minha filha tem depressão bipolar estava fazendo o uso apenas de fluoxetina 20 mg a medica passou Lamotrigina

5 respostas
minha filha tem depressão bipolar estava fazendo o uso apenas de fluoxetina 20 mg a medica passou Lamotrigina pois disse que potencializa o efeito da fluoxetina essa informação procede?
Concordo com os profissionais psiquiatras que aqui responderam a pergunta, estão mais preparados para lhe orientar sobre os efeitos de cada medicamento proposto. O inicio de uma psicoterapia teria uma função positiva a fim de melhorar a qualidade de vida e ajudar a entender e aceitar a doença.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O uso de Fluoxetina, isoladamente, na depressão bipolar deve ser feito com cautela, devido ao risco de induzir um episódio de mania (o outro extremo do Transtorno Bipolar). Por isso, a fim de minimizar tal risco, é preferível que o paciente esteja em uso também de um estabilizador de humor.
A Lamotrigina é uma ótima escolha para casos de depressão bipolar, com boa ação antidepressiva e com o benefício adicional de também atuar como estabilizador do humor, a depender da dose prescrita.

Logo, sua filha está, agora, com uma prescrição mais otimizada e segura para o tratamento de sua depressão., sendo fundamental que permaneça com visitas frequentes a seu psiquiatra, a fim de realizar ajustes de dose e observar a evolução do quadro.

Cordialmente,
Daniel Cavalcante
O uso de Lamotrigina associada ao antidepressivo pode ser uma opção para o tratamento da depressão bipolar. A Lamotrigina é um anticonvulsivante usado como estabilizador de humor, eficácaz na depressão bipolar, mas não comprovadamente eficiente
para episódios de mania.
Quanto ao uso de antidepressivo(Fluoxetina ) na depressão bipolar, há controvérsias, porém, alguns casos não respondem sem a associação do antidepressivo.
É necessário análise cuidadosa do risco de virado do quadro de uma depressão para mania ou hipomania, principalmente se o paciente tem antecedentes de episódios de Mania. Nesses casos, pode ser conveniente o uso de um estabilizador de humor mais eficaz na prevenção de quadros de euforia.
A lamotrigina é um estabilizador de humor eficaz, a fluxetina é tão somente um anti depressivo, o uso das duas ao mesmo tempo deve ser por sua filha ter mais sintomas de depressão do que de mania neste momento.
O transtorno afetivo bipolar tem duas origens, uma de ordem biológica, química e outra de ordem emocional. Mais do que mexer a medicação, é importante a psicoterapia para que a sua filha desenvolva a capacidade de se conhecer melhor, se perceber, poder distinguir qual a faceta de si mesma predomina, se é a depressiva ou a maniaca, dialogar consigo mesma, e poder desenvolver recursos para ir diminuindo a dosagem da medicação, tornando-se cada vez mais lúcida e consciente de si mesma,
Um grande abraço,
Léa

Especialistas

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Záira Rodrigues

Záira Rodrigues

Terapeuta ocupacional

Florianópolis

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.