Minha filha tem 6 anos e perde todos os materiais escolar dela não sei mas o q fazer sou mãe de prim

28 respostas
Minha filha tem 6 anos e perde todos os materiais escolar dela não sei mas o q fazer sou mãe de primeira viagem
Oi, por vezes as crianças perdem mesmo algumas coisas, seja por falta de interesse, algo que não prende a atenção ou mesmo que sem querer uma maneira de poder chamar a atenção para algo que escapa e então desenvolveu este esquecimento. Importante encontrar algo para que possa lembrar a importância desses materiais de maneira lúdica e ainda seria bom e ate para lhe tranquilizar uma consulta seja com psicologo ou psicopedagogo para que possa conversar com sua filha e ver se algo e também poder tranquilizar te.
A disposição para outras dúvidas.

Olá, boa noite, como você está? Responde a sua pergunta ... acredito que é interessante verificar o por que está acontecendo isso realmente, qual a dificuldade que ela está apresentando, em seguida acredito que de forma lúdica um treinamento de habilidades sociais pode auxilia-la para o significado da importância do objeto para ela, adotando estratégias mais funcionais para evitar esses comportamentos, grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia criança - R$ 170
Você parece estar bastante estressada com isso, o que da a impressão de ser algo que acontece com muita frequência. Por conta dessa frequência podemos pensar em muitas hipóteses desde um deficit de atenção, ou mal costume caso vc costume fazer as coisas pra ela, enfim! A unica forma de descobrir é buscando ajuda de um profissional de psicologia para que analise a relação de vocês e talvez pequenos ajustes possam ajudar muito. Assim espero. Grande abraço!
Bom dia.
Fico pensando que é uma situação que pode decorrer de ser algo novo na vida da criança e que ela ainda não desenvolveu habilidades para tal, se é resposta a alguma situação emocional que esta vivendo e/ou ainda algum transtorno.Sugiro procurar a psicoterapia que poderá tanto orientar os pais , além de identificar o que está ocorrendo e se precisar uma intervenção terapêutica com a criança também poderá ocorrer. A disposição.
Olá, você citou uma situação bem específica, que é a perda de material escolar, é importante observar se isto também ocorre com seus brinquedos, como cuida de seus livros infantis que estão em casa, entre outras... para desta forma, poder verificar se pode ser um déficit de atenção, uma dificuldade de se organizar no processo de formalização escolar, se está relacionado com a separação de vocês ao ir para escola. Ou seja, são bastante as possibilidades que você pode buscar a ajuda de um profissional da psicologia para te orientar. Grande abraço
O ideal seria também conversar com a escola, para ver observar esse comportamento da sua filha, e se pedem para os alunos verificarem se não esqueceram nenhum material debaixo da classe. Pq são pequenos treinos que tanto a família quanto a escola podem fazer até pq ela tem 6 anos, ainda é imatura, e precisa de acompanhamento e supervisão do adulto.
Dentre tantas possibilidades as regrinhas combinadas e o seu acompanhamento de forma clara e paciente ensinado e dando este contorno do que é certo é o que não!
Experiente combinar e acompanhe isso
Caso persista o acompanhamento psicoterapeutico infantil é o mais indicado para avaliação!abcs
Procure acompanhamento com um psicólogo infantil para verificar quais os processos internos de sua filha por trás dessas ações.
Seria interessante a avaliação de um psicólogo infantil e um fonoaudiólogo já que sua filha está no início da vida escolar.
Bom dia!
Muitas vezes pela pouca idade no ingresso escolar a criança não está madura o suficiente para algumas questões.
Sugiro que trabalhe em casa com ela,organização do material escolar,brinquedos e rotina.
Se for possível marque uma avaliação com psicopedagogo ou psicólogo.
Precisa verificar o que ocorre para estar perdendo. Com entrevista com a mae, pai , e observando a criança e talvez ate a escola para fazer um diagnostico.
Olá, boa tarde! Se é algo que a incomoda, imagino que a frequência seja grande. De qualquer forma, vale analisar se este comportamento se repete em outras situações. Por trás desse comportamento, pode haver a tentativa de sinalizar que algo não vai bem emocionalmente. E que vai além do simples esquecimento. Uma conversa com a coordenadora/ professora seria de grande valia. E, juntas, traçarem um trabalho de apoio que possa incluir psicologia (trabalho permanente de acompanhamento) e/ou psiquiatra para uma avaliação diagnóstica.
