Minha filha teve 4 episódios de convulsão, que pela neuro de plantão foi por convulsão febril, exame

2 respostas
Minha filha teve 4 episódios de convulsão, que pela neuro de plantão foi por convulsão febril, exame de sangue urina e tomografias normais. Então passei ela em um neuropediatra e ele prescreveu já o Fernobital , 27 gotas a noite todos os dias, ela tem 1 ano e 4 meses, depois que vi a quantidade de gotas, esse número de gotas realmente é o certo?? Ele passou para fazer o Eletro porém não temos ainda ctz de nada do que seja.
Imagino a sua apreensão , mas vamos entender um pouco: a convulsão febril é quando acontece um episódio de descargas elétricas nos neurônios (convulsão) por conta da imaturidade do cérebro infantil conseguir ajustar seu funcionamento à subida rápida da temperatura corporal! Mais que a temperatura alta, o que leva à convulsão é o quão rápida essa temperatura subiu e não deu tempo do cérebro se regular! Nós temos essa regulação de temperatura no nosso cérebro como se fosse um “termostato” , mas nas crianças abaixo de 5 anos, por conta da imaturidade desse cérebro ainda em formação, essa regulação adequada ainda pode não estar totalmente funcionando. A convulsão febril, apesar de ser um evento que gera muito medo e angústia nos pais, normalmente tem evolução benigna e em alguns casos, não se precisa usar medicação (contínua ou não). Existe um leve aumento do risco dessa criança vir a desenvolver epilepsia durante a vida, quando comparadas com crianças que nunca tiveram a convulsão febril, entretanto a grande maioria delas evolui sem nenhum outro episódio quando fica mais velha. Se for necessário medicar, o fenobarbital é uma das medicações que utilizamos, principalmente nos menores de 2 anos. A dose mínima indicada seria 3mg/kg/dia, tomada à noite. Não sei o peso da sua filha, para avaliar a dose mas acredito que deve estar nessa faixa (considere 1 gota = 1 mg) . Ideal vc manter o acompanhamento com o médico que prescreveu e seguir o tratamento certinho, que irá dar tudo certo!

Imagino a sua apreensão, mas vamos entender um pouco melhor essa situação. A convulsão febril ocorre devido à resposta do organismo à infecção, onde citocinas inflamatórias e endotoxinas dos agentes infecciosos desempenham um papel crucial. Essas substâncias podem desencadear descargas elétricas nos neurônios em um cérebro infantil ainda imaturo, resultando em convulsões. Nós temos essa regulação de temperatura no cérebro, como se fosse um "termostato". Porém, em crianças abaixo de 5 anos, esse mecanismo ainda está em desenvolvimento e pode não funcionar perfeitamente.

A convulsão febril, apesar de assustadora, geralmente tem uma evolução benigna. Na maioria dos casos, não é necessário usar medicação contínua. Existe um leve aumento no risco de a criança desenvolver epilepsia no futuro, mas a maioria evolui sem mais episódios convulsivos conforme cresce.

Quando a medicação é necessária, o fenobarbital é uma das opções utilizadas, especialmente em crianças menores de 2 anos. A dose mínima indicada é de 3 mg/kg/dia, administrada à noite. Não sei o peso da sua filha para avaliar a dose exata, mas, considerando que uma gota corresponde a 1 mg, a dosagem prescrita parece estar dentro da faixa recomendada. É fundamental manter o acompanhamento com o neuropediatra que prescreveu o medicamento e seguir o tratamento conforme orientado. Se tiver dúvidas sobre a dosagem ou o tratamento, uma teleconsulta pode ajudar a esclarecer e garantir que tudo está correto.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!