos aprendizados que teve ao longo da vida sobre a mãe que deveria ser.
Não existe um modelo de mãe perfeita, não se cobre tanto, você faz o melhor que pode. Recomendo fazer uma consulta com o psicólogo, é muito comum os sentimentos e emoções que descreveu nesse período, é preciso olhar para eles e cuidar . Espero ter ajudado.
Olá, vejo que você tem uma autocobrança extrema e isso pode causar consequências desconfortáveis para sua saúde e também para sua filha e pelo jeito tem trazido também para sua vida social, haja vista que pessoas estão lhe alertando sobre seu comportamento estressado e raivoso. Entendo o quanto é importante para você exercer da melhor forma possível este papel, mas precisa de autocompaixão para isso. Precisamos analisar esses pensamentos que estão lhe causando tanto desconforto e lhe trazendo baixa autoestima. Recomendo terapia para que consiga entender sua visão de mãe ideal e mãe real e aprender a lidar com as incertezas e até os erros. Isso faz parte da maternidade, erros e incertezas. Sempre digo que não podemos cuidar do outro se não estamos bem. Cuide-se. Qualquer necessidade, estou a disposição.
Prezada, seria preciso você realizar um processo psicoterapêutico para identificar em que situações e diante de que pessoas você sofre dessa pressão para ser perfeita, assim como onde e em que circunstâncias ocorre a tristeza, a raiva de si mesma e do mundo, o sentimento de inutilidade e insegurança. Suas queixas dizem respeito a complicações psicológicas que se estabelecem na vida de relações e provocam tensão, pois a pessoa almeja que as coisas ocorram de um modo e acontecem de outro. Por exemplo, quer se ser uma determinada mãe na relação com a filha e não consegue, como em um cabo de guerra que a puxa para um lado, querendo ir para outro. Isso gera tensão e uma ânsia por sair dessa situação, que é a ansiedade que acontece com sintomas como a ira, a tensão psicofísica, a precipitação de pensamentos, o ímpeto de agredir, a pressão no peito, a insônia, entre outros.
Assim, identificando no momento atual e no cotidiano o que está tendo função para gerar tal dificuldade emocional, ou seja, que pessoas/coisas e quais situações servem de gatilho para os seus acessos emocionais, se procede a localização do que está travando e impedindo-a de viver plenamente e com tranquilidade, tornando possível fazer um caminho de superação de seus impasses e dificuldades através da mediação da psicoterapia.
Em alguns casos, faz-se necessário também ir as ocorrências do passado que foram sofridas, que podem estar tendo função nas situações presentes, por terem deixado marcas profundas no período de vida em que a pessoa forma sua personalidade, que é na primeira e segunda infância, e adolescência. Mas isso vai depender do avanço que você conseguirá ter nas suas relações presentes ao resolver seus impasses, apenas intervindo nas ocorrências atuais, e se for identificado que a plena resolução de sua complicação emocional só acontecerá com a descrição e localização dos episódios de gênese de sua personalidade.
Assim conhecem e trabalham os profissionais do Consultório Relações, integrantes atuais do quadro de associados ao NUCA: Estudos e Atividades em Existencialismo (nuca.org.br).
Busque ajuda e um lugar para poder falar sem reservas sobre isso. A maternidade é um momento difícil mesmo, mas talvez você possa, ao longo do tempo, extrair momentos bons dessa árdua tarefa. Bjs
Olá!

A maternidade, muitas vezes, não é exatamente como aquela representada nas redes sociais ou nos filmes e novelas.

É uma experiência que pode desencadear sentimentos de incapacidade na mulher, especialmente quando existe tanta pressão social para ser "uma mãe perfeita", como você menciona.

Uma coisa que pode ajudar você nesse momento, é compartilhar com as mães que fazem parte do seu círculo social como você se sente nesse momento. Eu realmente acredito que ela devam se sentir como você em alguns momentos. Quando nós compartilhamos o que estamos sentindo e pensando, temos a possibilidade de receber acolhimento, compreensão e de ouvir as experiências das outras pessoas que já passaram por algo similar.

Outro ponto de apoio, se possível, é o seu parceiro. Tente compartilhar com ele o que você sente, talvez ele possa te ajudar a enxergar as coisas de uma outra maneira.

A outra oportunidade possível, é buscar terapia mesmo. O psicólogo pode te ajudar com essa questão e com outras que possam surgir com a maternidade.

Espero ter contribuído de alguma forma!
Olá querida, imagino que você deve estar se sentindo muito pressionada com tudo isso. Olhe, não existe mãe perfeita, a gente faz o que pode. Tenho certeza que se ela pudesse falar diria que você está se cobrando demais. Todo mundo fala do quanto é maravilhoso ser mãe, mas poucas pessoas falam do quanto é dificil e cansativo. Imagino que tudo isso te deixe triste. Talvez seja bacana você buscar uma ajuda profissional para te apoiar. Quando temos bebê nossos hormônios ficam loucos e então nossas reações podem ser um pouco exageradas e temos a tendência de deprimir. Ser mãe é um processo muito dificil. A criança não vem com manual de instrução. Pense na possibilidade de fazer uma psicoterapia, pode te ajudar muito.
A pressão talvez seja em seguir modelo social, busque ajuda. A busca do papel da "mãe perfeita" é um grande inimigo em diagnósticos como depressão pós parto. Somos "mães possíveis" imperfeitas, aprendendo a cada dia. Busque ajuda!
Minha querida, sinto muito por estares passando por isso. A chegada de um bebê já mexe muito com as nossas rotinas e já é pesada o bastante, então imagino como deves estar com tantas cobranças dentro de vc mesma. Eu te aconselho a procurar ajuda profissional, vc não precisa ser tudo isso que está se cobrando para ser, vc precisa apenas estar disponível para o seu bebê, mas neste momento, com tantas cobranças, eu imagino que a disponibilidade fique prejudicada. Um bom profissional vai te ajudar.
Existe uma pressão significativa colocada na mulher para que ela seja uma boa mãe, acaba sendo difícil realmente lidar com essa pressão, além da sobrecarga e carga mental. Mas é importante, para você e para a sua filha, que você consiga se dar a liberdade de ter outros papeis, não só o de mãe. Além de encontrar uma forma mais leve e saudável de exercer a maternidade. Um processo de psicoterapia pode te ajudar neste percurso.
Se você quiser ter uma vida saudável (nem todos querem), basta procurar uma psicoterapia e mdicção, boa sorte.
Olá! A maternidade é um momento que traz mudanças muito importantes na vida das mulheres. Expectativas muito altas, julgamentos e um ambiente desfavorável podem dificultar ainda mais a vida de algumas mães. Sugiro que você busque uma psicoterapia, certamente poderá te ajudar.
Olá querida, espero que esteja bem. Me parece pelo seu relato que vem apresentando uma sobrecarga mental intensa, relacionada aos desafios e dificuldades da maternidade. A psicoterapia é recomendada para trabalhar as questões emocionais e comportamentais que podem está abalando sua saúde mental. Fique bem! Um afetuoso abraço.
Olá. Sinto muito que esteja vivendo isso. Minha orientação é investir em autoconhecimento, para ter mais clareza de como fazer para lidar com esses sentimentos. Psicoterapia vai te ajudar nessa direção. Abraço.