Minha filha tem 2 anos de idade e já passou por uma cirurgia de estrabismo. Os resultados não foram

3 respostas
Minha filha tem 2 anos de idade e já passou por uma cirurgia de estrabismo. Os resultados não foram satisfatório e o medico propoe nova cirurgia em um dos olhos. Ela usa oculos. Qual a chance de sucesso na nova cirurgia?
A cirurgia de estrabismo consiste no reposicionamento dos músculos que ficam ao redor dos olhos. A quantidade que cada músculo deve ser fortalecido ou enfraquecido depende de medidas que são feitas no consultório antes da cirurgia.
O procedimento no maioria das vezes é satisfatório, mas há o risco de hiper ou hipocorreção com necessidade de um retoque da cirurgia. Estudos mostram que, se o paciente possui uma boa visão nos 2 olhos, a chance de necessitar de uma segunda cirurgia é de 20%, isso pode ocorrer meses ou anos após o procedimento.
Converse e confie no médico de sua filha, um retoque cirúrgico não é incomum e em geral tem boas chances de alcançar um bom resultado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A correção cirúrgica do estrabismo é um processo que pode demandar mais de uma cirurgia e isto tem que ser dito antes da primeira, pois do contrário a família pensa: " se não acertou na primeira, não vai acertar na segunda" ou ainda, " o médico tá dando desculpa pra encobrir a falha", o que é lamentável.
A abordagem cirúrgica escalonada é melhor do que a abordagem total, pois uma hipocorreção ( fazer) é melhor conduzida do que uma hipercorreção (desfazer ).
É comum o uso dos óculos antes e depois da cirurgia. A cirurgia do estrabismo não elimina os óculos e geralmente há hipermetropia, a qual tende a diminuir com o crescimento da criança( dos olhos ).
A chance de sucesso é muito boa e é muito importante a explicação sobre o que se pretende, o porquê das coisas, o uso do oclusor e uma boa relação médico-paciente-pais
Concordo com o colega, acredito que deve existir uma ótima relação médico-paciente, com uma explicação minuciosa do seu estrabismo e da técnica cirúrgica a ser utilizada. Sabemos que a cirurgia de estrabismo pode vir a precisar de retoques no futuro, isso deve ser dito ao paciente, porém acredito que devemos tentar ao máximo corrigir o desvio com apenas um procedimento, tentando deixar uma sub-correção esteticamente ótima ou a ortotropia (sem desvio). Acredito que a abordagem escalonada deve ser utilizada apenas para alguns casos muito específicos de desvio.
Mas de fato o mais importante é ter uma ampla discussão com o paciente sobre todas as possibilidades, para que haja a melhor satisfação pós-operatória possível, tanto para o médico quanto para o paciente.

Especialistas

Gerson Samy Pinto

Gerson Samy Pinto

Oftalmologista

Antonina

Diego Nunes Billerbeck

Diego Nunes Billerbeck

Oftalmologista

Araucária

Stephan Neves Noleto

Stephan Neves Noleto

Oftalmologista

São Luís

Gabriel Aguiar Carvalho

Gabriel Aguiar Carvalho

Oftalmologista

Araxá

Lizie Araújo

Lizie Araújo

Oftalmologista, Generalista

São Miguel do Gostoso

João Hélio P. Queiroz

João Hélio P. Queiroz

Oftalmologista

Barra Do Garças

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 395 perguntas sobre Estrabismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.