Minha filha tem 15 anos e quando fica irritada começa a chorar e bater em sua própria cabeça , e fic

16 respostas
Minha filha tem 15 anos e quando fica irritada começa a chorar e bater em sua própria cabeça , e fica gritando "para!para!" , o que pode ser ?
Olá! É possível ser inúmeros fatores, não acho adequado dizer o que pode ser (ou não ser) em uma situação como essa, é necessário investigar todo o contexto em torno do paciente/cliente. Apesar disso, o que aparenta acontecer no caso de sua filha seria o surgimento de pensamentos intrusivos que acometem a ela se autoagredir quando eles vêm a tona. Recomendo com urgência que busque um tratamento para ela, tanto psiquiátrico quanto psicológico. Comportamentos como esse podem se tornar mais graves no futuro. Se achar adequado, estou disponível para o acompanhamento psicológico. Cuidem-se, abraços!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online - R$ 90

Demonstra crise e stress emocional, sendo necessário fazer avaliação com consulta clinica mais aprofundada para avaliar maiores comorbidades psiquicas presentes ou não.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 110
Bom dia! Em linhas gerais a avaliação que acredito escuta o sujeito em sofrimento.
A observação da família ajuda muito no processo, mas ela só serve se tiver como base a escuta da sua filha. (Ficam faltando muitos dados, entende?)
Pelo seu relato ela parece estar em intenso sofrimento e isso não poderia ser mais sofrido para quem a ama e está perto...
Indico que você busque uma escuta profissional para que outras perguntas sejam feitas e a condição da sua filha possa ser rastreada com técnica e ética. Vocês precisam de orientação profissional.
Olá! Conforme a senhora pôde ver nas respostas dos colegas, não podemos inferir, ainda mais se tratando de um sofrimento visivelmente importante. Busque serviços locais de acolhimento e tratamento em Saúde mental - pelo SUS ou no sistema privado (caso possuam plano de saúde). E na sequência, avaliem "juntas" o acompanhamento em Psicoterapia. Aqui na Doctoralia temos uma gama de profissionais que poderão auxiliar vocês no reequilíbrio dessa situação.

Abraços!
É claro que necessitamos realizar um estudo bem mais aprofundado, contudo, segundo Freud (1888) “a juventude, dos quinze anos em diante, é o período no qual a neurose histérica, na maioria das vezes, se mostra ativa em pessoas do sexo feminino”.
Tal relação explica-se, pela ideia de que a evolução dos sintomas histéricos exige, pois, um período de incubação, ou seja, um período de latência na qual a causa desencadeante continua a atuar no inconsciente.
Em nossa experiência profissional, observamos diversos casos clínicos, onde se aponta o inicio desses sintomas, nesse período.
Então, se faz necessário que os responsáveis encaminhem essa jovem para uma avaliação psicológica, para que se possa ter visão bem mais clara do que ocorre….
Oi, como vai? Converse com a sua filha no sentido de mostrar a importância de iniciar um tratamento psicoterápico e também realizar uma consulta psiquiátrica. Ela usa drogas? Importante os pais terem um diálogo bem aberto com os filhos adolescentes, ouvir o que eles têm a dizer e estar ao lado para ajudá-los nesta fase da vida, em que existem variações de humor, crises de identidade e necessidade de pertencimento a grupos sociais. Não perca tempo e agende uma consulta o quanto antes para ela!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adolescente - R$ 250
É necessário realizar uma avaliação integral para identificar o desequilíbrio que está causando este comportamento.
Acredito que precisa de acompanhamento de psicoterapia para uma boa avaliação e buscando a causa que leva a este tipo de comportamento para poder ajudá-la a caminhar para o bem estar, duperando o sofrimento que há incomoda.
O relato é importante e a situação é de atenção; entretanto é necessário maior investigação para poder fazer qualquer apontamento. Recomendo avaliação com profissional psicólogo com formação para adolescência.
Olá, boa tarde.

Acredito que seja importante procurar uma avaliação psiquiátrica e de um psicólogo para compreender melhor o que está acontecendo com sua filha e para receber a ajuda necessária.
Um acompanhamento psicológico poderá ajudar vocês duas a entender o porque desse sofrimento.
Olá, tudo bem?

