Minha filha tem 4 anos e ainda urina na cama. Se esta acordada ela tem total controle, mas dormindo não. Como

5 respostas
Minha filha tem 4 anos e ainda urina na cama. Se esta acordada ela tem total controle, mas dormindo não.
Como devo proceder?
Você precisa levar a criança a um urologista pediátrico ou um pediatra da sua confiança primeiro e a um psicologo para fazer uma avaliação e descartar qq outro motivo. A enurese noturna é causada por diversos fatores, como a maturidade neurofisiológica e ela pode também desencadear efeitos psicológicos na criança se os pais nao saberem tratar a questão. Então se ela apresenta isso ha um tempo seria bom investigar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo que se você procura resposta aqui, já deve ter feito procedimentos como fazer com que urine antes de adormecer, e, se a criança já faz controle durante o dia, já possui o mesmo. Nesse caso, a natureza dessa enurese deve ser psicológica. Há nesses casos uma ansiedade intensa e geralmente se associa a protestos e agressividade, e o mal estar pode atingir pais ou familiares. Pode durar até a adolescência, mas é rara em adultos. A remissão espontânea, sem tratamento, costuma dar origem a outros sintomas. É importante procurar tratamento psicológico, que vai agir na causa psíquica e resolver, sem maior complicação. Procure um bom psicólogo.
Diversos sintomas apresentados por crianças, e a enurese noturna é uma delas, têm uma resposta muito positiva com a terapia familiar. Além do suporte psicológico é importante avaliar também possíveis causas fisiológicas com o pediatra.
Existem várias causas para enurese noturna que precisam ser investigadas. Desfralde precoce, psicogênica, entre outras. O tratamento vai depender da causa. Medidas como levar a criança ao banheiro antes de dormir e diminuir a ingesta hídrica de noite podem ajudar. É importante não brigar com a criança quando acontecer e persistindo os sintomas consultar um urologista pediátrico
A enurese noturna nesta idade - uma vez descartada causa fisiológica - deve ser percebida com preocupação cautelosa pelos pais. Um primeiro passo, seria um consulta de orientação de pais. Em alguns casos, tratar aspectos concretos relacionados à família são suficientes para que haja uma remissão de sintomas. De qualquer forma, a avaliação de um psicólogo pode indicar o melhor caminho a seguir.

Especialistas

Gilson José Lima

Gilson José Lima

Urologista

Uberaba

Thaís Tinti

Thaís Tinti

Urologista

Bragança Paulista

Karoline Barbosa Gonçalves

Karoline Barbosa Gonçalves

Psicólogo

Campo Grande

Deyse Campos

Deyse Campos

Psicólogo

Curitiba

Renata de Castro Strino

Renata de Castro Strino

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carolina Terezinha De Mattos

Carolina Terezinha De Mattos

Psicólogo

Itapevi

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 28 perguntas sobre Enurese Noturna
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.