Minha filha tem 1 ano e 8 meses, aos 6 foi diagnosticado um tumor de ovário e logo depois a hidrocefalia

4 respostas
Minha filha tem 1 ano e 8 meses, aos 6 foi diagnosticado um tumor de ovário e logo depois a hidrocefalia (colocou DVP)e a síndrome de Arnod Chiari I. Ela sempre teve problemas de engasgar com líquidos, tem bastante tontura e desequilíbrio, isso é algo que devo me preocupar? Qual médico devo buscar?
Um neuropediatra para uma avaliação do quadro que provavelmente indicará fono, terapia ocupacional e concomitantemente, vários exames.

Se ainda não tiver, procure um pediatra da sua confiança para acompanhar sua filha , pois você poderá recorrer a ele para esclarecer dúvidas sobre procedimentos , medicações e profissionais que deva procurar.Além disso, você precisa procurar ajuda fonoaudiológica para fazer uma avaliação e possível tratamento para a melhora da deglutição, pois se não tratada poderá acarretar outras dificuldades,procurar também um neuropediatra para fazer acompanhamento neurológico, talvez um psicólogo especialista em neuropsicologia e um fisioterapeuta.
Quanto aos sintomas que falou , parece que faz parte da Síndrome de Arnod Chiari I.
Relatei os procedimentos que você precisa fazer para o tratamento da sua filha ...Mas, fico pensando em
você...Como deve está sendo exaustivo para você ter que cuidar de tudo isso...Aconselho você procurar ajuda psicológica( psicólogo) para auxiliá-la a passar por todo esse período de Stress e, poder está "inteira"para a sua filha!
Espero ter ajudado!!!Boa Sorte!!!!!!!
O tratamento para a doença de sua filha é multiprofissional e vai depender do grau de comprometimento dela. A Chiari tipo um é quando uma parte do encéfalo, o cerebelo, se estende até um orifício que tem na base do crânio. Isso acaba trazendo esses sintomas que sua filha tem de dificuldade de equilíbrio, fraqueza muscular, tontura, coordenação, etc... O médico neurologista poderá avaliar o quadro. Quanto a parte de deglutição sugiro que procure uma fonoaudiologa especialista em deglutição. Além da fono ela pode necessitar de fisioterapia neurológica, avaliação neuropsicológica, etc. Nos grandes hospitais, com o HC de SP há grupos de pesquisa na área. Vale tentar entrar. Um abraço e boa sorte.
Olá!

Acrescentando ao que os colegas disseram, é interessante que você busque um pediatra de confiança (caso ainda não o tenha) para que você faça sempre o acompanhamento dela e que este possa também tirar suas dúvidas e te dar mais segurança quanto a como proceder.

Espero ter ajudado

Estou à disposição!