Minha filha tem 2 anos e 9 meses tem neurofibromatose e tem escoliose por conta da neurofibromatose ela

3 respostas
Minha filha tem 2 anos e 9 meses tem neurofibromatose e tem escoliose por conta da neurofibromatose ela deve operar agora ou não?Vai atrapalhar o crescimento dela se ela operar agora?Ela corre risco de não andar? pois a escoliose dela estar bem alta.
Para podermos responder sua dúvida com exatidão é necessário saber outras informações como: sintomas, grau da escoliose e etc. A avaliação clínica pelo neurocirurgião pode adicionar maiores informações para tirar a sua dúvida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
São raros os casos de indicação de tratamento cirúrgico de escoliose por neurofibromatose nesta idade mas pode ser necessário dependendo do gravidade da curva.
Existem sistemas que não fazem a fusão da curva mas simplesmente impediriam a mesma de piorar.
Colete nesta faixa etária é muito difícil de se conseguir utilizar até pela colaboração da criança mesmo pq as curvas costumam ser rígidas, o que contra indicaria o uso destas órteses.
A fisioterapia pode ajudar a talvez deixar um pouco menos rígidas as tais curvas da escoliose.
Se for mesmo indicação de tratamento cirúrgico sempre existe a possibilidade de lesão neurológica e causar até paraplegia mas durante a cirurgia usamos a monitorização que diminue muito este risco.
Normalmente, não se faz cirurgia de escoliose em crianças tão pequenas por que estão em fase de crescimento mas pode ser usado colete para amenizar a curvatura em conjunto com fisioterapia, é aconselhável que procure um neurocirurgião pediátrico para que ele possa prescrever o melhor tratamento, o que mais se adeque ao caso particular dela, tanto pela escoliose quanto pela neurofibromatose. A cirurgia, se ocorrer, não fará com que ela não ande, ao menos que algum neurofibroma esteja comprometendo seu canal medular mas não pela escoliose. Aconselho que seja acompanhada por fisioterapeuta para que ela possa se desenvolver e evitar/tratar as complicações associadas à neurofibromatose.

Especialistas

Patrícia Mendes Pinheiro Juliani

Patrícia Mendes Pinheiro Juliani

Fisioterapeuta

São Paulo

Maria Eduarda Goulart

Maria Eduarda Goulart

Fisioterapeuta

Paraguaçu Paulista

Maria Carolina Guerra Silveira Armani

Maria Carolina Guerra Silveira Armani

Fisioterapeuta

Petrópolis

Letícia Jonas

Letícia Jonas

Fisioterapeuta

Poços de Caldas

Amanda Santos

Amanda Santos

Fisioterapeuta

Araras

Andrew Gustavo de Matos

Andrew Gustavo de Matos

Ortopedista - traumatologista

Ronda Alta

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 608 perguntas sobre Escoliose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.