Minha filha usa cadeira de rodas à 9 anos e percebi que seus pés estão ficando tortos, como se estivessem

3 respostas
Minha filha usa cadeira de rodas à 9 anos e percebi que seus pés estão ficando tortos, como se estivessem esticados e um pouco voltado pra dentro. É devido o motivo dela estar sem andar? Existe tratamento?
Necessário procurar um fisioterapeuta especializado em reabilitação neurológica para realização de trabalho de alongamento, fortalecimento muscular, posicionamento, correção postural, bem como orientar sobre o posicionamento adequado na cadeira, utilização de órteses corretoras para evitar mal posicionamento e compensações que poderão levar a complicações respiratórias e deformidades.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Provavelmente, o problema dos pés da sua filha é pelo fato dela estar num posicionamento inadequado na cadeira, e/ou pelo desuso da musculatura. Existe tratamento sim, e quanto antes você buscá-lo, melhor. O tratamento primordial e indispensável é a fisioterapia motora, indico também a hidroterapia. O(a) fisioterapeuta orientará o melhor posicionamento para ela quando estiver usando a cadeira de rodas, podendo utilizar faixas elásticas com velcro para estabilizar os pés ou mesmo algum tipo de prótese, evitando tais rotações, se ele(a) achar que convém.
Pode ser o caso, também, da utilização de bandagem neuromuscular (tapping ou Kinesio Taping), recurso utilizado pelo(a) fisioterapeuta e indicado pelo(a) mesmo(a).
Olá, o primeiro passo é procurar um médico fisiatra ou neurologista para avaliar a presença de espasticidade, caso haja o médico poderá indicar aplicação de toxina botulínica e/ou medicação, dependendo da gravidade uma correção cirúrgica, é importante a continuidade de fisioterapia motora, alongamentos diários em casa e o uso de órteses de posicionamento.

Especialistas

Ana Paula Monteiro de Araújo

Ana Paula Monteiro de Araújo

Fisioterapeuta

Belém do Pará

Rodrigo da Ponte Barbosa

Rodrigo da Ponte Barbosa

Especialista em medicina física e reabilitação

Fortaleza

Eliana Oliveira

Eliana Oliveira

Fisioterapeuta

Itabaiana

Leandro Monteiro Maemura

Leandro Monteiro Maemura

Especialista em medicina física e reabilitação, Especialista em dor

Goiânia

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Paraplegia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.