Minha filha tem 9 anos , esta no 3 ano do ensino fundamental, percebo que tem dificuldade de concent

28 respostas
Minha filha tem 9 anos , esta no 3 ano do ensino fundamental, percebo que tem dificuldade de concentração e dispersa , demora horas para copiar o dever , o que pode ser ? Será que ela tem déficit de atenção ? Preciso procurar ajuda de um psicólogo?
 Stephanie Von Wurmb Helrighel
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
A indicação é que procures um profissional psicólogo para fazer uma avaliação, ele lhe fará as indicações de tratamento necessárias ou encaminhamento. Qualquer suposição por parte de profissionais, sem uma avaliação pode ser percebida como charlatanismo. Procure um profissional competente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As funções cognitivas são habilidades que trabalham em conjunto. Percebemos que pode ser atenção mas muitos fatores podem estar interferindo, os quais poderá identificar através de uma Avaliação Psicológica com enfoque Neuropsicológico. Através de entrevistas com os pais, questionários, visita a escola, relatórios da equipe pedagógica, testes, escalas, observação clinica poderemos identificar as potencialidades da criança para, através de uma intervenção com metas possíveis, as dificuldades serão trabalhadas. Nesse processo será avaliado a Inteligência, linguagem, atenção, memória, comportamento, funções executivas (flexibilidade cognitiva e controle inibitório para tomada de decisão), personalidade, humor, entre outras conforme for evoluindo o processo. Algumas crianças precisam de mais tempo para executar suas tarefas...só mesmo uma avaliação pode identificar de que forma ela assimila o conteúdo, como resgata e informação e de que forma o ambiente ou fatores emocionais podem estar prejudicando. Procure um Neuropsicólogo para este tipo de avaliação e um neuropediatra para confirmar a necessidade desse atendimento. Espero ter ajudado, abraço!
 Vânia Coutinho
Psicólogo
João Pessoa
Só um especialista na área poderá te dizer o que sua filha pode ter. O ambiente que ela está inserida é muito chamativo? Tem que ver esses detalhes, porque pode ser que isso esteja desviando a atenção e concentração na hora de fazer as tarefas. Mas...para saber realmente, você pode levá-la a um psicólogo para fazer uma avaliação clínica.
 Tatiane Trivilin
Psicólogo
Porto Alegre
Olá, sugiro que tu busques um profissional especializado. A avaliação neuropsicológica seria a mais adequada para esse caso. Não é possível identificar se há algum prejuízo e se esse está ligado a algum déficit na aprendizagem, sem que seja realizada uma boa avaliação!
Olá, as vezes a dispersão pode estar associada a varias questões, não necessariamente ao déficit de atenção. Busque ajuda psicológica para sua filha. Espero ter lhe ajudado.
Procure um Neuropsicólogo para uma avaliação.
Boa noite, procure um Neurologista e um psicológo para iniciar uma investigação, pois as questões psicosociais são importantes fatores que influenciam em funções cerebrais responsáveis por dificuldades de aprendizagem. Desta forma poderá diagnosticar se há uma dificuldade ou um transtorno de aprendizagem.
Dra. Marilia Almeida Prado Litvin
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Sim, é necessário uma investigação mais detalhada das causas que dispersam a criança. Voce sabia que se a criança não dorme o suficiente, longe dos celular, pc e derivados, ela pode apresentar este sintoma? Voce sabia que se a criança comer muito açucar, ela pode ficar dispersa? Penso que será necessário a presença de um psicólogo, um pediatra e um neurologista, que consigam ver a a criança na sua totalidade sem tentar encaixá-la em um diagnóstico.
 Joana Nicolau
Psicólogo
São Paulo
Como está a rotina da sua filha? Como é o dia-a-dia dela? Como está o comportamento no geral?
É importante tentarmos compreender mais aspectos relacionados a ela e ao seu entorno para que seja possível chegar a origem do que está sendo visto aparentemente como uma dificuldade. Muitas vezes, pequenas observações dos pais e pequenos ajustes que os adultos façam poderão impactar imensamente e positivamente no comportamento. Se precisar é só chamar!
Dra. Sarah Azevedo
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá
Sim !!O psicólogo pode te ajudar a identificar esses comportamentos que podem ser sim déficit de atenção ou também como causa de algo da rotina que precisa ser alterado.
Olá, boa tarde! Seria interessante fazer uma avaliação neuropsicológica para tentar entender quais são as dificuldades e quais encaminhamentos seriam necessários. Espero ter ajudado.
Bom dia! Recomendo que procure por um bom neuropsicólogo para que seja feita uma avaliação detalhada e se confirme ou não o diagnóstico de TDAH. É muito importante também observar como está o comportamento da sua filha, como está o ambiente na hora de ela estudar, se existem muitos estímulos distratores ou muito barulho, como está o sono e a alimentação dela, entre outros. Todos esse componentes são muito importantes, pois as vezes um pequeno detalhe ou mudança pode afetar o desempenho e a atenção de sua filha.
Espero ter ajudado.
Fico à sua disposição para possíveis dúvidas.
Abraço.
