Minha filha tem 11 anos, e se identifica como menino, corte de cabelo, roupa e n gosta de ser chamad

35 respostas
Minha filha tem 11 anos, e se identifica como menino, corte de cabelo, roupa e n gosta de ser chamada de menina, ainda estou muito confusa, preciso de ajuda p lidar com ela.
Oi. Vcs não estão sozinhas. Venha se consultar e iremos fazer um tratamento de psicoterapia da aceitação e compromisso. Vcs entenderão o que está acontecendo e se sentirão melhores após serem acolhidas e com a psicoterapia conseguirão pensar menos negativo e seguir em frente. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50

Criar filhos não é tarefa fácil. Sempre nos separamos com novos desafios e não é incomum ficaramos sem saber o que fazer. Mas, hoje em dia, temos profissionais formados em orientação parental que podem ajudar muito a pensar como interagir com os filhos e ajudá-los a seguir pela vida!
Se precisar de ajuda nessa jornada, fico a sua disposição!
Olá! Adolescentes e crianças passam por um processo de construção e desenvolvimento da personalidade ao longo dos anos de maneira bastante intensa. Diversas transformações podem acontecer, opiniões podem ser mudadas, a maneira de se expressar, etc. Esse processo de construção e desenvolvimento de personalidade tanto influencia os filhos como também os pais, dessa forma o acompanhamento psicológico se mostra substancial para sua filha, assim como para você e as pessoas que estão ao redor. Vejo que está bastante preocupada, busque um psicólogo, será importante para passar por esse processo. Abraços! Qualquer coisa estou a disposição!
Olá, boa noite! É difícil, confuso mesmo, você passou a vida dele toda achando que era uma menina, se imaginando mãe de menina, fazendo planos para essa filha. E quando descobre que, na verdade, é um menino, os pais levam um tempo mesmo para absorver essa ideia, assimilar tudo e aceitar. O importante é que você parece estar querendo entender e aceitá-lo, do jeito que ele é, isso é muito importante para ele, pode fazer total diferença em sua vida. Parabéns por isso! Sugiro que você faça uma psicoterapia, além de ele fazer também, pois a terapia ajuda a elaborar melhor, a entender e aceitar essa situação. Qualquer coisa, estou à disposição. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 165
Olá! Sugiro que busque uma orientação profissional para você, o Psicólogo vai te ajudar a lidar com a situação, com certeza assim vai conseguir ajudar sua filha da melhor maneira.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 190
Olá! Que bom que vc está percebendo que necessita buscar ajuda de um psicólogo para lidar com a sua filha. As questões atuais de gênero muitas vezes confundem os pais, pois vivemos outras possibilidades e liberdade de expressão até então desconhecidas para eles.
Busque logo essa ajuda profissional. Qq coisa estou a disposição. Um abraço.
É muito importante ter um acompanhamento psicológico para ajuda-la a se perceber em sua identidade,como também para a familia entender o que se passa e aceitar o familiar tal qual ele é! Busque orietação psicológica!
Pode ser que a sua filha se identifica com meninos, pode ser que ela notou que isso te abala e quer mexer com você. Poder ser ambos. Você como mãe precisa desejar a felicidade de sua filha e cuidar da auto estima dela, tendo esse foco, seja acolhedora e aberta para receber o que vem dela. Provavelmente a sua filha, pela idade, também está confusa. ambas têm o desafio de tolerar a confusão e o não saber até que isso se torne nítido e compreensível. Tudo tem o seu tempo.
Um abraço,
Lea
A questão pelo breve relato que você traz parece ter mais a ver com sua dificuldade em lidar com essa situação do que estritamente a escolha de gênero que sua filha começa a ensair em fazer.
Bom, a sexualidade humana é diversa e de partida tende à bixessexualidade. Existe uma diferença entre gênero e sexo biológico. Nem sempre ambos andam paralelamente e isso mesmo para quem está na heteronormatividade. Ainda que sua filha tenha só 11 anos e muita água ainda vai correr, é importante entender que ela é outra pessoa, com angústias e desejos próprios. Cabe a você como mãe guiá-la pela jornada da vida até que consiga caminhar com as próprias pernas.
Se essa questão sobre a sexualidade de sua filha lhe toca, isso diz mais sobre você e sua dificuldade em lidar com o tema do que propriamente com a escolha de gênero que sua filha por hora fez, afinal, isso provavelmente fere suas projeções narcisicas frente aquilo que você desejaria para ela. Pode ser de grande valia para ambas as partes buscar um auxílio para ter a possibilidade de elaborar melhor tal questão.
