Minha filha tem 3 anos, não vai a creche ainda. De uns dias pra cá tem estado agressiva, ela nunca f

18 respostas
Minha filha tem 3 anos, não vai a creche ainda. De uns dias pra cá tem estado agressiva, ela nunca foi assim, ela chuta, morde e joga coisas no chão quando se irrita.
Devo procurar um especialista? Converso com ela, explico que isso não é bom, ela entende, mas volta a repetir os meus atos. Isso é normal em uma criança de 3 anos, tanto estresse assim e agressividade?
É preciso entender quais mudanças ocorreram na vida dessa criança para que houvesse essa mudança comportamental. Normalmente falta de interação social, vinda de uma nova criança pra família ou algum problema pessoal pode gerar essas alterações na criança por ela não saber lidar com as suas emoções. Seria interessante que você buscasse orientações para você, para que você soubesse como agir de forma mais assertiva com ela.

Olá! Tudo bem?

Antes de tudo, é importante lembrar que crianças são crianças e nem sempre vão agir da maneira que desejamos do ponto de vista adulto. A interação social é um fator essencial no desenvolvimento infantil; é por meio das relações que elas aprendem sobre moral, referências de vida, como se comportar e se relacionar com as diferentes perspectivas do mundo.

Além disso, a criança traz muitos aspectos do ambiente em que vive. É importante observar como está o ambiente familiar, o que ela assiste e com quem convive. Existem muitos fatores que podem estar influenciando o comportamento dela.

Sugiro buscar um profissional qualificado para observar individualmente o que está acontecendo e indicar o melhor caminho a seguir a partir disso.
Olá! Seria importante analisar se ocorreu alguma mudança no ambiente que pode ter ocasionado esse estresse e alteração no humor e comportamento da sua filha. Ainda que não vai à creche, ela se relaciona com outras crianças? A escola é um ambiente no qual se inicia a socialização e importante componente para auxiliar no desenvolvimento infantil. Sou psicóloga infantil e atuo também com orientação aos pais e fico à disposição.
A agressividade em crianças pequenas é uma forma comum de expressar frustrações e emoções que ainda não sabem como comunicar de outras maneiras. Aos 3 anos, as crianças estão começando a experimentar e entender seus sentimentos, e muitas vezes têm dificuldade em lidar com eles de forma tranquila.
Conversar com ela sobre o comportamento e explicar que chutar, morder e jogar coisas não é aceitável é importante, mas também é essencial que ela sinta que suas emoções são compreendidas.
Se o comportamento agressivo continuar e você achar que está afetando muito a vida dela ou a de vocês, é importante buscar a ajuda de um(a) psicólogo(a) que trabalhe com crianças.
Olá! Sua filha é muito pequena, essa pode ser a maneira que está encontrando para expressar suas emoções. Considero importante avaliar se houve alguma mudança na rotina, se tem passado por frustrações maiores que o habitual e o quanto consegue lidar com frustrações, como é o dia a dia familiar, entre outras questões. Um psicólogo/ psicanalista capacitado poderá te auxiliar nesse processo. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá! Ela precisa se sentir segura e é possível desenvolver isso. Se você, ainda que tenha uma boa intenção, adicionar estresse quando ela já está vulnerável emocionalmente, isso não irá funcionar. Quando os pais se desenvolvem, o sol brilha numa família e a potência de cada um é revelada. Um possibilidade que pode fazer com que você ganhe seu tempo é saber mais sobre a Terapia EMDR e Pain Management. Dá uma olhada aqui... psicologasaopaulo.com Tudo de melhor p vocês!
Oi! Tudo bem?
Bom, primeiramente, é extremamente compreensível que você esteja preocupada com as mudanças no comportamento de sua filha. A agressividade em crianças pequenas, como chutar, morder e jogar coisas no chão, pode ser comum em determinadas fases de desenvolvimento, especialmente quando elas estão aprendendo a lidar com suas emoções e frustrações. No entanto, se esses comportamentos são novos e persistentes, pode ser um sinal de que algo está incomodando sua filha.
Dado que você já tentou conversar e explicar, mas o comportamento persiste, pode ser útil procurar a orientação de um especialista, como um psicólogo infantil. O especialista em tratamento psicológico infantil pode ajudar a identificar possíveis causas subjacentes do comportamento e fornecer estratégias para lidar com a agressividade de forma eficaz.
Também sugiro que você comece um tratamento psicológico para que você possa não só aprender a lidar com toda essa situação, mas que também tenha um lugar apenas seu do qual todos seus sentimentos sejam acolhidos!
Fico à disposição.
Olá! A agressividade em crianças de 3 anos pode ser uma fase normal de desenvolvimento, mas também pode indicar que ela está enfrentando dificuldades em expressar suas emoções ou lidar com frustrações.

