Minha filha toma xerelto, tem alguma restrição alimentar?

5 respostas
Minha filha toma xerelto, tem alguma restrição alimentar?
É necessário saber o motivo pelo qual o médico prescreveu a medicação, já que algumas condições onde ele é indicado podem receber auxílio de melhoria por meio da mudança positiva da alimentação, mas a princípio, não há interação específica de nutrientes ou que precise consumir em horário diferente da refeição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, excelente pergunta!


Xarelto (rivaroxabana) é um anticoagulante e, é indicado para prevenção de derrame (AVC) e de formação de coágulo em outros vasos sanguíneos (embolia sistêmica) em pacientes adultos com arritmia do coração...
Imagino que foi prescrito pelo seu médico.

Para dar continuada o processo de recuperação ou equilíbrio homeostático. Deve-se tomar cuidados específicos. Principalmente com alimentos com alto índice de vitamina K. como vegetais verdes escuros folhosos, chás, gema de ovo, óleo de soja, etc. Neste processo são proibidos.

Deve-se ter cuidado com a interação medicamento- nutriente.
Alimentos que podem ser consumidos:
Abóbora, batata doce, cebola, cenoura, tomate (vermelhinho), feijão, aves e peixes, óleo de milho, óleo de arroz, óleo de girassol, queijo, iogurte, requeijão, ricota, e etc...

Porém para uma excelente adequação dos nutrientes, uma vida leve e muito equilibrada...

Recomenda-se e é preciso, acompanhamento multidisciplinar, como seu médico e principalmente nutricionista.
Não há restrição alimentar especifica para quem faz o uso do medicamento, porém, é recomendado que você relate ao médico que lhe passou a medicação qualquer sintoma adverso a algum alimento consumido durante o tratamento. Para mais informações entre em contato pelo meu perfil. Atendimentos presenciais em Brasília e online para todo Brasil e mundo. Acompanhe também minhas redes sociais Denis Pires nutricionista.
O Xarelto (rivaroxabana) é um medicamento anticoagulante utilizado para prevenir a formação de coágulos sanguíneos. Em geral, não existem restrições alimentares específicas associadas ao uso do Xarelto. No entanto, é sempre recomendado seguir as orientações do médico que prescreveu o medicamento.

Algumas orientações gerais para pacientes que tomam anticoagulantes como o Xarelto incluem:

Evitar alimentos ricos em vitamina K: Alimentos ricos em vitamina K podem interferir na eficácia dos anticoagulantes. No entanto, é importante ter em mente que não é necessário eliminar completamente alimentos ricos em vitamina K da dieta. O mais importante é manter um consumo consistente desses alimentos e informar o médico sobre qualquer mudança significativa na ingestão de vitamina K.

Moderar o consumo de álcool: O consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco de sangramento, e isso é especialmente relevante para quem está em tratamento com anticoagulantes. É recomendado consumir álcool com moderação e seguir as orientações médicas específicas para o seu caso.

Avisar sobre suplementos ou ervas medicinais: É importante informar o médico sobre o uso de quaisquer suplementos alimentares ou ervas medicinais, pois alguns deles podem interagir com o Xarelto ou afetar a coagulação sanguínea.
Olá tudo bem?
Xarelto é um anticoagulante, em que o médico prescreve para atenuar a formação de coágulos sanguíneos.
Sugiro seguir as recomendações do médico que prescreveu o medicamento para sua filha.
Por ora, quanto as recomendações nutricionais para quem toma anticoagulante, alguns estudos relatam não precisar ter restrição de alimentos ricos em vitamina K; muitos outros, relatam que é melhor sim fazer o uso moderado.
Minha sugestão é não eliminar da alimentação da sua filha os alimentos fontes de vitamina K, mas sim fazer a ingestão moderada.
A vitamina K é amplamente distribuída em alimentos de origem animal e vegetal.

Os alimentos com maior conteúdo de vitamina K são os óleos vegetais, margarina, maionese, as folhas verdes escuras, especialmente brócolis, couve de Bruxelas, repolho roxo e verde, salsa, espinafre, agrião e couve. Outros vegetais, frutas, cereais, produtos lácteos, ovos e carnes contêm quantidades menores.

Observação: em geral todos os alimentos são aceitos, devendo-se manter uma dieta balanceada normal, ingerindo uma quantidade moderada de alimentos com maior conteúdo de vitamina K,

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1451 perguntas sobre Xarelto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.