Minha filha usa DEPAKOTE 250 pra tratar enxaqueca. Como não houve a melhora desejada em 1 ano, o neuro

3 respostas
Minha filha usa DEPAKOTE 250 pra tratar enxaqueca. Como não houve a melhora desejada em 1 ano, o neuro mudou para DEPAKOTE ER 500. Gostaria de saber as diferenças entre ambos medicamentos, e se DEPAKOTE 500 pode substituir do ER?
Dr. Marcos Piovan
Psiquiatra
Belo Horizonte
A formulação ER indica um mecanismo de liberação prolongada usada uma vez ao dia . Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Leonardo Ciciarelli P. Lima
Psiquiatra
São Paulo
Boa noite,
O Depakote e o Depakote ER são cápsulas de liberação no intestino (entérica) que contém a mesma substância: divalproato de sódio. Porém, o Depakote ER é uma cápsula de liberação prolongada, portanto tem a vantagem de ser administrado apenas uma vez por dia e ocasiona menos efeitos colaterais em comparação com o Depakote, como por exemplo irritação gástrica. Por outro lado, quando se faz a mudança pro Depakote ER é necessário aumentar em pelo menos 30% a dose em comparação com a dose do Depakote, sendo assim uma dose de Depakote 500 não equivale a dose do Depakote ER 500.
Vale lembrar, que caso a sua filha esteja em idade fértil, é de extrema importância afastar gravidez antes de se iniciar o tratamento, além de utilizar métodos contraceptivos eficazes durante o seu uso, visto que este fármaco pode causar mal formações no feto.
Atenciosamente,
Dr. Leonardo Ciciarelli
A formulação ER indica que o medicamento pode ser usado uma vez ao dia, enquanto que o outro precisa de duas tomadas. Abs

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 820 perguntas sobre Depakote
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.