Minha filha tem 16 anos passa o dia em casa, só sai para ir a escola ou fazer algum trabalho em grupo,

5 respostas
Minha filha tem 16 anos passa o dia em casa, só sai para ir a escola ou fazer algum trabalho em grupo, tira notas excelentes mas na sala os professores reclamam que ela só dorme. Tento puxar assunto com ela mas ela procura logo acabar, não namora e nenhum colega dela vem em casa..como ajudar?
A primeira coisa que me vem a mente é realizar uma avaliação com psicólogo e, a partir dai, verificar se há demanda para psicoterapia individual.
É possível que este seja o jeito dela sem que ela tenha qualquer transtorno mental ou que este isolamento seja sinal de depressão, fobia social, personalidade esquizóide, e somente a avaliação poderá responder esta pergunta.
Para a psiquiatra transtorno de personalidade anti social é a mesma coisa que psicopata, e não a pessoa que tem dificuldade de socializar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Adolescência é um processo bem doloroso para os dias de hoje, essas dificuldades que voce nota em sua filha pode ser exatamente por pressões que a adolescem cia impõe ao jovens, junto com uma dificuldade de se relacionar e uma personalidade mais Introvertida,O importante é conversar com ela e perguntar se ela não deseja dividir essas angustias, com um profissional que ela goste, porque nesse momento a empatia é muito importante
Mesmo estando com 16 anos, ainda se encontra na transição, no processo de mudança da fase da infância para a adolescencia é um período de descoberta, onde a criança pode temer por ainda não entender e achar que não está sendo vista ou querer desaparecer em certas situações que possam constrange-la. Como toda fase da vida se torna um momento de ansiedade, essa fase pode ainda estar causando desconforto, mesmo ela estando com 16 anos, uma avaliação com um terapeuta e acompanhamento a ajudará a se compreender. Uma parceria com a escola, família e terapeuta pode ser um caminho para que ela se coloque melhor nessa fase de transição que vivemos durante a vida.
Conforme o colega citou acima, é importante passar por uma avaliação com psicólogo. Não necessariamente esse comportamento indica a presença de um transtorno, pode ser um temperamento, ou um sintoma de alguma outra dificuldade que ela está passando, que se não avaliada com cuidado, a longo prazo, pode ocasionar em algum transtorno.
Olá! A adolescência é um momento bastante delicado, uma vez que estão acontecendo diversas transformações tanto físicas quanto psicológicas. O isolamento pode ser consequência dessas transformações, mas é importante ficar atento e se isto se torna alvo de preocupação, você deve procurar um psicólogo para uma avaliação e este encaminhará para os tratamentos que achar pertinentes. A psicoterapia é muito importante para esta fase da vida, inclusive para os pais, para que possam estar preparados para acolher as mudanças provocadas pela adolescência. Fico à disposição, espero ter ajudado. Abs!

Especialistas

Filipe Horacio da Cruz

Filipe Horacio da Cruz

Psiquiatra, Médico de família

Salvador

Karina Andrade

Karina Andrade

Psicólogo

Betim

Vitória e Castro

Vitória e Castro

Psicólogo

Brasília

Pedro Evandro Valente Pereira Filho

Pedro Evandro Valente Pereira Filho

Médico de família

Mimoso Do Sul

Rafael Moisés de Assis Silva

Rafael Moisés de Assis Silva

Psiquiatra

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 79 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Anti-Social
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.