Concordo com o Dr. Thiago de Sousa. Chegou a hora em que sua filha não se identifica com o sexo biológico, e se sente um menino. Seria bom, como todos os especialistas falaram, que ambas consultem um psicólogo para entender melhor essa questão, pois pode trazer muitos conflitos, tanto entre mãe e filha quanto para a própria menina, que deve estar vivendo um drama interior. Concordo que não é fácil para ambas essas vivências. Espero que consigam chegar a um consenso.
Você precisa saber lidar com essa questão difícil para todas as mães mas ela também precisa entender E frequente quando não nos sentimos confortáveis no grupo do nosso sexo biológico fugirmos desse confronto e buscar identificação com o outro sexo Ela e muito nova ainda quem sabe um encaminhamento a um psicólogo possa ajuda lá a se compreender a se conhecer em profundidade e saber se e um conflito ou se e uma questão de gênero Não e fácil se tornar mulher ou homem Busque ajuda para ela inicialmente e para você boa sorte
Olá. Esse problema que você está enfrentando é compreensível.
Os pais vêem os filhos e os criam pensando no sexo em que vieram ao mundo, no entanto com o passar do tempo eles podem ir se descobrindo em sua sexualidade e não se identificar com o sexo originário. Sabemos que isso envolve muitos questionamentos tanto para você como para ela que está passando por isso. Mas saiba que uma ajuda profissional/psicológica pode ajudar bastante. Tanto você como ela/criança, precisarão de um acompanhamento. Busque uma ajuda. Que bom que já está dando esse primeiro passo! Estou aqui para isso. São 26 anos de atendimentos clínicos. Espero ter ajudado. Precisando estou por aqui. Um abraço.
Olá, como você está? Espero que bem! Primeiramente gostaria de parabenizá-la por procurar orientação e se questionar sobre como está se sentindo para lidar com a sua filha, pois isso fará muito bem para vocês. Pelo breve relato, notei que ainda chama ela de filha enquanto ela prefere se identificar por menino. Como o relato é breve, posso falhar em algumas percepções, mas eu começaria imaginando que a sua dificuldade em fazer essa transição de uma perspectiva para outra também deve ter sido absolutamente difícil para ela que está em transição para ele. Toda mudança em um sistema familiar pode gerar impactos profundos, mas ainda não mais difíceis do que ignorar ou negar a mudança, desta forma, oriento ambas a procurarem um Psicólogo, você para conseguir lidar com todas as intensas emoções que transitam entre raiva, luto, vergonha e muitas outras possibilidades e ela para lidar com suas próprias questões. Note que continuei me referindo a sua filha como ela, pois é assim que ela foi apresentada. Um abraço e espero que encontre a ajuda que necessita e qualquer coisa pode me escrever.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá. O Amor por sua filha continua a existir e devido a esse amor que você vai aprender a lidar com essa nova realidade e novas escolhas que ela está apresentando. Se isso estiver muito difícil seria importante buscar um espaço para você. Espero ter ajudado. Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online - R$ 150
Olá! O primeiro passo é compreender a identidade dela e buscar ajudá-la. Sugiro levá-la num psicólogo (a) infanto juvenil, de preferência que tenha alguma expertise em questões de gênero. Além disso, como você refere se sentir confusa, sugiro que busque acompanhamento psicológico para você, de preferência a abordagem sistêmica que foca nas relações como um todo. Espero ter ajudado! Um abraço afetuoso.
Olá o fato de você esta se sentido confusa e muito natural e esperado, essa é uma situação nova e de certa forma atípica do ponto de vista social, o ideal e você procura profissionais que tenha especialização no assunto, procura grupos de apoio que esteja vivendo esta mesma experiência, mergulha neste universo, e paralelo a isto, cuida da sua saúde mental, um psicólogo pode te ajudar.
Olá, como vai? Sugiro que busque ajuda profissional para aprender a lidar com essa situação naturalmente e a compreender sobre o motivo de se sentir incomodada. Além de psicoterapia, faça leituras sobre diversidade de gênero, pode te ajudar a entender melhor essa situação. Espero que faça sentido, um grande abraço.
Vocês duas juntas e separadas poderiam se consultas com um psicólogo, boa sorte.
Olá. Acolha sua filha(o), acolha o desejo que ela te demontra. Ela pode estar se descobrindo trans, pois o transgênero não é algo que eles criam, a pessoa nasce trans, mas tendem não ter segurança para assumir.
Esse movimento é raro, mesmo sendo nova, permita que ela esteja confortável e feliz da forma que ela se identifica, nesse momento ela precisa de muito apoio e a certeza que essa família continua amando ela, independente do seu gênero.
É compreensível suas complexidades, mas apenas esteja ao lado dela, não agredindo, deixando ela mais confiante em relação a família.