Olá. Muito obrigada por compartilhar conosco a sua dúvida. Para a questão relatada por você, especialmente quando traz reflexos à vida escolar, minha recomendação é sempre pela via da intervenção multidisciplinar. Minha sugestão é que a princípio você busque por um neurologista e neuropsicólogo para uma avaliação conjunta. Para além da busca por esses profissionais também se faz imprescindível que você procure a escola de sua filha para conversar sobre essas dificuldades. Relate sua percepção à equipe pedagógica, ouça o que eles tem a dizer sobre a rotina escolar de sua filha e solicite orientações de como ajudá-la com as questões escolares. É importantíssimo estreitar a parceria entre os profissionais de saúde que acompanharão sua filha e a escola, uma vez que a troca de informações pode contribuir muito para um trabalho mais efetivo das duas partes, além de trazer orientações que podem ajudar muito a família em seu cuidado cotidiano com a criança. Um abraço!
Dr. Fabiano Nabuco
Psicólogo
São Paulo
Veja com um psicólogo de sua extrema confiança . Ele Irá te orientar . Fique tranquila .
Olá.
acredito que uma avaliação neuropsicológica seria a mais adequada para esse caso; e quanto a dispersão as vezes ela pode estar associada a varias questões, não necessariamente ao déficit de atenção.
 Ediene Gomes
Psicólogo
Salvador
Boa tarde! Esclarecer a sua dúvida o mais breve, com uma avaliação e orientação especializada adequada é o melhor caminho. Procure um psicólogo ou neuropsicólogo. As causas podem ser diversas, inclusive emocional.
Olá, sugiro que procure por um psicólogo com especialização em neuropsicologia para avaliar melhor esses sintomas de desatenção. Na consulta, pode ser sugerido pelo profissional a indicação de uma avaliação neuropsicológica, este processo consiste em uma investigação com instrumentos clínicos (testes, inventários, etc...) para compreensão das funções cognitivas, tais como a atenção. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dra. Renata Avelar
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Procure sim uma avaliação psicológica. Para fechar um diagnóstico, além da aplicação de testes e inventários, é importante o conhecimento de todo o contexto e uma análise mais apurada. Não necessariamente chegue um diagnóstico de TDAH, diversos outros fatores podem estar contribuindo para a falta de concentração e dispersão. Fique tranquila! Conte comigo!
 Adriana Bei Forelli Martins
Psicólogo, Terapeuta complementar
Bauru
O auxilio de psicoterapia, neuropsicopedagogo seria interessante para uma avaliação e provável conduta. Existem outros motivos tbm para a falta de atenção e concentração de sua filha, alem do tdah.
entre em contato com a escola tbm para entender melhor este comportamento, o que ja irá ajudar no diagnóstico de um profissional.
espero ter ajudado.
 Rute Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá,
Fico me perguntando porque ela deveria fazer as atividades mais rapidamente. Cada criança tem seu tempo, pode ser que as atividades escolares não prendam a atenção dela. Será que está em aula on-line, pior, as dificuldades de estar com o professor ficam evidentes na falta de interesse.
Acredito que se for localizada apenas nas questões escolares, uma conversa com a escola pode ser interessante para então ver se precisa apoio ou uma avaliação mais profunda. Se tem algo acontecendo mais forte na vida dela, seria importante levar em consideração.
Olá! É importante, sim, buscar a ajuda de um psicólogo para que possa entender o que tem se passado diante dessa dispersão na hora dos estudos. Apenas avaliando melhor o caso é que poderá indicar qual será o melhor tratamento.
 Karin Reuwsaat
Psicólogo
Rio de Janeiro
Boa tarde, sugiro que procure por um psicólogo com especialização em neuropsicologia. Para realizar uma avalição de todas as funções cognitivas, incluindo desatenção e relacionar esses dados com história e desenvolvimento na escola.
Esses dados são essenciais para lhe ajudar nas hipóteses de ter alguma alteração ou descartar, e caso tenha a proposta de um tratamento. Espero ter lhe ajudado
 Marcos Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
A primeira coisa que você deve fazer é procurar um profissional de saúde para avaliar a sua filha. O profissional poderá avaliar se ela tem déficit de atenção ou outro problema de saúde mental. Se for o caso, ele poderá indicar o tratamento mais adequado para ela. Se o profissional não identificar nenhum problema de saúde mental, ele poderá sugerir outras formas de ajudar a sua filha a melhorar a concentração e a velocidade de trabalho. Por exemplo, ele pode sugerir que ela faça exercícios de relaxamento, que ela faça pausas regulares durante o trabalho, que ela estabeleça metas realistas para si mesma, etc. Se você achar que a sua filha precisa de ajuda especializada, você pode procurar um psicanalista.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá. Pode ser, mas também pode ser que não, nem sempre ter dificuldade de concentração significa ter TDAH ou qualquer outro transtorno. Pode ser que sua filha esteja enfrentando algum problema emocional. Minha orientação é investigar na escola com os professores e, caso necessário, psicólogo. Abraço.
 Sammy Carralas
Psicólogo
Rio de Janeiro
É compreensível sua preocupação com a dificuldade de concentração e dispersão da sua filha. Aos 9 anos, no 3º ano do ensino fundamental, é esperado que ela já tenha desenvolvido certa capacidade de atenção e foco para realizar suas tarefas escolares. O fato de ela levar horas para copiar o dever e apresentar dificuldades para se concentrar pode indicar a necessidade de uma investigação mais aprofundada.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma possibilidade, mas não a única. Outros fatores, como dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais, sono inadequado ou até mesmo o ambiente de estudo podem influenciar na concentração e no desempenho escolar.

