minha filha tem 7 anos e desde pequena apresenta comportamentos bizarros em relação aos alimentos,

15 respostas
minha filha tem 7 anos e desde pequena apresenta comportamentos bizarros em relação aos alimentos, seleciona e não experimenta alimentos novos, como posso ajuda la?
Porque você quer ajudá-lhe? Não seria melhor dizer você quer que ela mude? Ou será que ela está reclamando do próprio comportamento dela?

Imagino que a sua filha ou tem medo de ser envenenada, o que significa um medo exagerado, ou ela simplesmente vê na seletividade dela uma maneira de influenciar o mundo em que está vivendo, pelo prazer de exercer um certo poder nas condições de vida dela. Pode atrapalhar você, mas rende para ela, emocionalmente. Você deveria ponderar o que lhe vale mais: a satisfação da sua filha ou a sua calma por achar que a sua filha é "normal."

Agora, se ela tem medo de ser envenanada, seria uma falta de confiança dela nos adultos. Você poderia pensar em como conquistar a confiança dela e como você pode tê-la perdido. Um tema desafiante e talvez amplo. Seja auto-crític@ e procure ajuda profissional se precisar.

Espero ter ajudado.

Acredito que bizarro seja uma classificação muito pesada para o comportamento de uma criança de 7 anos.

Sua filha ainda esta descobrindo o mundo e até classificando ela mesma as coisas, sem contar que pode estar te mostrando o que gosta e o que não gosta de comer, ninguém é obrigado a gostar de repolho ou ervilha ou qualquer outra coisa só porque os pais cozinharam, isso é uma conversar, dialogo e não apenas uma patologização da criança, é um processo que leva tempo e necessita de paciência e uma disponibilidade de mudanças de comportamentos não só de sua filha mas seu também.

Um profissional de psicologia pode ajudar a sua filha a verbalizar as coisas que gosta ou que não gosta de uma forma que fique claro para você entender, mas também pode te ajudar a entender e elaborar estratégias para abortar melhor a sua filha.
É natural que as mães se preocupem com a alimentação de seus filhos.
Existem casos em que a seletividade alimentar se resolve naturalmente, com o desenvolvimento neurológico.
Contudo, há que se conversar com seu pediatra para entender as peculiaridades deste caso.
Se você já expos ao pediatra e não ficou satisfeita com sua devolutiva ou intervenção, procure um psicólogo para avaliação. e caso haja algo em que se possa intervir, esse profissional dará o suporte necessário, tanto para orientá-la na melhor forma de lidar com a questão, quanto para tratar tais comportamentos na criança.

Grande abraço
Que tal uma visita a um profissional de psicologia para que você exponha melhor sua percepção do fato e busque ampliar sua visão sobre o mesmo?
É importante também que se dê a oportunidade de sua filha expor os motivos que a fazem agir dessa maneira. Percebo que há pontos positivos que podem ser identificados a grosso modo, como por exemplo a capacidade de escolha e seletividade, isso mostra que ela tem um senso crítico e é importante saber explorar isso de forma saudável, pois ajuda no desenvolvimento da autonomia da criança.
De certa forma, ela está lhe comunicando algo de forma não-verbal e talvez seja interessante você atentar no que ela está dizendo!

Um profissional de psicologia pode ajudar vocês nesse processo...

Abraços.
É comum crianças não gostarem de certos alimentos. É um trabalho de educação. Geralmente, a primeira coisa a ser observada é que vc propõe para que ela coma é faz parte das refeições dos adultos da casa. Se querem que comam alimentos que não são do uso da família fica mais difícil. Mas, se não for isso, existem várias formas de reeducar a alimentação através da terapia cognitivo comportamental. Vou avisando que essas terapias pode incluir a reeducação alimentar de toda família.
Boa sorte e parabéns pela iniciativa em estar pensando no bem de sua filha.
Todas as posições aqui colocadas por nossos colegas são validas, porém acredito que uma avaliação psicológica seria o mais indicado para sua filha no momento. Se houver algum tipo de patologia em formação, quanto antes ser diagnosticada melhor.
Bom dia. Acredito que o comportamento de sua filha não seria bizarro, mas até comum na idade dela. Algumas crianças tem medo de experiências novas na área da alimentação. Você pode ajuda-la não a obrigando a nada para não gerar uma resistência maior e pode tentar também mudar a apresentação desses alimentos de forma mais atraente para ela. Um exemplo seria cortar legumes em formato de bichinhos. Seria prudente também que ela fosse levada para uma avaliação psicológica.
Procure primeiramente uma psicologa infantil, vai depender de como ela está percebendo o mundo, tente não passar esta ansiedade para ela, poderá lhe ser útil um acompanhamento psicológico para aprender a lidar com as fases de desenvolvimento da criança.
Tudo que é novo assusta!!! Até para os adultos.
Uma equipe multidisciplinar é muito importante, pediatra, psicologos, TO.
Att.
Monica Araujo!
Como já dito pelos colegas, não caracterizo o comportamento da sua filha como "bizarro". Quais seriam esses comportamentos? De que tipo seriam? O que ela faz ao comer? Apenas recusa alimentos e seleciona o que gosta? Caso afirmativo, são comportamentos "normais" em crianças.
Ademais, acredito que pela idade, essa atitude seja apenas de experimentação do mundo, através do paladar e do que ela gosta ou não. As mães geralmente ficam ansiosas com a alimentação dos seus filhos, e isso sim, pode causar ainda mais problemas na hora de comer. Aconselho uma orientação do pediatra e observação de como esses atos estão sendo recebidos por você. Um acompanhamento psicológico só se faria necessário, caso houvesse uma patologização do ato de comer.
Mãe procure uma equipe multidisciplinar, de preferência o pediatra, dependendo da avaliação do pediatra, procure também um nutricionista que trabalhe com crianças, para receber orientação de um nutricionista. Caso seja preciso, dependendo procure uma avaliação com o psicólogo.
Algumas crianças tem muita resistência a certos tipos de alimentos, o ideal seria iniciar um reeducação alimentar com alguns reforçadores positivos :Quais são os benefícios desses alimentos em nosso organismo? Para que serve cada tipo de alimento? como eles influenciam no desenvolvimento cognitivo e crescimento? Se ainda tiver certa resistência, sugiro que procure um psicologo com especialidade em crianças.
Olá, interessante seria perceber qual é a maior dificuldade dela de experimentar novos alimentos, e de certa forma, oque seria bizarro para você mãe. A sua filha ainda esta em fase de desenvolvimento e conhecendo seus gostos, acompanhe ela em uma psicoterapia, e também, seria interessante mãe e filha serem acolhidas para entender este processo.
Precisa ofertar alimentos de diferentes cores e sabores, tentando diversificar a dieta. Comer na frente dela pode sugestioná-la, ajudando a mesma a experimentar.
O ideal é procurar um acompanhamento com psicólogo na área infantil e também um acompanhamento com nutricionista na área infantil. Ambos os profissionais podem identificar e tratar essas questões. Lembrando sempre da necessidade de uma equipe multidisciplinar.
Mãe sua filha necessita de um diagnóstico de um médico psiquiatra para ter certeza do real problema e uma acompanhamento com nutricionista e psicólogo.