Caso esteja sendo muito difícil lidar com isso, busque apoio psicológico, irá lhe ajudar a dar conta e respeitar o desejo dela(e).

Abraço
Olá, tudo bem? Recomendo que procure uma ajuda profissional especializada para aprender a lidar com essa situação naturalmente e a compreender o motivo de talvez se sentir incomodada. Indico também a psicoterapia para sua filha, para que ela compreenda melhor seus sentimentos em relação a essa identificação e que possa compreender melhor seu lado e sua tentativa de acolhimento e compreensão. Estou à disposição.
Olá, já várias formas de lidar com a situação, uma delas é entender a ela é a mesma pessoa que era antes dela notar e passar a se comportar como ela realmente é, o amor precisa ser o mesmo, o cuidado, o apoio precisa ser o mesmo. Assim como todos ela passa por mudanças não só em relação a perceber sua sexualidade, sempre é necessário lidar com algo novo.
Olá, deve estar sendo um processo confuso para você e para ela, importante buscar um espaço seguro e ético para quem ambas possam falar e tornar todas essas identificações mais claras e menos confusas, me disponho a escutá-las e trabalhar junto nesse processo de convivência entre vocês para melhor gerir o sofrimento causado frente às suas expectativas e as identificações dele/dela.
Criem um contexto de abertura e confiança para que o sua filha sinta a segurança que necessita para expor os seus sentimentos.
Procure se informar sobre as questões da orientação sexual e identidade ou expressão de género para ajuda-la.
Também é bom falar com pais que tenham passado por estas mesmas questões, trocar experiencias.
Procure apoio de um profissional, um psicólogo para te dar suporte e lhe ajudar a lidar com seus sentimentos neste contexto.
Tem uma Ong chamada Mães pela Diversidade que pode te ajudar com informação, orientação e suporte. Espero ter ajudado.
Uma ótima maneira para lidar com esses questionamentos, essas dúvidas é estar em terapia com psicólogo. Busque também grupos que estarão engajados nessa causa. Você encontrará outras pessoas para compartilhar suas dúvidas.
Ola!!! Realmente e importante que busquem ajuda profissional. Ira ajudar muito na relação de vocês duas.
Conta comigo, fico a disposição para informações.
Com carinho
Aline
Oiê!! Primeira dica é acolher a criança, sem menosprezar o que está sentindo e solicitando. Ter filha(o) que não se identifica com o sexo biológico pode ser difícil para pais, então você ter um acolhimento com psicólogo poderia te ajudar a saber lidar com as emoções.
Olá! Oriento que você busque um profissional da psicologia para auxiliar vocês nesse momento, se possível em duas frentes, um profissional para atender a sua filha e um profissional que trabalhe com orientação parental, para auxiliar você a encontrar maneiras de lidar com essa questão e outras que podem surgir nesse período.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 100
Primeiramente, é importante lembrar que é normal que as crianças experimentem diferentes identidades de gênero e que isso faz parte do processo de desenvolvimento delas. É fundamental que você continue a amar e apoiar sua filha, independentemente da sua identidade de gênero.