É preciso uma avaliação...
Enquanto isso, algumas dicas que podem ajudar:

Crie um ambiente de estudo adequado: Organize um espaço tranquilo, livre de distrações, com boa iluminação e ventilação.
Estabeleça rotinas: Defina horários para estudo, brincadeiras e descanso, ajudando sua filha a se organizar e ter mais previsibilidade.
Divida as tarefas em pequenas etapas: Isso torna o estudo menos cansativo e mais fácil de ser realizado.
Utilize recursos visuais: Quadros, cronogramas e listas podem ajudar sua filha a se manter organizada e acompanhar o progresso das tarefas.
Elogie e incentive: Reconheça os esforços da sua filha, mesmo que pequenos, e incentive-a a continuar se dedicando.
Lembre-se que o acompanhamento profissional é fundamental para identificar as necessidades específicas da sua filha e oferecer o suporte adequado para que ela possa se desenvolver plenamente. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, como vai?
Sim, procurar um psicólogo auxiliaria a compreender melhor o funcionamento cognitivo e comportamental da sua filha.
O psicólogo através de testes e avaliação psicológica pode confirmar ou refutar um diagnóstico relacionado a dificuldade apresentada.
Seria também importante conversar com a escola para que eles possam relatar como a sua filha se relaciona com as outras crianças, se há um interesse maior em algumas tarefas mais que outras e até mesmo auxiliar com um relatório, se for necessário; e o mais importante nesse contexto é não estigmatizá-la, e sim, procurar conversar, acolher, orientar e compreender como ela se sente.
Algumas vezes as crianças apresentam dificuldades que são temporárias e podem estar relacionadas ao ambiente familiar, ao grupo, questões associadas ao sono e também fatores emocionais.
Espero ter auxiliado e procure ajuda, pois nem sempre conseguimos sozinhos.
:-)
 Ana Paula Vitari
Psicólogo
São Caetano do Sul
Sim é importante fazer uma avaliação neuropsicológica
Olá!
É importante procurar um profissional para relatar de forma mais abrangente sua queixa, assim poderá compreender melhor o que pode estar acarretando as dificuldades relatadas. Mas a dificuldade de concentração pode ter relação não só com o TDAH, mas também com Dificuldade de Aprendizagem, por exemplo, que pode estar relacionada a vários fatores, como ambientais, comportamentais, ansiedade, etc. Por isso, a importância de levar sua queixa até um profissional especializado para que possa receber ajuda e orientações adequadas.

Espero ter ajudado.

Especialistas

Luciana Mancio Balico

Luciana Mancio Balico

Psicólogo

Caxias Do Sul

Celia Cortez

Celia Cortez

Psicólogo, Psicopedagogo

Santo André

Thais Christine Cordeiro de Souza

Thais Christine Cordeiro de Souza

Psicólogo

Goiânia

Isabela Pereira

Isabela Pereira

Psicólogo, Psicanalista, Terapeuta complementar

Belo Horizonte

André Teixeira

André Teixeira

Generalista

Maringá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 34 perguntas sobre Transtornos de déficit de atenção e do comportamento disruptivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.