Minha filha tem 2 anos e oito meses e ainda não fala nada. Só consegue balbuciar alguns sons. Aparentemente

11 respostas
Minha filha tem 2 anos e oito meses e ainda não fala nada. Só consegue balbuciar alguns sons. Aparentemente não tem nenhum problema físico, mas até agora nada. o que devo fazer?
Prezada Internauta,
Tratando de desenvolvimento da linguagem oral, não há uma regra. Precisamos entender que cada criança tem seu tempo e seu organismo. É importante se atentar não apenas na fala, mas, nos gestos, na intenção, nas expressões, nos movimentos, no desenvolvimento motor, auditivo e alimentar.
Mas, como coração de mãe é sempre muito ansioso, procure um especialista, como por exemplo um fonoaudiólogo ou converse com a pediatra da sua filha. Eles poderão ajudá-la.
Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Querida internauta, realmente cada criança tem o seu tempo para se desenvolver, é necessário observar vários contextos, mas converse com o pediatra, procure um neurologista e um fonoaudiólogo para que sejam descartadas quaisqueir possibilidades físicas que possam atrapalhar o desenvolvimento. Caso a criança realmente não tenha nenhum problema físico ou químico que atrase o desenvolvimento, dê mais tempo a criança e também dê bastante estímulos. Caso tenha interesse para se sentir mais tranquila, procure um profissional da psicologia para que o mesmo possa te dar toda a orientação necessária.
As comparações devem ser evitadas.
Acredito que uma avaliação fonoaudiológica é necessária.
Abraço.
Cada criança tem seu ritmo e há de se considerar se há estímulos para o desenvolvimento da fala, quando começou a balbuciar e se atende aos chamados e estímulos. Sugiro que procure profissionais fonoaudiologia para que não permaneça com dúvidas. diagnóstico diferencial é importante para descartar causas orgânicas e caso sejam descartadas, procure por profissionais da Psicologia.
Pesquisas científicas internacionais mostram que o vocabulário aos 2-3 anos é fator preditivo do desempenho escolar. Então recomendo fortemente que você leve sua filha para uma avaliação com fonoaudiólogo. Avaliar precocemente a produção e compreensão da fala é de vital importância para detectar precocemente atrasos e distúrbios de linguagem e para proceder à intervenção precoce. Essa intervenção precoce é importante para aproveitar a plasticidade neural (i.e., a capacidade do Sistema Nervoso Central de modificar seu funcionamento e se reorganizar estruturalmente para compensar mudanças ambientais e/ou lesionais) para maximizar a eficácia.

Sempre às ordens!
Abraços
Uma criança de 2 anos e 8 meses já deve ser ter um vasto vocabulário, ser capaz de falar frases e se comunicar. Diante de um atraso de fala, recomenda-se a avaliação de um fonoaudiólogo que fará a investigação pertinente quanto à linguagem (receptiva e expressiva), motricidade oral, audição e capacidade de comunicação (ainda que não verbal).
Certamente, o fonoaudiólogo deve fazer parte de uma equipe multidisciplinar (que inclui médicos e terapeutas) e contar com exames e pareceres necessários, mas é ele o profissional indicado para realizar a terapia para melhorar a comunicação de sua filha.
Olá! com 2 anos e 8 meses a criança já teria capacidade neuropsicológica de falar várias palavras e inclusive se expressar através de frases simples. Segundo a sua informação sua filha apenas balbucia estando assim atrasada no desenvolvimento da fala. Sugiro que procure o mais breve possível uma fonoaudióloga e um neuropediatra para definição da conduta adequada.
Ol!! Uma criança de 2 anos e oito meses já tem a habilidade de falar palavras e frases simples, podendo ter erros de articulação. Um atraso de linguagem pode ter algumas causas que variam de acordo com o histórico da criança. Por isso , é importante passar em avaliação com Neurologista e com Fonoaudiólogo.
Olá ! sim toda criança tem seu tempo mas...... e vamos ao mas... Tenha cuidado ao esperar para avaliar. O tempo em que se espera pode ser um tempo perdido e precioso de estimulação. Se estivermos diante de alguma desordem como por exemplo a Apraxia da Fala na Infância. Existe um "esperado" da fala em cada fase ou idade e este "esperado" é sim, um parâmetro para comparações. Uma boa avaliação, que envolve olhar atento do Fonoaudiólogo(a) e até se necessário outros profissionais como o Otorrino, Psicólogo, Neurologista, poderá ser usado para descartar quais quer chances e deixar os pais mais tranqüilos, para saber se realmente é só uma fase ou se seu filho irá precisar da terapia. Desejo sucesso com seu filho.
Olá, nesta idade, a criança já deveria estar falando várias palavras. Imagino a sua angustia como mãe, em ficar comparando com a linguagem de outras crianças. Por isso, sugiro que procure um fonoaudiólogo especialista em linguagem para realizar uma avaliação de linguagem. Além de detectar qualquer justificativa para o atraso de linguagem do seu filho, o profissinal pode orientar como estimular a fala dentro de casa, oferecendo sugestões de comportamento parental para promover o desenvolvimento do seu filho. Boa sorte!
Procurar um especialista de otorrinolaringologia para ver se está tudo ok na audição e um profissional na área de fonoaudiologia para que possa fazer uma avaliação mais precisa e orientar melhor que conduta seguir. A faixa etária é muito boa e assim o prognóstico também.

Especialistas

Rakel Gerke

Rakel Gerke

Fonoaudiólogo

Vila Velha

Quezia Marinho

Quezia Marinho

Fonoaudiólogo

Maceió

Marília Andreani Paes Leme Giffoni

Marília Andreani Paes Leme Giffoni

Fonoaudiólogo

Campinas

Caroline Gil De Oliveira

Caroline Gil De Oliveira

Fonoaudiólogo

Curitiba

Ana Julia Leite Xavier

Ana Julia Leite Xavier

Fonoaudiólogo

Aracaju

Kelly Christina Soares lima

Kelly Christina Soares lima

Terapeuta complementar

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 99 perguntas sobre Distúrbios da fala
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.