Para lidar com a situação, o ideal é buscar informações e orientações de profissionais especializados, como psicólogos, psiquiatras e médicos especializados em saúde mental infantil. Eles podem te ajudar a compreender melhor a situação e a encontrar maneiras de apoiar e guiar sua filha de forma adequada e respeitosa.

Também é importante que você dialogue com sua filha e a escute atentamente, para entender melhor como ela se sente e o que está passando. Busque respeitar suas escolhas e preferências, mas sempre com cautela e respeitando seus próprios limites e valores.

Lembre-se que o importante é sempre buscar o bem-estar e a felicidade da sua filha, independentemente de sua identidade de gênero.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Olá. Penso que é importante buscar ajuda de um psicólogo para ter um espaço para entender suas emoções sobre esse assunto e essa confusão que está sentindo, assim você tem um espaço seguro para entender a melhor forma de estar com seu filho. Abraço.
Olá tudo bem?

Meu Anjo sugiro que vc procure ajuda de um psicólogo por que nas sessões vamos entender muitas questões.
Um Abraço.
Ola, imagino como deve estar sendo desafiador o momento que tem enfrentado, e sinto que não deve ser fácil para ambas. Obrigada por compartilhar sobre sua dificuldade e sinta-se acolhida. Este momento o ideal é que ambas estejam em acompanhamento psicologico. Você precisa não apenas ajuda para lidar com ela, mas precisa se escutar, expressar seus sentimentos, acolher algumas expectativas, frustrações mesmo que inconscientes. Você não está sozinha. Conte comigo, me coloco a disposição para te acompanhar neste processo. Um abraço afetuoso @psiluanamarys
Entendo que lidar com a identidade de gênero de uma criança pode ser desafiador e gerar confusão para os pais. É importante buscar apoio de profissionais de saúde mental especializados em questões de identidade de gênero, como psicólogos ou psicanalistas. A psicanálise pode oferecer um espaço para explorar as complexidades emocionais e psicológicas envolvidas, tanto para os pais quanto para a criança. É fundamental proporcionar um ambiente de apoio e compreensão, onde a criança possa expressar livremente sua identidade de gênero e receber o suporte necessário. Além disso, buscar informação e educação sobre identidade de gênero e falar abertamente com a criança sobre seus sentimentos e experiências pode ser benéfico para fortalecer o vínculo familiar e promover um ambiente de aceitação e compreensão. Será importante a criança e os pais em um processo psicanálistico para lidar com essa situação.
Olá, tudo bem? Imagino tua confusão, tinhas a expectativa construída, talvez desde a gestação, de ter uma filha. No entanto, no seu processo de desenvolvimento, ela/ele está se descobrindo menino, se identificando com o sexo e gênero diferentes dos atribuídos à ela ao nascer. Transições de gênero geralmente causam angústia e confusão nos pais e família, que ficam sem saber como lidar com a situação. Tu te sentires confusa a respeito da transição de gênero da tua filha é normal. Importante esclarecer que transições de gênero são fenômenos comuns e não são psicopatológicos. Estamos habituados pela nossa cultura a categorizar somente uma possiblidade de identidade de gênero, que é aquela na qual existe conformidade entre o sexo e gênero atribuídos ao nascer e edificados no sexo e corpo biológico (ex: nasceu com uma vagina, é do sexo feminino e mulher). Chamamos esse costume de cisgenaridade compulsória. Entretanto, considerando que a sexualidade humana é diversa e tem múltiplas possibilidades, e hoje observamos maior abertura da cultura e da sociedade para outras possibilidades de ser e existir, gêneros fluidos, transgeneros e a transaexualidade são cada vez mais comuns e devem ser respeitados. Sugiro que sigas nutrindo vínculo de confiança com ele/ela e respeite a identidade de gênero que ele atribuí a si e se identifica. O respeito e a aceitação são fundamentais para a relação de vocês. Não tem nada de errado com ele/ela. É somente a expressão do que ele/ela é. Ele/ela sentir-se apoiado por ti é muito importante nesse momento e no processo que ele está vivenciando. Procure chama-lo pelo pronome e gênero que ele se identifica. Para lidar com teus sentimentos em relação ao processo de transição de gênero, seria importante procurar ajuda profissional de um psicólogo. Ter suporte especializado nesse momento pode ser muito benéfico para ti, um espaço para falares sobte o assunto e dar vazão a tua angústia e confusão. Fico à disposição para te auxiliar nessa caminhada. Abraço
Entendo que essa situação possa ser desafiadora para você. Reconhecer e apoiar a identidade de gênero de seu filho, especialmente quando ele expressa que é diferente do sexo designado ao nascer, é um passo importante no apoio ao bem-estar emocional e mental dele. Aqui estão algumas sugestões para ajudar você a navegar por essa nova realidade:

1. Eduque-se sobre Identidade de Gênero
Comece aprendendo sobre as questões de gênero, incluindo a diferença entre sexo biológico, identidade de gênero e expressão de gênero. Existem muitos recursos online e livros disponíveis que podem ajudar a esclarecer esses conceitos e fornecer informações sobre como apoiar jovens transgêneros ou de gênero diverso.

2. Ouça seu Filho
Um passo fundamental é ouvir o que seu filho tem a dizer sobre seus sentimentos e sua identidade. Reconhecer e validar seus sentimentos pode ajudá-lo a sentir-se mais seguro e apoiado. Tente manter uma comunicação aberta, onde ele possa expressar-se livremente e sem julgamentos.

3. Busque Apoio Profissional
Pode ser muito útil consultar um psicólogo ou terapeuta que tenha experiência com questões de gênero. Eles podem oferecer suporte tanto para seu filho quanto para você e outros membros da família. Esses profissionais podem ajudar a navegar por essas questões de maneira sensível e informada.

4. Conecte-se com Comunidades de Apoio
Existem grupos de apoio para pais de crianças transgêneros e de gênero diverso. Participar desses grupos pode ajudá-la a sentir-se menos isolada, aprender com as experiências de outros e obter suporte emocional e prático.

5. Respeite a Identidade de seu Filho
Isso inclui usar o nome e os pronomes que ele prefere, e apoiar suas escolhas de expressão de gênero, como estilo de cabelo e roupas. Isso é vital para o bem-estar dele.

6. Prepare-se para Defender seu Filho
Infelizmente, crianças transgêneros podem enfrentar incompreensão e discriminação. Esteja preparada para defender seu filho contra tratamento injusto ou bullying, seja na escola ou em outros ambientes.

7. Cuide de sua Própria Saúde Emocional
Também é importante que você cuide de si mesma. Lidar com essas questões pode ser emocionalmente exigente, e manter sua própria saúde mental é crucial para ser um apoio efetivo para seu filho.

Abordar essa jornada com amor, abertura e vontade de aprender pode fazer uma grande diferença na vida de seu filho. Lembre-se de que você não está sozinha, e há muitos recursos e comunidades disponíveis para apoiá-la.