Minha filha tem 2 anos e possui amelogênese imperfeita severa, nos dentes do fundo da boca, os da frente

4 respostas
Minha filha tem 2 anos e possui amelogênese imperfeita severa, nos dentes do fundo da boca, os da frente até o canino são normais.
É possível que ela continue com os dentes da frente perfeitos na próxima dentição?
É possível começar algum tratamento agora?
O fator importante para ressaltar no caso de sua filha,é em relação à alimentação, uma dieta sem muitos açúcares e sem muita acidez, é a mais indicada, assim como tambem nada muito gelado, para que a sensibilidade causada pela ausência do esmalte não crie uma reação de medo ao se alimentar dificultando o bom desenvolvimento da criança. Bons tratamentos não dolorosos existem hoje em dia, não deixe de levá-la a um odontopediatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não tem como garantir que os dentes permanentes não serão afetados. A tendência é que esses dentes de leite, assim como os permanentes, necessitem de muita atenção para manter-se saudáveis (mesmo que com esse aspecto diferente). O melhor tratamento é o acompanhamento com odontopediatra, a criança cria um vínculo de afeto e confiança com o profissional que vai poder iniciar o acompanhamento (e a prevenção de doença cárie) e tratamento restaurador se necessário. Quando esse vínculo é criado em situação saudável a criança tende a gostar do ambiente e ser colaborativa se houver necessidade de algum tratamento invasivo.
A Amelogênese imperfeita é uma alteração de caráter hereditário que afeta os dentes de leite e os dentes permanentes. Como os dentes da frente são normais pode ser uma alteração de caráter sistêmico que ocorreu durante o período de formação dos dentes afetados. Sendo assim, os dentes permanentes poderão vir normais.
O tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível para evitar a perda de estrutura dos dentes afetados e um acompanhamento periódico com o Odontopediatra é de grande importância.
A amelogênese imperfeita normalmente acomete todos os dentes. Existem algumas características semelhantes com hipoplasia de esmalte, e fluorose. De qualquer forma, sua filha precisará de acompanhamento do odontopediatra. Como é uma doença de caráter hereditário, e afeta o esmalte, sua filha pode ter dor, sensibilidade e desconforto nos molares, o que você pode perceber se você notar perda de apetite ou dor. Precisa redobrar os cuidados com a alimentação, fazer aplicações de verniz fluoretado, e ter um controle de escovação,. Muitas vezes, o esmalte se destaca e precisa de intervenção com restauração. Quanto à sua pergunta sobre a próxima dentição: pode ou não ter problema na dentição permanente. Precisa acompanhar a evolução.

Especialistas

Daniel Feijolo Marconi

Daniel Feijolo Marconi

Dentista

Porto Alegre

Guilherme Pletsch

Guilherme Pletsch

Dentista

São José

Liliane Diniz

Liliane Diniz

Dentista

Rio de Janeiro

Silvana Polizeli

Silvana Polizeli

Dentista

Ribeirão Preto

Nayara Simões

Nayara Simões

Dentista

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Amelogênese Imperfeita
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.