Não é considerado adequado concluir o que a sua filha tem a partir de um único comportamento isolado. Esse comportamento indica que algo a estressou a a deixou ansiosa, porém, é importante investigar o contexto dessas crises e de vida da sua filha. Devem ser analisados os acontecimentos que antecedem e o histórico de vida dela, além de verificar se há a presença de outros comportamentos, sinais e/ou sintomas. O mais importante, no momento, é escutar a sua filha, e é essencial que você busque um auxílio profissional, no caso, um profissional psicólogo.

Espero ter ajudado, estou à disposição.

Abraço.
Boa tarde, parece estresse emocional, mas acho precipitado fechar o diagnóstico, sem que sua filha possa passar antes, por uma avaliação de um profissional da área da saúde mental. Além do diagnóstico , este profissional, poderá analisar o que está causando este comportamento. Há sofrimento, desequilíbrio, talvez causados por expectativas difíceis de alcançar, cobrança exagerada de si mesma, questões emocionais, etc. A psicoterapia vai ajudá-la a resolver os efeitos negativos causado pelo estresse e a compreender questões emocionais, auxiliando-a a lidar com aquilo que ela sente diante de situações inesperadas. É essencial que ela busque ajuda de uma psicólogo para que a saúde mental possa ser restabelecida. Coloco-me à disposição.
Olá.
Os comportamentos que você descreveu da sua filha, como chorar, bater na própria cabeça e gritar "para! para!" quando irritada, podem ser indicativos de que ela está tendo dificuldade para regular suas emoções ou pode estar experimentando um nível de estresse psicológico que ela não consegue gerenciar de maneira adequada. Este tipo de reação pode estar associado a várias causas possíveis:

1. Estresse ou Ansiedade Elevados: Pode ser que ela esteja enfrentando níveis altos de estresse ou ansiedade que não sabe como manejar adequadamente. Situações de alta pressão, problemas na escola, ou conflitos pessoais podem contribuir para isso.

2. Transtornos de Humor: Em alguns casos, isso pode ser um sinal de transtornos de humor, como depressão, onde a irritabilidade e a dificuldade em controlar as emoções podem ser sintomas comuns.

3. Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): Em alguns indivíduos com TEA, o estresse pode manifestar-se por meio de comportamentos autoagressivos e dificuldades com a regulação emocional.

4. Transtornos de Regulação Emocional: Isso inclui condições como o transtorno de personalidade borderline (embora seja raro ser diagnosticado antes da idade adulta), onde a pessoa pode ter uma reação emocional intensa e desproporcional a situações de estresse.

5. Dificuldades de Aprendizagem ou Atenção: Problemas não diagnosticados como TDAH ou dificuldades de aprendizagem podem também levar a frustrações que se manifestam através de comportamentos como os descritos.
Importante buscar ajuda.
1. Consulta Médica: É importante consultar um médico ou um psicólogo para avaliar a saúde mental e o comportamento da sua filha. Um profissional de saúde mental pode oferecer um diagnóstico adequado e recomendar as melhores opções de tratamento.

2. Terapia: Terapias como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ou terapia comportamental dialética (DBT) podem ser úteis para ajudar a sua filha a aprender maneiras mais saudáveis de lidar com suas emoções e frustrações.

3. Suporte Familiar: Oferecer um ambiente de suporte e compreensão pode ajudar muito. Estabelecer uma comunicação aberta onde ela se sinta segura para expressar suas emoções e preocupações sem julgamento é fundamental.

4. Educação Emocional: Ajudar sua filha a entender e nomear suas emoções pode ser um passo importante. Técnicas de gestão de estresse e regulação emocional, como respiração profunda, mindfulness e outras estratégias de relaxamento, podem ser ensinadas e praticadas em casa.

É crucial abordar esses comportamentos seriamente, buscando ajuda profissional para garantir que sua filha receba o apoio necessário para lidar com suas emoções de forma saudável.

Espero ter ajudado!
Um forte abraço.
olá , como vai?
É importante que você busque ajuda de um profissional de saúde mental o mais rápido possível. Esses comportamentos podem indicar algum tipo de problema emocional ou psicológico, como ansiedade, depressão ou transtorno de controle de impulsos. Um psicólogo ou psiquiatra poderá avaliar a situação e fornecer o tratamento adequado para ajudar sua filha a lidar com suas emoções de forma mais saudável. É importante não ignorar esses sinais e buscar ajuda profissional o quanto antes. te desejo um feliz dia!!!
Olá, é difícil fazer um diagnóstico apenas com essas informações. Seria interessante você passar com um profissional/psicólogo, para avaliar o caso com cautela, e cuidar do aspecto emocional da sua filha.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!