Minha filha tem duas válvulas, do lado direito e esquerdo da cabeça, ela nasceu prematura de 26 semanas

2 respostas
Minha filha tem duas válvulas, do lado direito e esquerdo da cabeça, ela nasceu prematura de 26 semanas e teve hemorragia grau 3. Tenho notado que o lado direito da cabeça está maior, será q a válvula obstruiu? Ela não tem nenhum sintoma, é preciso procurar o neurocirurgião?
Olá!
O tratamento e seguimento de uma criança com 2 valvulas é ainda mais delicado que de uma criança que tem uma valvula só. Além disso, não esperamos que a cabeça de uma criança cresca de uma forma assimétrica, ou seja, mais de um lado do que do outro, independente de ela ter válvula ou não. Eu te aconselho buscar o neurocirurgião para entender o que está acontecendo com sua bebê. Em crianças pequenas os sintomas iniciais de uma disfunção de valvula podem ser sutis.

Olá, como vai? Concordo com a Dra. Raquel. Os sintomas de funcionamento irregular da válvula podem ser muito discretos, ainda mais se a sua filha ainda está na idade de ter as fontanelas abertas. A assimetria craniana associada a um quado de hidrocefalia derivada pode raramente ser consequencia de uma disfunção da válvula, como em um quadro de hiperdrenagem liquórica, quando um dos ossos do crânio pode se sobrepor ao outro (cavalgamento ósseo), o que dá a impressão de que um lado está maior que o outro, apesar de não ter crescido de fato. Sugiro acompanhamento regular, especialmente nos casos em que você identificar um dos sinais a seguir: assimetria craniana, fontanela tensa, febre, irritabilidade, vermelhidão no local das feridas cirúrgicas ou saída de secreções.