Boa tarde! Concordo com os colegas acima! Porém, é importante avaliar melhor como está a organização da criança em relação a outros contextos, por exemplo no brincar, em relação às suas tarefas diárias etc. pode ser que seja somente uma dificuldade de adaptação a escola, por ser uma responsabilidade nova na vida da criança! Então o que você poderia fazer em casa e trabalhar essa nova responsabilidade de forma lúdica e reforçar positivamente os acertos! Caso esteja percebendo essa desorganização em outros contextos também, seria importante procurar ajuda de um psicólogo (a) pra uma melhor avaliação!!
Boa tarde.
Para saber o que fazer, é necessário entender o que está acontecendo. Como o material é perdido? Que itens ela perde? O material é esquecido em algum lugar? Onde? É dado a outras crianças? É tomado dela por outras crianças? Como vão as coisas com sua filha - tanto em casa como na escola? Ela tem atitudes que demonstram cuidado com ela mesma e com seus brinquedos? Ela também perde agasalhos e outros pertences?
Observar esses aspectos pode ajudar a entender o que se passa com ela e como ela se sente. E, assim, pensar no que fazer.
Olá, ela tem pouca idade, porém já está na fase de desenvolvimento responsabilidade pelos seus pertences, fazendo com que precise de orientação de posse e de cuidado, incentivando assim a atenção no dia-a-dia. Há alguns ensinamentos que você pode passar como, por exemplo, valorizar seus pertences, conversar sobre o material perdido e a atitude que deve tomar quando isso acontece, reforçar o cuidado com os objetos quando estão fora de casa e mostrar como você faz para manter sempre suas coisas, sem perdê-las. Caso persista esta dificuldade, procure uma ajuda psicológica.
Isso acontecia comigo também. Treino de. habilidades podem ajudar.
Muitas crianças precisam de ajuda para que consigam se organizar em seus pertences e materiais escolares. Gosto de orientar as famílias a facilitar as coisas para elas, levar menos material no estojo (só mesmo o essencial), ajudá-las observando e ajudando a verificar seus materiais. E intervenção comportamental trabalhando com incentivos para que se lembre de cuidar de seus pertences.
Olá. Pelo seu relato não há nada com o que se preocupar. Mas talvez seria bom você passar por um psicólogo para trabalhar com a sua ansiedade, ainda mais por ser mãe de primeira viagem. É sempre bom ter um apoio. Atenciosamente
Esquecer ou perder coisas é comum em crianças pequenas. Você pode tentar organizar com ela mostrando o que está levando no dia e fazer uma listinha com fotos ou figuras para ela checar quando sair da escola. Procure mandar somente o necessário e faça uma economia de fichas. Se ela trouxer todo o material naquele dia ganha uma estrelinha. As estrelinhas somam pontos e se ela conseguir X pontos naquela semana pode ganhar uma recompensa que gosta (um passeio), se for uma criança que vc percebe que a recompensa muito demorada nao funciona vc pode premiar no dia. Não brigue, apenas converse. Fale da importancia do material e como vc ficaria orgulhosa se ela trouxesse todo o material. Mas ela tem que saber tudo que esta levando e que tem que olhar na folhinha se esta tudo ali. Outra coisa importante é saber se isso só acontece na escola. Ela esquece coisas em outro lugar? Cuida das coisas em casa ou é você quem cuida para ela? Comece a lhe dar mais autonomia e responsabilidades. Como é a atenção dela? É muito ativa? É ansiosa? Caso não resolva pode ser interessante buscar um profissional para te orientar.
É importante avaliar todo o contexto, a rotina e o que a sua filha faz em casa, o que ela tem como tarefas diárias da casa (arrumar os próprios brinquedos, a sua mesa de estudo, etc.). Se em casa tem uma pessoa que faça tudo por ela, certamente ela ainda não aprendeu na prática a autonomia de cuidar do que é seu. Ela não vai aprender se não praticar.
Caso não seja essa a situação, então pode ter relação com algum transtorno, por exemplo, no TDAH é comum acontecerem esquecimentos.
Busque ajuda de um neuropsicólogo para fazer avaliação da sua criança.