Se o comportamento agressivo continuar ou se intensificar, ou se você perceber que ela está tendo dificuldades em outras áreas (como sono, alimentação ou interação com outras crianças), é importante procurar a orientação de um especialista. Um psicólogo infantil é o profissional indicado para essa demanda.
Olá

As crianças ainda não possuem a mesma habilidade dos adultos para entender seus sentimentos e expressar verbalmente o que há de errado, é sim interessante que você procure um psicólogo para investigar estas mudanças repentinas.
Olá! Depende. Pode ser que seja sim normal, porque a criança nessa idade ainda não saber se regular emocionalmente. Mas crianças demonstram que estão com problemas de forma menos direta que os adultos, então é sempre importante verificar como estão as coisas em casa, se aconteceu algo diferente. Como eu disse acima, pode ser realmente algo comum da idade dela. Por isso é importante atenção. E se não estiver conseguindo lidar com esses comportamentos, é sempre bom procurar um psicólogo para auxiliar nesse processo. Abraço.
Olá,
Como você está?
Buscar por um profissional capacitado sempre será um ponto positivo, pois este terá mais instrumentos para avaliar as queixas e poderá intervir no que de fato causa esses comportamentos.
Por sua pouca idade pode ser por ela ainda não compreenda seus sentimentos e como processá-los, levando com ela que apresente os comportamentos relatados. Encontrar formas lúdicas de intervenção para que ela compreenda seus sentimentos pode ser um caminho.
Estou á disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 50
Crianças são esponjas emocionais e sempre projetam o emocional dos adultos que a cercam e o ambiente em que vivem. Sugiro você buscar uma psicoterapia para seu autoconhecimento, entendimento e ajudar sua filha. A disposição.
Olá, uma criança nessa idade ainda não tem noção de certo e errado, de limites entre o que deve ou não fazer ou como se comportar frente aos desafios cotidianos. Em um primeiro momento, durante esses sintomas de raiva, é recomendável um acolhimento, uma conversa amorosa, em um tom de voz baixo, para que ela se sinta segura. Importante que você avalie o contexto familiar e de amizades. Crianças, exatamente por não terem parâmetros, tendem a repetir comportamentos de pessoas próximas. Caso esse comportamento persista, é recomendável recorrer a um psicoterapeuta.
Sim, um especialista pode ajudar na compreensão (e manejo) de como e oque ela está vivendo nesse momento da vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 1
Olá! Compreendo a sua preocupação em relação a alteração de comportamento da sua filha, é importante considerar se aconteceram mudanças na rotina da criança ou alguma situação que possa estar causando incomodo.
As crianças não conseguem verbalizar sobre os seus sentimentos, medos, etc. Portanto, a alteração no comportamento é a forma de expressar as suas emoções.
É importante também considerar que a criança passa por estágios no seu desenvolvimento, e períodos marcados por birras, ou choros fazem parte do processo normal de maturação.
O atendimento psicológico poderá auxiliar na compreensão da situação.
O comportamento da criança, quase 100% das vezes, é uma comunicação. Como ela não possui ainda habilidades para expressar tudo que sente ou que acontece com ela, ela expressa por comportamentos, entre eles, agressividade. Um especialista pode ajudar essa criança a expressar de outras maneiras o que ela está passando, por meio de jogos, atividades lúdicas, desenhos. Sugiro buscar psicólogo especialista nesta idade.
Olá... crianças se expressam como conseguem ou como acham que sabem expressar. Muitas vezes a forma não é adequada, mas te oriento tentar perceber quais são os momentos "gatilhos" para essa reações mais agressivas que ela esteja tendo. É preciso saber se está tendo uma necessidade de limites na relação dos pais com ela, entender se essas reações seriam para chamar a atenção da família, ou entender se dentro da casa possa estar sendo um local onde ela não está tendo espaço para expandir, interagir com outras crianças e gerando um nível alto se estresse e raiva interna.
Outra coisa importante, ver se dentro da casa existe alguém que funcione na raiva de forma mais agressiva e que a criança acabe reproduzindo de forma espelhada quando algo não acontece como ela esperava.
Enfim, inúmeras possibilidades precisam ser vistas.
Te oriento procurar uma terapeuta infantil de confiança.
Espero ter ajudado.
Abraço
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade na infância e adolescência - R$ 220
A agressividade em crianças podem estar ligadas a algum desconforto emocional que ela ainda não tem bagagem para resolver. É importante observar acontecimentos que ocorreram antes dos comportamentos surgirem. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato, ficarei feliz em ajudar.
Eline Vieira