Atenciosamente :)

Boa tarde,
Prefiro acreditar que seja uma normalidade considerando o tempo da sua filha, pois os dados oferecido é pouca para ter algo mais grave. Sugiro que observe mais e veja no processo de aprendizagem dela tem desenvolvido ou não... bom conversar com a educadora... no mais cada um tem seu processo próprio e único.
Ser mãe pela primeira vez é como fazer uma viagem sem conhecer o trajeto. Seja gentil consigo mesma e permita-se aprender com sua filha, afinal a experiência é novidade para as duas, não é mesmo? A paciencia é um quesito importante nessas horas, e aproveite a viagem!
Olá! É importante observar outras ocasiões onde episódios do tipo possam acontecer, por exemplo: se ela é descuidada com os brinquedos, entre outros. Se notar necessidade, para poder verificar se há um déficit de atenção é necessário uma avaliação Neuropsicológica para investigação do perfil cognitivo atual da criança. Como Neuropsicóloga, me coloco à disposição!
Boa tarde. Tente trabalhar com ela sua atenção e cuidado com suas coisas. É importante ensiná-la o valor daquilo (não me refiro ao financeiro, mas ao cuidado mesmo). Talvez trabalhar com reforço, onde o cuidado beneficie ela com algo que ela gosta (seja um doce, ou algo assim). É importante verificar a possibilidade de TDAH também.
Olá, tudo bem? Você já tentou conversar com ela sobre isso? Ela perde ou empresta para os colegas? Algumas estratégias que podem ajudar nessa situação é identificar os materiais com o nome dela e conversar com os professores e pedir para ajudarem a verificar se ela não esqueceu nada na sala de aula. Ou até mesmo conversar com a psicóloga/psicopedagoga caso tenha na escola para ela te ajudar diante da demanda. Caso isso não se resolver, pode ser indicado o apoio psicológico para pais. Espero ter contribuído de alguma maneira. Fico à disposição.
Olá. A maioria das questões sobre como lidar com os filhos não tem uma resposta definida, trata-se muito mais de um processo de desenvolvimento e conexão com sua filha do que algo específico que você tenha que fazer. Procure entender, com sua filha, o que acontece, a observe e terá mais clareza do que fazer. Abraço.
É compreensível que você esteja preocupada com a tendência da sua filha de perder seus materiais escolares. É importante lembrar que, aos 6 anos, as crianças ainda estão aprendendo a cuidar de suas coisas e desenvolvendo habilidades de organização. Uma abordagem útil pode ser envolvê-la ativamente na criação de um sistema de organização, como atribuir lugares específicos para cada item e incentivá-la a ajudar a guardar seus pertences. Além disso, elogiar e recompensar o comportamento de cuidado e responsabilidade pode ajudar a reforçar hábitos positivos. Se a questão persistir, pode ser útil conversar com os professores ou um psicólogo infantil para explorar possíveis causas subjacentes e estratégias adicionais de apoio.
Entendo suas preocupações, especialmente sendo mãe de primeira viagem. A perda frequente de materiais escolares é algo comum em crianças, mas existem estratégias que você pode adotar para ajudar sua filha a cuidar melhor de seus pertences. Aqui estão algumas dicas:

Identifique os materiais:
Etiquete os itens com o nome dela. Isso ajuda a identificar e recuperar os objetos perdidos.
Incentive a organização todos os dias:
Crie uma rotina para conferir a mochila ao chegar em casa e antes de sair da escola.
Mantenha a mochila organizada para facilitar a localização dos materiais1.
Prefira materiais impermeáveis:
Mochilas impermeáveis protegem os materiais da chuva e evitam danos.
Encape livros e cadernos para aumentar sua durabilidade2.
Explique o valor das coisas:
Mostre à sua filha que cuidar do material escolar significa economizar dinheiro.
Mesmo itens pequenos, como borrachas e lápis, somam um custo significativo ao longo do ano.
Estimule um vínculo com o material:
Ajude-a a desenvolver um senso de propriedade em relação aos seus pertences.
Quando ela se sentir responsável por seus materiais, será mais cuidadosa.
Ensine de forma divertida:
Crie jogos relacionados ao cuidado com os materiais.
Reforce a importância de não perder objetos de maneira positiva e lúdica.
Lembre-se de que a paciência é fundamental. Com o tempo e a orientação adequada, sua filha aprenderá a cuidar melhor de seus materiais escolares.